26 de fevereiro de 2015

Sporting 0-0 Wolfsburgo: Benaglio ditou o adeus

Sporting  0 - 0  Wolfsburgo

A "missão impossível" do Sporting revelou-se efectivamente impossível, mas os leões saíram esta noite da Liga Europa deixando uma boa imagem, com um estádio inteiro a rogar pragas ao antigo guarda-redes do Nacional da Madeira, Diego Benaglio.
    Na Alemanha houve 2-0 para o 2.º da Bundesliga, mas hoje o jogo foi bem diferente. O leão fez valer o estatuto de equipa da casa e mostrou boa atitude a partir do arranque, com Tanaka muito irrequieto e William Carvalho a fazer a diferença no jogo a meio-campo. A primeira parte foi do Sporting, e foi de Diego Benaglio. Embora com ligeiro ascendente nos primeiros minutos, só a partir do 36' houve realmente um pequeno massacre junto da baliza do suiço - William obrigou Benaglio a um voo espectacular, Tobias cabeceou para um corte em cima da linha, e num lance a 3 nem Tanaka, nem Adrien, nem João Mário conseguiram inaugurar o marcador. A bola não queria entrar e a prova disso foi o lance com que a 1.ª parte fechou. João Mário cruzou para Tanaka e o nipónico testou os reflexos de Benaglio, com a bola a viajar até ao poste antes de voltar, qual íman, para as mãos do GR dos alemães.
    Ao intervalo o resultado era 0-0, mas com jeitinho o Sporting já poderia ter marcado. E a 2.ª parte teve a mesma tendência - enorme desacerto dos leões na cara de Benaglio, com o guarda-redes a fazer a sua parte. Muito coração, pouca cabeça fria. A primeira grande oportunidade até foi do belga Kevin De Bruyne (hoje não fez jus a esse estatuto, mas foi o jogador de maior qualidade que hoje pisou o relvado lisboeta), num remate ao poste direito da baliza de Rui Patrício. Depois, durante largos minutos houve mais Sporting, com o controlo do jogo mas sempre com Carrillo, Nani e Tanaka a fazerem cerimónia na hora de decidir. Os minutos foram passando, com a missão a ficar cada vez mais complicada, e aos 84' ficou inclusive por marcar uma grande penalidade sobre o holandês Bas Dost. Indiscutível, e bastante mais indiscutível do que a de Vieirinha na primeira mão.

    Globalmente houve mais Sporting, com a estratégia do Wolfsburgo a não surtir o efeito pretendido por Hecking, e para a eliminação sportinguista contribuíram vários factores: uma primeira mão onde a diferença de qualidade foi muito grande, uma boa exibição de Diego Benaglio hoje (fez inúmeras defesas, mas poucas foram de elevado grau de dificuldade) e muita ineficácia.
    No Adeus do Sporting às competições europeias - onde ficamos a torcer apenas pelo Porto, único representante português - Diego Benaglio foi a figura do jogo, embora também William Carvalho e a dupla de centrais tenha estado em bom nível. Um jogador com a capacidade de Nani deveria aparecer nestes momentos, mas observando de forma justa e imparcial tem desiludido, e no Wolfsburgo (dependerá muito do sorteio, mas é certamente candidato a vencer a Liga Europa) é impossível ficar indiferente à simplicidade com que Kevin De Bruyne faz tudo. E tudo bem.
    No Domingo às 19:15 há Porto-Sporting, um jogo no qual os dragões se apresentarão mais frescos. Para o Sporting há agora 2 metas até final da temporada - a melhor classificação possível na Liga NOS (achamos difícil que os leões fiquem acima do 3.º lugar, como já achávamos no começo da época) e a Taça de Portugal.
    

Barba Por Fazer do Jogo:
 Diego Benaglio (Wolfsburgo)
Outros Destaques: Tobias Figueiredo, William Carvalho; De Bruyne

0 comentários:

Enviar um comentário