17 de março de 2012

Feirense 1 - 4 Braga

Depois das vitórias de Porto e Benfica no dia de ontem, o Braga venceu esta noite o Feirense, fora, por 4-1, conseguindo a melhor prestação colectiva dum dos 3 candidatos ao título nesta 23ª jornada. Jogo consistente, domínio tranquilamente alcançado e a 12ª vitória consecutiva na liga ZON Sagres para a equipa de Leonardo Jardim.

    O jogo iniciou-se com um Feirense personalizado e pressionante (como habitualmente se apresenta no seu estádio), dando a ideia que poderia causar dificuldades ao Braga nesta noite. 
    A verdade é que aos 6 minutos, o Braga descomplicou a sua tarefa - Custódio tabelou com Lima no flanco direito, cruzou para a área, e depois dum defesa e de Paulo Lopes se confundirem um ao outro, Hélder Barbosa encostou para o fundo das redes. Nos minutos seguintes, o Braga assumiu o jogo por completo. Tranquilo, a maioria do tempo com bola a circular e com Hugo Viana a pautar o jogo, acelerando pela criatividade de Mossoró, a equipa bracarense ia construindo lances de perigo e Lima ia falhando várias oportunidades. 
    O Feirense até final da 1ª parte construiu pouco, e quando chegava à baliza surgia Quim, atento e ágil a defender. Ao intervalo a vitória do Braga ajustava-se plenamente e, tal como no final da 1ª parte com o Leiria, a margem mínima era lisongeira para o adversário.

    No reatamento do jogo, o Feirense entrou forte. Quim Machado talvez tenha sido persuasivo no balneário mas a verdade é que após 7/8 minutos fortes da equipa de Santa Maria da Feira, acabou por ser o Braga a matar as aspirações do Feirense. Num lance parecido com o 1º golo do Porto ontem, um defesa cruzou contra Salino, a bola sobrou para Lima e este finalizou sem dar hipóteses. 
    O Feirense foi-se bastante abaixo com o 2º golo do Braga e entregou o jogo por completo à equipa de Leonardo Jardim. O Braga ia trocando a bola e, após Hélder Castro ter rematado para grande defesa de Quim, Mossoró aumentou o resultado para 3-0. Paulo César cruzou na direita para a área, Lima não conseguiu dominar mas com o seu domínio incompleto fez com que a bola ficasse numa boa zona para Mossoró rematar certeiro para as redes da baliza de Paulo Lopes. 
    Nos minutos seguintes adivinhava-se que o 4º golo do Braga surgiria a qualquer momento e surgiu mesmo aos 72 minutos, coroando a exibição de Hugo Viana - livre directo frontal e o capitão do Braga rematou fortíssimo ao ângulo da baliza. Um grande golo, dum grande jogador. O Feirense reagiu logo, aproveitando uma certa dormência do Braga por já ter a vitória garantida. Hélder Castro cruzou, a defesa do Braga ficou a dormir e Buval cabeceou, marcando o golo de honra. Até final do jogo o Braga foi gerindo e o Feirense ainda tentou o segundo golo, mas primeiro Quim e depois a barra evitaram o golo.

    É um facto, este Braga joga muito. É uma equipa extremamente consistente, que leva já 12 vitórias consecutivas e com um plantel muito forte e equilibrado. Recorde-se que se encontram lesionados 3 supostos titulares da defesa (Baiano, Paulo Vinícius e Ewerton), Ruben Amorim e Alan, que gostando-se dele ou não, desempenha um papel muito importante na equipa. 

    O futebol do Braga nos últimos jogos, e neste não fugiu à regra, é um futebol sereno, em que a equipa sabe acelerar no momento certo, interligando bem todos os elementos e funcionando ao ritmo que Hugo Viana impõe no jogo. Hoje, a destacar uma exibição, seria precisamente Hugo Viana. O médio formado no Sporting está a realizar, de longe, a melhor época da sua carreira e hoje o Braga produziu o que Hugo Viana pensou. Quando deixam Hugo Viana pensar o jogo da equipa, boa coisa não acontece para o adversário. Será um crime se Paulo Bento não o convocar, como acho que não vai fazer, para o Euro-2012. Levar Rúben Micael e não levar Hugo Viana é só estúpido.
    Mossoró esteve também muito bem hoje, sendo até difícil escolher entre ele e Hugo Viana. É o complemento criativo perfeito para a ligação entre Viana e Lima, e está num grande momento de forma. O 3º destaque do Braga é precisamente Lima, que marcou mais uma vez, e igualou Cardozo com 18 golos, naquela que vai ser uma luta interessante pelo título de melhor marcador.
   
    Refira-se ainda Leonardo Jardim. O madeirense está a fazer um extraordinário trabalho em Braga, pôs a equipa a jogar um futebol com um rigor táctico e uma qualidade do ponto de vista técnico muito interessantes e na próxima 4ª feira pode fazer com que o Braga chegue à final da taça da liga. Na liga, o Benfica-Braga da 25ª jornada terá enorme importância no rumo deste campeonato. Para quem gosta de números e de golos, o Braga chegou hoje aos 51 golos, o que tem o seu peso considerando que nas últimas 2 épocas marcou 45 e 48 golos. Desde a derrota com o Porto, a 27 de Novembro, o Braga ganhou todos os jogos até agora, tendo uma média de 3 golos marcados por jogo. 

    Quanto ao Feirense, caiu (após a vitória da União de Leiria) para o último lugar da tabela mas, depois de na próxima jornada ir a Alvalade, terá 5 jogos contra equipas do seu campeonato. Um aplauso já agora para Fernando Gomes por ter chumbado o alargamento nos termos em que este se propunha (sem ninguém descer). MP



Feirense 1 - 4 Braga

Feirense: Paulo Lopes; Pedro Queirós, Varela, Luciano, Stopira (Mika); Sténio, Thiago Freitas (Hélder Castro), Diogo Rosado (André Fontes), Carlos Fonseca, Ludovic; Buval.
Treinador: Quim Machado

Braga: Quim; Leandro Salino (Miguel Lopes), Douglão, Nuno André Coelho, Elderson; Custódio (Carlão), Hugo Viana, Márcio Mossoró (Djamal); Paulo César, Hélder Barbosa, Lima.
Treinador:
Leonardo Jardim

Golos: 0-1 6’ Hélder Barbosa; 0-2 55’ Lima; 58’ Márcio Mossoró; 0-4 72’ Hugo Viana.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Hugo Viana

Nota1: Hoje no Leiria - Rio Ave aconteceu um episódio interessante. Anselmo, o tal que já jogou paintball com TM, viu 2 cartões amarelos. O primeiro por uma falta dura e o segundo, por protestos. O árbitro, o Sr. Distraído, deixou-o estar em campo. A verdade é que após o 2º amarelo dele só existiram 2 minutos, mas é grave na mesma. E depois os árbitros ainda se queixam quando lhes chamamos incompetentes...

Nota2: Andamos, aqui no "Barba Por Fazer", a escrever massivamente sobre futebol e a descorar de certa forma áreas como o Cinema, a Política e todas aquelas notícias às quais gostamos de dar o nosso toque pessoal. Apenas podemos garantir que nos próximos tempos vamos estar presentes em todas as frentes, por isso, se não for pedir muito, continuem a visitar-nos como têm feito.

0 comentários:

Enviar um comentário