10 de março de 2012

Porto 1 - 1 Académica

E quem é que diria, antes do Porto-Académica, que a equipa de Coimbra iria deixar fugir a vitória aos 90 minutos?!

    Num jogo que se antevia como relativamente simples para o Porto (inclusive considerando o facto do Porto vir de uma vitória importantíssima na Luz), Vítor Pereira, por comparação com o jogo anterior, colocou Sapunaru a lateral direito, deixando Maicon no centro da defesa com Rolando (que é neste momento o pior central do Porto, apesar de nunca ter sido grande coisa) e o dado mais importante terá sido a titularidade que foi dada a James Rodríguez, em detrimento de Djalma. Se James pedia de facto mais minutos, a verdade é que o Porto decidira todos os seus últimos jogos quando colocava na 2ª parte James Rodríguez que, se já um jogador difícil de defender e perceber a forma como conduz a bola e define as jogadas, quanto mais quando é colocado quando os jogadores já estão fisica e mentalmente desgastados. O factor James nas segundas partes deu recentemente muitos e importantes pontos ao Porto.

    A 1ª parte foi basicamente como têm sido todas as primeiras partes do Porto nos últimos dois meses (excepto a primeira parte na Luz e no Dragão contra o City). Enorme apatia do Porto e enorme incapacidade de construir, acelerar o jogo e criar desequilíbrios. Logo aos 3 minutos percebeu-se que o árbitro não era Pedro Proença - Maicon quase marcava, mas foi assinalado fora-de-jogo. Ouviste Pedro? Fora de jogo, não deves saber o que é.
    Nos primeiros minutos, o Porto até parecia que poderia agarrar no jogo como era de esperar - James e Hulk começavam a criar perigo em algumas jogadas, mas mais tarde ir-se-ia ver que era só "fogo de vista". O Porto baixou o ritmo, não conseguia ter ideias e a Académica, com a sua estrutura em campo bastante semelhante a quando recebeu o Benfica, começava a ensaiar alguns contra-ataques e a defender bem a baliza de Peiser. O Porto ia falhando passes e a Académica criava algum perigo, por Saulo, Cédric e Adrien. Aos 36 minutos, um contratempo para o Porto - lesão de Fernando. O médio brasileiro tem o peso que tem no Porto e nos últimos jogos vinha exibindo boa forma e aparecendo até em zonas mais adiantadas. Entrou Defour, com a sua cara de fuinha.
    Aos 39 minutos, o Porto fez o seu primeiro remate. Boa Porto. Sem ajudas é complicado, não é? E foi também aos 39 minutos que a Académica calou o Dragão. Saulo fintou Álvaro Pereira, cruzou, Rolando e toda a defesa do Porto foi mal batida e Edinho cabeceou com facilidade para as redes da baliza de Hélton. Antes do intervalo, Hulk viu-se em zona de remate, mas leu mal a jogada e cruzou para Habib cortar. Ao intervalo, aceitava-se bem a vantagem dos estudantes.


    Na 2ª parte Vítor Pereira achou que bastava tratar de fazer as substituições mais ou menos parecidas com as que fez na Luz - pôs Djalma a defesa direito, acabou a tirar Rolando mais uma vez, colocando Kléber ao lado de Janko. Verdade seja dita, na 2ª parte o Porto assumiu o jogo. Apesar de nunca deslumbrar, o Porto ia encostando a equipa de Coimbra à sua grande área, e a Académica nunca conseguia dar sequência às falhas (de passes e más decisões) que o Porto tinha, desenvolvendo mal os seus contra-ataques. Nessa fase do jogo Habib e Nivaldo surgiam como verdadeiros heróis na defensiva da Académica. O Porto ia tentando arrancar penaltys (primeiro por Hulk e depois por James, provavelmente a simulação do ano a do James) e a concentração dos jogadores da Académica ia justificando plenamente o resultado. Quando Rolando saiu, barafustou imenso, imaginei que provavelmente para com a sua cara.
    Os jogadores do Porto iam desesperando e valia a entreajuda e garra da Académica, que quando tinha bola num contra-ataque até fazia impressão pela forma precipitada como os jogadores nunca conseguiam criar algo como podiam. Por essa altura, Moutinho rematou à barra num livre directo, James e Lucho remataram contra defesas da equipa que davam o corpo ao manifesto e aos 90 minutos, foi assinalado um penalty (bem assinalado) por mão de Habib após cabeceamento que se dirigia para a baliza. Hulk, na conversão, rematou forte para o meio da baliza, empatando o jogo. De referir que no final do jogo o árbitro ainda se quis mostrar ao olheiro Pinto da Costa deixando jogar-se uns 7 minutos e muito, apesar dos 5 minutos que tinha dado de compensação.

    O resultado aceita-se, mas a vitória fugiu à equipa de Coimbra por pouco. A Académica não ganha há muitos jogos mas apresentou-se sólida e coesa contra Benfica e Porto, roubando 2 pontos a cada um. O Porto perdeu 2 pontos que não eram expectáveis que perdesse, deixou que o Braga se aproximasse, tal como o Benfica também poderá fazer amanhã. Na próxima jornada, os dragões vão ao terreno do Nacional, e não terão Hulk (que viu hoje o 5º amarelo).

    Deste jogo deve-se destacar toda a defesa da Académica: Cédric é um lateral direito que para o ano tem que integrar o plantel do Sporting (é bastante mais seguro a defender do que João Pereira), Habib se não fosse a grande penalidade cometida e consequente expulsão seria o homem do jogo, Reiner fez um grande jogo como já tinha feito contra o Benfica e Nivaldo foi mesmo o homem do jogo pela forma concentrada e agressiva (no bom sentido) como defendeu tudo. De destacar ainda Diogo Melo, incrivelmente consistente, que bem que já podia dar o salto para outra equipa.
    No Porto não se pode elogiar propriamente ninguém hoje. Janko não existiu, James não foi o inspirado desequilibrador que tem sido, Lucho esteve mal e, apesar de não deslumbrarem, Moutinho e Hulk acabaram por ser os mais razoáveis.

Hoje foi a prova de que este Porto de Vítor Pereira é imprevisível e a luta a três (entre Porto, Benfica e Braga) será interessante e disputada até ao fim. E atenção que Sporting e Marítimo terão um papel importante na ordem deste pódio. MP

Porto 1 - 1 Académica

Porto: Hélton; Sapunaru (Djalma), Rolando (Kléber), Maicon, Álvaro Pereira; Fernando (Defour), João Moutinho, Lucho González; James Rodríguez, Hulk, Janko.
Treinador: Vítor Pereira

Académica: Peiser; Cédric, Habib, Reiner, Nivaldo; Diogo Melo, David Simão (Danilo), Adrien Silva; Saulo, Diogo Valente (Magique), Edinho.
Treinador: Pedro Emanuel

Golos: 0-1 39' Edinho; 1-1 90' Hulk (pen.)

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Nivaldo.

0 comentários:

Enviar um comentário