17 de fevereiro de 2015

Champions: Chelsea sobrevive em Paris, Bayern com 10 desilude

A Champions League voltou esta noite com dois jogos em que reinou o não querer sofrer. O Chelsea de Mourinho visitou Paris e conseguiu um resultado melhor do que na época passada. E na Ucrânia o favorito Bayern não teve argumentos para ultrapassar o abrasileirado Shakhtar, e terminou inclusive reduzido a 10 unidades.

PSG  1 - 1  Chelsea (Cavani 54'; Ivanovic 36')

    Na época passada PSG e Chelsea encontraram-se nos quartos-de-final da Champions e os parisienses venceram 3-1. Desta vez o jogo foi "à Mourinho" - embora se espere uma abordagem diferente dos blues em Stamford Bridge - e o resultado (1-1) foi o mais expectável considerando os intervenientes. Mourinho fez Cahill regressar ao centro da defesa, e deixou Oscar no banco privilegiando a utilização de Ramires; Blanc, ponderado, atirou David Luiz para o meio-campo. Em Paris - com figuras como Beckham e Sir Alex Ferguson na bancada - não houve autocarro do Chelsea, mas quase. A 1.ª parte teve mais PSG mas Matuidi ou Ibrahimovic encontraram sempre Courtois no caminho do golo. No entanto, a eficácia do Chelsea e das equipas de José Mourinho já é sobejamente conhecida e aos 36' assistimos a mais um exemplo disso - John Terry resgatou o esférico, cruzou para um desvio de Cahill e Ivanovic cabeceou para o 0-1. Três defesas envolvidos na construção, e o Chelsea foi para o intervalo em vantagem.
    Na 2.ª parte Diego Costa voltou a ser zero em termos ofensivos, e o Chelsea, embora tenha acusado o golo que viria a sofrer, não se desfez e ficou a agradecer o empate ao seu guarda-redes. O golo do empate chegou aos 54 minutos, a partir do flanco esquerdo. Maxwell combinou com Matuidi e o 14 francês fez a bola descrever um arco perfeito rumo ao cabeceamento sem hipóteses de Cavani. A partir daí as oportunidades foram todas para o PSG, que ainda assim nunca conseguiu voltar a marcar. Ibrahimovic viu Courtois tirar-lhe o golo, com Verratti a não converter na recarga; Cavani desperdiçou uma oportunidade clamorosa depois de um excelente trabalho de pés; e já no período de compensação Courtois voltou a brilhar num voo que evitou mais uma vez que Zlatan Ibrahimovic marcasse.
    Pode-se esperar um grande jogo em Stamford Bridge a 11 de Março, principalmente porque com o actual plantel o Chelsea terá aí obrigações de assumir o jogo, não se limitando a tentar controlar sem bola o adversário. Os londrinos foram eficazes, o PSG talvez merecesse mais, mas quem tem um guarda-redes como o belga Courtois "arrisca-se" a jogos assim.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Thibaut Courtois (Chelsea)
Outros Destaques: Verratti, Matuidi, Cavani; Ivanovic, Matic




Shakhtar Donetsk  0 - 0  Bayern Munique

    Na Ucrânia o Bayern Munique de Guardiola era favorito mas o jogo foi bem diferente do que se esperava. Depois de vencer por 8-0 na Bundesliga, a equipa alemã desiludiu em Donetsk, e teve que jogar 25 minutos com 1 unidade a menos depois de Xabi Alonso ter sido expulso por acumulação de amarelos.
    O jogo em si foi paupérrimo, com poucas oportunidades de golo. Começou melhor a equipa da Baviera com Rafinha e Ribéry em destaque, mas a noite não era do Bayern. Mesmo não sendo a noite, a bola é sempre das equipas de Guardiola, e os minutos foram passando com pouca qualidade na hora de finalizar. A segunda parte foi ainda mais fraca, com o Bayern aos 65' a ficar reduzido a dez jogadores. O árbitro espanhol Undiano Mallenco teve aliás uma noite mais ocupada do que se imaginava com vários desentendimentos entre os jogadores das duas equipas.
    No final, o Bayern mantém-se favorito para seguir em frente. E na Alemanha teremos certamente golos. Todos sabemos que é muito difícil marcar a este Bayern (tem 9 golos sofridos em 21 jogos na Bundesliga) mas o Shakhtar acabou por desperdiçar hoje uma boa oportunidade de fazer a vida negra a Robben, Müller e companhia.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Fernando (Shakhtar Donetsk)
Outros Destaques: Rakitskiy; Robben

0 comentários:

Enviar um comentário