22 de março de 2012

Gil Vicente 2 - 2 Braga

    Assistimos a um grande jogo em Barcelos. Quim acabou por deixar fugir a vitória nos últimos minutos e Adriano encarregou-se de apurar a sua equipa para a final defendendo duas grandes penalidades.

    Perspectivava-se um jogo bastante disputado entre duas boas equipas da Liga Zon Sagres. Os primeiros minutos reflectiram isso mesmo, disputa. Nenhuma das equipas se quis esconder do jogo e disputavam-no olhos nos olhos. Contudo, o Gil Vicente era o mais atrevido. Por várias vezes a equipa da Barcelos partiu para cima dos guerreiros do Minho. O golo surge ao minuto 15. César Peixoto ganhou uma bola a meio campo e sem demoras, isolou o seu companheiro Hugo Vieira. O jovem português apertado por dois jogadores do Braga, manteve a calma e picou a bola por cima de Quim. Excelente trabalho de Hugo Vieira.

    O Braga respondeu num livre de Hugo Viana. O médio é especialista e rematou forte ao canto inferior direito, obrigando Adriano a uma defesa espectacular. O jogo estava muito bom, mas os árbitros portugueses têm quase sempre de borrar a pintura quando, na realidade, o seu trabalho é passar completamente ao lado do jogo. Hugo Vieira isola-se pelo lado esquerdo com a baliza na mira e Hélder Barbosa carrega o avançado pelas costas e ainda faz um carrinho não dando hipóteses de Vieira ficar de pé. Hugo Miguel viu uma simulação e mostrou amarelo a Hugo Vieira ao invés de mostrar amarelo (ou vermelho, dependia da interpretação do árbitro) a Hélder Barbosa.

    Logo a seguir surgiu o golo bracarense. Mossoró trabalha na esquerda e Lima não perdoa, desviando ao primeiro poste. E não foi preciso muito mais tempo para o Braga virar o resultado. Lima remata, Halisson consegue o corte, mas a bola acaba por sobrar para Hélder Barbosa que pára de peito e remata sem grandes hipóteses para Adriano. Tirando um remate de Caiçara, os últimos minutos da primeira parte não apresentaram grandes perigos para nenhuma das balizas.

    A primeira metade tinha sido um verdadeiro espectáculo de futebol e os amantes de futebol só pediam que o ritmo se mantivesse. E, de facto, manteve-se. Embora com um Braga mais recuado e apostando no contra-ataque e um Gil que tentava com tudo o empate.

    As oportunidades de golo da segunda parte surgiam ora de Lima (Braga), ora do recém entrado Zé Luís (Gil Vicente). Zé Luís era uma carga de trabalhos para a defesa bracarense quando haviam cruzamentos pelos ar. Lima, após um grande passe de Mossoró, teve nos pés o terceiro golo por duas vezes consecutivas. Adriano, enorme, negou o golo nas duas vezes. Quem não marca, sofre e o Gil começou a pressionar cada vez mais. Os gilistas tentavam tudo e num ataque, Caiçara rematou como pôde (não muito forte) e a bola entrou mesmo na baliza de Quim. Um valente piu-piu do guarda-redes português que deixou a bola escapar entre os seus braços. Porém, uma escorregadela de Halisson permitiu que Lima ficasse em posição privilegiada só com Adriano pela frente. O avançado "engonhou" e permitiu que Rodrigo Galo fizesse um grande corte. 94 minutos fantásticos e o jogo iria seguir-se para a marcação de grandes penalidades.

    Obviamente que não vou comentar todos os penaltis, portanto apenas destaco o penalti marcado por Cláudio, no ângulo, enquanto os adeptos do Braga tentavam intimidá-lo e os dois brilhantemente defendidos por Adriano. Caiçara marcou o penalti da vitória gilista.

    Podem dar menos valor à Taça da Liga, mas não podem negar que as duas meias finais foram um hino ao futebol. Neste jogo, Lima, Mossoró e Hugo Viana estiveram bem por parte do Braga. Do lado do Gil Vicente, destaco novamente César Peixoto (isto é uma coisa estranha para mim... elogiar duas vezes seguidas o César Peixoto...) que foi um excelente distribuidor de jogo; os incansáveis Rodrigo Galo e Junior Caiçara (que acabou por marcar o golo do empate e o penalti decisivo); o desequilibrador Hugo Vieira; e por fim, o enorme Adriano. Segurou o resultado negando por muitas vezes o golo ao ataque bracarense e defendeu duas grandes penalidades que foram fundamentais na passagem desta grande equipa do Gil Vicente. Quero ainda exaltar o grande trabalho do treinador Paulo Alves. Para o Campeonato conseguiu "chatear" todos os grandes e na Taça da Liga afastou Sporting e Braga do título.

    A final está agendada para 14 de Abril, em Coimbra, onde Benfica e Gil Vicente medirão forças para conquistar o primeiro "caneco" da temporada. TM

Gil Vicente 2 - 2 Braga

Gil Vicente: Adriano; Galo, Halisson, Cláudio, Caiçara; L. Manuel, A. Cunha(J. Vilela), Richard, Peixoto(Eder), L. Carlos(Zé Luís); H. Vieira.
Treinador: Paulo Alves.

Braga: Quim, M. Lopes, Douglão, A. Coelho, Elderson; Custódio, H. Viana(Djamal), P. César(Ukra), Mossoró(Rivera), H. Barbosa; Lima.
Treinador: Leonardo Jardim.

Golos: 1-0 15' Hugo Vieira; 1-1 25' Lima; 1-2 31' Hélder Barbosa; 2-2 89' Caiçara.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Adriano.

0 comentários:

Enviar um comentário