27 de março de 2012

Benfica 0 - 1 Chelsea

    Fizeram hoje 6 anos desde a última vez que o Benfica esteve nos quartos-de-final da Liga dos Campeões e fizeram também 6 anos desde que uma grande penalidade clara ficou por marcar na 1ª mão, no Estádio da Luz. A diferença é que o Benfica-Barcelona deu em nulo e hoje, injustamente, o Benfica perdeu por uma bola.

    O 11 do Benfica não era bom. E digo isto pelo simples facto de Emerson constar no 11 inicial. Basta este humano estar em campo para os adeptos temerem todos os ataques feitos pela esquerda. Olhando para o 11 do Chelsea, uma pessoa normal pensaria que estariam a fazer gestão de esforço. Mas não. Di Matteo estudou o Benfica ao pormenor, colocou uma táctica sólida e defensiva e obteve frutos... Muito à custa do lento (para ser brando) Emerson. Mas já lá iremos.

    A primeira parte não teve muitas oportunidades de golo. Senti que os dois treinadores estavam mais interessados em não sofrer golos do que em marcá-los. A primeira oportunidade de golo pertenceu ao Benfica. Bruno César num grande passe isola Cardozo, este domina de peito e remata ao lado. Depois houve ainda outro lance de Bruno César, que se fartou do fraco apoio, furou para o centro e rematou à figura de Petr Cech. O Chelsea respondia... pelo lado esquerdo. Ramires serviu Torres e o espanhol acabou por rematar por cima, após ter trabalhado bem sobre defesa encarnada. Ainda houve tempo para o remate potente de fora de área de Raúl Meireles que lhe é tão característico, com Artur a corresponder com uma boa defesa. E assim terminava o primeiro tempo. Um jogo equilibrado e com as duas equipas um pouco receosas. Faltou agressividade sobretudo ao Benfica pois estava a jogar em sua casa.

    A segunda metade começou com um lance extremamente perigoso para a baliza de Petr Cech. Lançamento longo de Maxi Pereira, Meireles acaba por amortecer para Cardozo e o paraguaio puxou o pé atrás e mandou um valente patardo de força que só foi parado pelo peito de David Luiz muito perto da linha de golo. Depois, provou-se mais uma vez que os árbitros de baliza não servem para nada a não ser para serem pagos. Maxi insiste pela direita, tenta um cruzamento e Terry acaba por cortar a bola com a mão. E este momento remontou-me a 28 de Março de 2006, quando o jogador do Barcelona Thiago Motta cortou a bola com a mão dentro da área. Esta grande penalidade também não foi assinalada apesar de, como a de Terry, todos  terem visto (a capa do jornal Record até continha o título «Eu vi. Tu viste. Ele não viu.»). Praticamente no lance a seguir, Luisão não saltou e deixou a bola passar para o espanto de Jardel. Mata aproveitou, tirou Artur do caminho e rematou ao poste. Luisão ficou a "puxar as orelhas" a Jardel, mas o erro foi do capitão ao ter deixado passar a bola sem nada ter dito. O Benfica não desistia e continuava à procura do golo. Gaitán, que até esteve bem no jogo, centrou e Jardel obrigou Cech a uma boa defesa num bom cabeceamento.

    Pouco depois, surge o golo do Chelsea. Jogada de ataque do Benfica pela esquerda, Emerson não se entrosou na jogada, perdeu a bola deixando-se antecipar e depois não teve rins para Ramires (também não é difícil passar pelo Emerson... creio que até o Marco Ferreira ou o Beto passavam por ele). O ex-jogador do Benfica deu para Fernando Torres e desta vez, conseguiu safar-se bem da carga de ombro de Jardel. O espanhol correu até à linha e acabou por assistir Kalou que apenas teve que encostar.

    O Benfica tentou empatar mas já era tarde demais. E engane-se quem diz que o Chelsea não soube como é que ganhou este jogo. Di Matteo sabe muito bem como o ganhou. Defendeu muito bem e usou e abusou do cancro do plantel encarnado - Emerson. Era pelo lado esquerdo do Benfica que Ramires e Torres faziam o que queriam de Emerson. Só não fizeram mais porque Jardel fez um grande jogo e parou muitas vezes o avançado espanhol exemplarmente. Emerson não tem categoria para vestir a camisola do Benfica e até me faz sentir saudades de César Peixoto. É o pior defesa esquerdo que o Benfica teve nos últimos anos (Coentrão, Léo e até Dos Santos e Fyssas eram melhores) e só Jorge Jesus não vê isso. Está na hora de Jesus deixar de ser casmurro e começar a colocar um defesa esquerdo ao invés de começar o jogo com 10. Prefiro muito mais um defesa limitado mas inteligente e experiente como Capdevila do que um jogador limitado e sem cérebro que prejudica a equipa tanto no ataque como na defesa como Emerson. Sinto-me triste por ter este jogador numa equipa como o Benfica e hoje no Estádio da Luz questionei-me a MP sobre o que teríamos feito de mal para ter Emerson como lateral esquerdo titularíssimo.

    Posto isto, os destaques vão sobretudo para a defesa do Chelsea que esteve exemplar. David Luiz fez um jogo extraordinário e foi o melhor em campo. Mikel segurou bem o meio campo e Ramires correu, correu, correu e correu. Grande jogo de outro ex-jogador do Benfica. Quando Torres se encostava a Mata, saíam alguns pormenores interessantes. No lado do Benfica, Maxi Pereira jogou como sempre com muita raça e querer suando a camisola até não poder mais. Jardel esteve exemplar. Parou muitas vezes Fernando Torres e no jogo aéreo também esteve muito bem. Gaitán estava em noite «Sim» e era uma carga de trabalhos para a defensiva do Chelsea. Aimar saiu demasiado cedo (no meu entender), mas até à sua saída livrava-se bem dos jogadores do Chelsea, criando alguns espaços. Witsel também não esteve mal, segurou bem o meio campo, porém, pedia-se que arriscasse mais.

    O Benfica vai a Londres em desvantagem por uma bola, mas nada está perdido. Se os jogadores encarnados jogarem «à Benfica», podem dar a volta em Stamford Bridge. Este Chelsea não me convenceu minimamente e não é em nada superior ao Benfica (excepto na posição de defesa esquerdo). Apesar da derrota, sinto-me confiante na passagem. O Benfica tem necessariamente que marcar, pelo menos, 2 golos. E estando em desvantagem desde início, pode ser que os jogadores demonstrem o quanto valem e que não são em nada inferiores às estrelas do clube londrino. TM

Curiosidade: No fim do jogo, Ramires encaminhava-se meio acanhado para o túnel (possivelmente por achar que tinha menos carisma que David Luiz no Benfica) quando David Luiz o agarra e lhe pede para agradecer o carinho dos adeptos do Benfica. E assim foi... Os dois ex-jogadores permaneceram no centro do relvado (enquanto todos os outros já tinham recolhido aos balneários) e foram aplaudidos de pé por todo o estádio. Profissionais dentro de campo, mas um clube como o Benfica não se esquece...



Benfica 0 - 1 Chelsea

Benfica: Artur; Maxi, Luisão, Jardel, Emerson; Javi(Nolito), Witsel, Aimar(Matic), B. César(Rodrigo), Gaitán; Cardozo.
Treinador: Jorge Jesus.

Chelsea: Cech; P. Ferreira(Bosingwa), David Luiz, Terry, Cole; Mikel, Meireles(Lampard), Ramires, Mata, Torres; Kalou(Sturridge).
Treinador: Di Matteo.

Golos: 0-1 75' Kalou.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": David Luiz.

0 comentários:

Enviar um comentário