25 de março de 2012

Paços de Ferreira 1 - 1 Porto


   E sempre que o Porto se pode distanciar do Benfica, Vitor Pereira faz o que tanto critica na equipa encarnada - bloqueia. Mantém-se na frente com um ponto de avanço sobre o Benfica, mas pode ser ultrapassado pelo Braga já amanhã.

    Começa a primeira parte na Mata Real e a primeira coisa que me aprás dizer é: «Carrega Melgarejo!» - parece-me óbvia a razão. O Porto parecia estar melhor no jogo e até teve alguns lances nos primeiros minutos a rondar a baliza de Cássio mas sem grande perigo. Até que o árbitro auxiliar de Hugo Pacheco assinala fora-de-jogo a Melgarejo que ficava numa excelente posição. Parecia estar em jogo, o paraguaio. Poucos minutos depois, novamente Melgarejo a ficar isolado a passe de Michel e o auxiliar de novo a assinalar mal o fora-de-jogo. Parece que vê coisas a mais este senhor.

    Pouco depois surgia a melhor oportunidade do jogo. Lucho, solto de marcação, tentou o chapéu, mas Cássio fez uma brilhante defesa, desviando o remate para fora. Eis que começavam os falhanços de Janko. Primeiro, servido na perfeição por Hulk, atira ao lado com a baliza à sua mercê. Depois, após remate de Hulk, o austríaco atirou para fora na recarga. Entre os dois falhanços, Luisinho levou amarelo por supostamente ter simulado uma grande penalidade que podia muito bem ter sido marcada. Sapunaru coloca o braço na cara do defesa esquerdo e puxa-a para trás até este cair. Portanto, o amarelo nunca deveria ter sido mostrado. Até ao final da primeira metade o jogo diminuiu de intensidade, não tendo havido grandes oportunidades de golo.

    O segundo tempo começou praticamente com o golo do Porto. Hulk trabalha bem na direita sobre Melgarejo, centra com força e Ricardo trai Cássio e marca um auto-golo. Apesar das melhores oportunidades terem sido do Porto, a desvantagem era algo injusta tendo em conta o que a equipa do Paços produzia.

    Após o golo, o Porto comandava o jogo e era extremamente difícil para o Paços de Ferreira partir para o ataque. Hulk teve mesmo nos pés o 2-0 depois dum belo passe de João Moutinho, mas falhou incrivelmente. Esteve a menos de um metro da baliza, mas dentro do demérito do avançado do Porto, há que dar mérito a Cássio. Mas o guarda-redes brasileiro não se ficava por aqui. Hulk era o único que desequilibrava na frente e proporcionou umas quantas defesas sensacionais a Cássio. O guardião não facilitava nenhuma vez. Hulk chegou a pedir penalti após um choque completamente normal de ombros entre ele e o guarda-redes pacense, com o avançado brasileiro a deixar-se cair, como diria MP, como flor no prado. Porém, o amarelo por simulação não se justifica minimamente. É a nova mania dos árbitros.

    Eis que Melgarejo decide mostrar que o Paços estava vivo e que quer ajudar o seu clube (estará certamente no plantel de 2012/13) na classificação. Canto batido por Josué e Melgarejo completamente sozinho cabeceia para o fundo da baliza. Até ao fim do encontro, a equipa de Paços de Ferreira resguardou-se na defesa e não permitiu que o Porto fizesse o golo da vitória.

    No lado do Porto, Hulk foi claramente um incómodo durante todo o jogo. João Moutinho esteve bem, como sempre. Do lado contrário, toda a equipa do Paços foi bastante solidária. Porém, é inegável que Melgarejo foi o que mais se destacou no ataque e Cássio esteve mais que bem na baliza. Julgo mesmo que, se Ricardo não marcasse auto-golo, não teria sofrido nenhum golo. O guarda-redes pacense foi o melhor em campo. TM

Paços de Ferreira 1 - 1 Porto

Paços de Ferreira: Cássio; N. Santos, Anunciação, Ricardo, Luisinho; V. Emanuel(Josué), A. Leão, L. Carlos; Alvarez(Caetano), Michel(Cohene), Melgarejo.
Treinador: Henrique Calisto.

Porto: Helton; Sapunaru(Varela), Otamendi, Rolando, A. Pereira; Lucho, Defour(Fernando), Moutinho; Hulk, James, Janko(Kleber).
Treinador: Vitor Pereira.

Golos: 1-0 46' Ricardo (AG); 2-0  Melgarejo.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Cássio.

0 comentários:

Enviar um comentário