26 de março de 2012

Braga 2 - 1 Académica

Temos novo líder na Liga ZON Sagres. O Braga venceu a Académica de Coimbra num jogo sofrido e ultrapassou Benfica e Porto na classificação, tornando-se líder à 24ª jornada e alcançando a 13ª vitória consecutiva na liga.

    Para o jogo desta noite, surgiu nos convocados do Braga o extremo direito Alan. No entanto, Alan ficou na bancada, provavelmente guardando a sua criatividade e capacidade como actor para os lances do próximo fim-de-semana com Javi García. Miguel Lopes foi titular, substituindo o lesionado Leandro Salino.

    Pode-se dizer que o jogo teve duas partes completamente diferentes. A Académica até entrou bem no jogo, pressionante, mas o Braga foi tomando conta do jogo de mansinho. Aos 18 minutos Hugo Viana teve um livre directo descaído para a direita e rematou forte e bem para uma boa defesa do guarda-redes Peiser. A produção ofensiva do Braga não parava e Hugo Viana ameaçou a baliza novamente, saindo o remate por cima. Depois foi Lima a criar perigo, mas Flávio Ferreira salvou a Académica. 

    Aos 36 minutos, o inevitável aconteceu - Miguel Lopes cruzou largo a partir da direita, a bola sobrevoou toda a defesa da Académica e o pequeno Mossoró cabeceou de forma menos ortodoxa mas eficaz e bem, não dando hipóteses a Peiser. A Académica acusou o golo e a total superioridade do Braga nessa fase do jogo, e ficou a ver o Braga jogar. O Braga aproveitou e, depois de Mossoró e Lima quase marcarem, construíram juntos o 2º golo do jogo. Mossoró fez um grande passe, desmarcou Lima, o avançado brasileiro tirou Peiser da frente e rematou para um bom golo da equipa bracarense. Ao intervalo, o jogo parecia não ter volta a dar e o Braga via-se confortável a dominar o jogo por completo.

    No entanto, a segunda parte foi bem diferente. Apesar de no início o Braga até ter quase chegado ao golo, primeiro num cabeceamento de Custódio e depois num cruzamento de Hugo Viana a que Mossoró não conseguiu chegar, o Braga começou a baixar a sua intensidade e qualidade. Aos 55 minutos, Habib teve que sair por não estar bem fisicamente, e entrou David Simão.
    Diogo Valente teve também que sair, entrando Saulo, e logo a seguir quando o placar marcava os 62 minutos aconteceu o momento do jogo - David Simão viu-se com a bola à entrada da área do Braga e encheu o pé para um grande golo sem hipóteses para Quim. Um remate a 106km/h, que acabou por virar o jogo animicamente.

    A verdade é que a partir daí, tirando um cabeceamento de Nuno André Coelho, só deu Académica. Nos 10 minutos finais, azar da Académica e mérito da defensiva bracarense e de Quim permitiram que o resultado se mantivesse em 2-1. Primeiro, após um canto Reiner e Edinho não conseguiram rematar no meio duma grande confusão. Depois, após um canto um jogador da Académica cabeceou ao poste e logo no minuto seguinte Quim fez uma defesa que valeu pontos, após cabeceamento de Reiner. O jogo acabou num grande ambiente e os jogadores do Braga festejaram efusivamente o facto de estarem em 1º lugar da liga.
    A Académica podia até ter chegado ao empate, mas quem ganhou foi o Braga, que no conjunto do jogo teve realmente mais oportunidades, dominou toda a 1ª parte e marcou mais golos.
    Leonardo Jardim assumiu de certa forma pela 1ª vez o desejo de ser campeão ao afirmar que pretende alcançar o melhor lugar no pódio, e Hugo Viana (que quase se babou a falar do golo de David Simão) continua a afirmar que o Braga não é melhor que ninguém e que não é candidato. Uma coisa é certa, o Braga está em 1º lugar, está numa sequência de 13 vitórias seguidas e é neste momento a equipa a nível interno mais competente e regular a jogar futebol.

    No jogo de hoje, o melhor em campo foi o brasileiro Márcio Mossoró. O médio ofensivo marcou um bom golo de cabeça e fez um grande passe para Lima fazer o 2º. Para além de ter estado directamente relacionado com os 2 golos do Braga, participou em muitos outros lances e o melhor Braga existiu enquanto Mossoró esteve fresco e mais activo; entre os outros jogadores bracarenses destaque para Miguel Lopes que fez um excelente jogo a lateral direito, apoiando o ataque constantemente, Lima (que se isolou novamente como melhor marcador) e a dupla Custódio/ Hugo Viana não sabe jogar mal neste Braga actual. Quim, com uma defesa crucial, acabou por ter a sua importância neste jogo.

    Do lado da Académica, David Simão foi o único capaz de fazer a bola entrar dentro da baliza de Quim. O médio emprestado pelo Benfica marcou um grande golo, num remate forte e colocado. O Benfica e os seus jogadores emprestados e úteis (Obrigado Melgarejo)... De resto, hoje Reiner esteve bem e o defesa adaptado Flávio Ferreira apresentou-se mais uma vez a bastante bom nível. Parece-me honestamente melhor a central do que a médio centro, a sua posição de origem.

O Braga está a viver uma época de sonho, mas terá agora dois jogos determinantes nas duas próximas jornadas, indo à Luz jogar com o Benfica no próximo sábado (cheira-me que Alan será lançado a titular nesse jogo) e recebendo o Porto no fim-de-semana seguinte. Como benfiquista, espero naturalmente que o Benfica seja campeão, mas espero que este Braga fique no 2º lugar. Merece. E o Porto é o que se vê este ano. Grandes jogos em perspectiva no nosso campeonato, e o Barba Por Fazer acompanhará tudo de perto. MP

Braga 2 - 1 Académica

Braga: Quim; Miguel Lopes (Vinícius), Douglão, Nuno André Coelho, Elderson; Custódio, Hugo Viana, Márcio Mossoró (Djamal); Paulo César (Ukra), Hélder Barbosa, Lima.
Treinador: Leonardo Jardim

Académica: Peiser; Cédric, Reiner, Flávio Ferreira, Nivaldo; Habib (David Simão), Diogo Melo, Adrien Silva (Rui Miguel); Diogo Valente (Saulo), Marinho, Edinho.
Treinador: Pedro Emanuel

Golos: 1-0 36’ Márcio Mossoró; 2-0 45’ Lima; 2-1 62’ David Simão

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Márcio Mossoró.

0 comentários:

Enviar um comentário