23 de fevereiro de 2015

Boavista 0-2 Porto: Jackson e Brahimi decidem no fim

Boavista  0 - 2  Porto (Jackson Martínez 80', Brahimi 87')

Setenta e nove minutos. Foi este o tempo que o Boavista de Petit aguentou os dragões, numa exibição competente e organizada. Os axadrezados tinham empatado 0-0 no Estádio no Dragão em Setembro, mas desta vez os 10 minutos finais ditaram um Porto vencedor, com golos dos craques Jackson Martínez e Brahimi.

    Para o jogo de hoje, Lopetegui não contou com os suspensos Danilo, Alex Sandro e Casemiro, tendo por isso lançado Ricardo Pereira e José Ángel nas laterais e colocado o jovem Rúben Neves num miolo com Herrera e Quintero (sim, o prodigioso Óliver está no "estaleiro"). A titularidade do ex-Guimarães Hernâni foi uma das surpresas, deixando no banco Brahimi e Tello. E a 1.ª parte no sintético do Bessa foi.. a tender para o pobre. Fértil na combatividade e luta, mas pobre em oportunidades. As melhores jogadas pertenceram ainda assim ao Porto, com Quaresma e sobretudo Jackson Martínez a desperdiçarem ocasiões claras. Nesses primeiros 45 minutos houve ainda tempo para Hugo Miguel ignorar um provável
penalty sobre o extremo Hernâni (sempre com um ritmo impressionante, mas nem sempre com a melhor tomada de decisão).
    No regresso dos balneários o jogo manteve-se fechado, com um Boavista cada vez mais seguro de que poderia repetir o 0-0 da primeira volta, e um dragão que precisou de recorrer ao plano B para garantir os 3 pontos. Perante a falta de golos, Lopetegui viu-se obrigado a introduzir Tello e depois Brahimi, jogadores que acabaram por se revelar determinantes na vitória azul-e-branca. Aos 80', e numa fase em que Brito até já tinha ameaçado a baliza de Fabiano, chegou o golo visitante - o suplente Cristian Tello recebeu a bola com qualidade, acelerou e cruzou para um desvio a meias entre Jackson Martínez e Carlos Santos. O 0-1 chegou numa altura em que Lopetegui já se preparava para chamar Gonçalo Paciência (tendo depois acabado por introduzir Evandro), e aos 87' a história do jogo acabou com Yacine Brahimi, assistido por Tello, a "matar" o adversário num remate à entrada da área.

    O Boavista voltou a exibir-se de forma hercúlea (não nos podemos esquecer que a equipa do Bessa subiu 2 divisões e está actualmente num honroso 13.º lugar), mas desta vez o Porto conseguiu ganhar. Uma vitória dos Dragões que saiu do banco de suplentes, e determinante uma vez que na próxima jornada há Porto-Sporting, enquanto que o líder Benfica tem obrigação de aproveitar o encontro dos rivais, recebendo o Estoril na Luz.
    Para a História fica o regresso do derby nortenho ao Bessa, 169 minutos que o Boavista aguentou este ano sem sofrer golos nos jogos com o Porto e, no fim, valeu a maior qualidade das individualidades - o colombiano Jackson Martínez, melhor marcador da Liga NOS com 17 golos em 22 jogos, continua a destacar-se, mas continua a desperdiçar inúmeras ocasiões (muitas vezes mais simples do que algumas em que marca), e Brahimi que baixou o nível depois de um arranque extraordinário voltou a marcar. Rúben Neves voltou a justificar a utilização, e Tello desta vez soube aproveitar ao ser lançado no jogo.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Cristian Tello (Porto)
Outros Destaques: Afonso Figueiredo, Brito; Rúben Neves, Jackson Martínez, Brahimi

0 comentários:

Enviar um comentário