21 de fevereiro de 2015

Previsões Vencedores Óscares 2015

Quem vai ganhar? O Dolby Theatre em Los Angeles vai receber amanhã à noite a 87.ª edição dos Óscares da Academia e a cerimónia, conduzida por Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother), promete e muito. Simplesmente porque este ano parece relativamente mais difícil prever qual será o grande vencedor da noite, porque algumas das principais categorias não têm um claro favorito antecipado. 'Birdman' e 'The Grand Budapest Hotel' são os filmes mais nomeados - ambos com 9 nomeações -, mas a luta pela sucessão a '12 Years a Slave', 'Argo', 'The Artist', etc. deve ser entre 'Boyhood' e 'Birdman'. Depois de 12 anos escravo teremos os 12 anos da juventude de Mason a serem reconhecidos, ou a sátira ao mundo do espectáculo fará voar definitivamente o homem-pássaro?
    Pelo palco vão passar nomes como Cate Blanchett, John Travolta, Scarlett Johansson, Viola Davis, Josh Hutcherson, Liam Neeson, Jessica Chastain ou Meryl Streep. Teremos por exemplo Matthew McConaughey a entregar o óscar a Julianne Moore, e Lupita Nyong'o a dar a estatueta a J.K. Simmons.
    Mais cedo puderam ler os nossos Óscares Barba Por Fazer 2015, mas por agora fiquem com as previsões para amanhã (num ano mais difícil de prever do que os últimos).

Melhor Filme: Birdman | Boyhood
Melhor Realizador: Alejandro G. Iñárritu | Richard Linklater
Melhor Actor: Eddie Redmayne (Michael Keaton)
Melhor Actriz: Julianne Moore
Melhor Actor Secundário: J.K. Simmons
Melhor Actriz Secundária: Patricia Arquette
Melhor Argumento Original: The Grand Budapest Hotel
Melhor Argumento Adaptado: The Imitation Game (Whiplash)
Melhor Design de Produção: The Grand Budapest Hotel
Melhor Fotografia: Birdman
Melhor Guarda-Roupa: The Grand Budapest Hotel
Melhor Edição/ Montagem: Boyhood
Melhor Caracterização: The Grand Budapest Hotel
Melhor Banda Sonora: The Theory of Everything  | The Grand Budapest Hotel
Melhor Mixagem de Som: Whiplash (American Sniper)
Melhor Edição de Som: American Sniper
Melhores Efeitos Visuais: Interstellar
Melhor Música: "Glory", Selma
Melhor Filme de Animação: How to Train Your Dragon 2
Melhor Filme Estrangeiro: Ida
Melhor Documentário: Citizenfour
Melhor Curta-Metragem: The Phone Call | Butter Lamp | Parvaneh
Melhor Documentário (Curta): Crisis Hotline: Veterans Press 1 | Joanna
Melhor Curta de Animação: Feast | The Dam Keeper


Conclusões finais:

    Há muito que se espera 'Birdman' vs 'Boyhood', mas ainda não é certo quem sairá vencedor do round final. É difícil adivinhar quem vencerá tanto a categoria de Melhor Filme como de Melhor Realizador e é por aí que passará a definição do vencedor da noite. Pela lógica, e analisando a correlação com os vencedores dos Producers Guild Awards (PGA), 'Birdman' deve ser o vencedor. Mas pode acontecer a Academia gostar do projecto de 12 anos de Linklater. Dando o óscar a 'Birdman' depois surge outra questão: a Academia divide o bem pelas aldeias e - tal como nos últimos dois anos - premeia Richard Linklater, ou vai all-in com 'Birdman' e faz com que um realizador mexicano (Iñárritu) suceda a um.. realizador mexicano (Alfonso Cuarón). Oxalá desse uma "travadinha" aos votantes e 'Whiplash' (uma vez que não há 'Interstellar' nos 8) saísse vencedor, mas tirando os favoritos 'Birdman' e 'Boyhood', só 'American Sniper' guarda uma ligeira % naquilo que seria uma vitória política à 'The Hurt Locker'.
    Nas 4 categorias de actores e actrizes, só numa parece haver dúvidas. Julianne Moore, J.K. Simmons e Patricia Arquette já terão o discurso de vitória mais que ensaiado, mas resta saber quem será o Melhor Actor. A luta é entre Michael Keaton e Eddie Redmayne (poderia a Academia recompensar Bradley Cooper pela 3.ª nomeação consecutiva?), e embora o papel de Keaton seja o tipo de papel que os Óscares adoram, os indicadores mais fiáveis apontam Redmayne como favorito. Um dado importante foi a vitória do actor de 'The Theory of Everything' nos SAG (Screen Actors Guild Awards). É preciso recuar a 2003 para um Melhor Actor nos SAG não ter sido depois Melhor Actor nos Óscares..
    'The Grand Budapest Hotel' é favorito no Argumento Original (é provável que a Academia leve Wes Anderson ao palco, tornando o seu filme sucessor de 'Her', 'Django Unchained' e 'Midnight in Paris'; só 'Birdman' ou 'Boyhood' lhe poderiam estragar a festa), e 'The Imitation Game' parte na frente no Adaptado. Das duas uma, ou os votantes querem alguém no palco a homenagear Alan Turing, ou o jovem realizador-argumentista de 'Whiplash' Damien Chazelle terá o seu momento. Gostávamos que acontecesse o segundo cenário.
    Ao contrário do ano passado, neste ano não haverá um papa-prémios técnicos como houve 'Gravity'. A Fotografia de Emmmanuel Lubezki deve valer óscar a 'Birdman', e também é mais ou menos seguro que 'The Grand Budapest Hotel' ganhe em Design de Produção, Guarda-Roupa ('Into the Woods' tem capacidade para se intrometer?) e Caracterização (uma categoria menos fiável porque os outros 2 candidatos têm hipóteses). A banda sonora é um dos pontos de curiosidade da noite: Alexandre Desplat está nomeado 2 vezes ('The Grand Budapest Hotel' e 'The Imitation Game') o que pode ajudar a que os votos tendam para ele na vertente hoteleira. Senão, será um islandês a ganhar.
    A melhor canção deve cair para Selma com a "Glory" de John Legend e Common. Aí basicamente só "I'm Not Gonna Miss You" pode ter algumas esperanças. E de resto estamos em crer que 'Interstellar' vencerá o seu único óscar na categoria de Efeitos Visuais (o cúmulo seria nem isso ganhar e perder para os macacos, que não ganharam em 2012), 'Citizenfour' é o Documentário favorito, 'Boyhood' está na pole position na Edição (não é de afastar as hipóteses 'Whiplash' ou 'American Sniper') e na dupla Edição de Som/ Mixagem de Som ou acontece que 'American Sniper' amealhe os dois de uma vez ou, e arriscamos mais nisso, ganha apenas o primeiro, perdendo no 2.º caso para 'Whiplash'. Dependendo do amor da Academia por 'Birdman', o filme de Iñárritu pode intrometer-se nesta dupla, tal como no argumento original. Embora corra por fora nas 3 categorias.
    E isto leva-nos ao filme de animação e filme estrangeiro. 'How to Train Your Dragon 2' é apontado como favorito (o que só não acontecerá se a Academia preferir o traço de 'Song of the Sea' ou 'The Tale of Princess Kaguya'), e o polaco 'Ida' deve ganhar. A seu favor tem o facto de ser o único filme estrangeiro que soma outra nomeação (Fotografia), mas não achamos de todo impossível o argentino 'Wild Tales' ou o russo 'Leviathan' surpreenderem.
    Por fim, as curtas-metragens. Nas 3 categorias os vencedores esperados são 'The Phone Call', 'Crisis Hotline: Veterans Press 1' e 'Feast'. No entanto, a tarefa pode não ser tão fácil para a curta com Sally Hawkins, 'Joanna' pode roubar 'Crisis' e é um feeling pessoal que o porquinho de 'The Dam Keeper' pode bater o cão de 'Feast'.

    Perante tudo isto, pode dar-se o cenário de em termos de nº de óscares ganhos 'The Grand Budapest Hotel' acabe à frente. O filme de Wes Anderson deve conseguir entre 4-5 óscares, 'Birdman' só tem a Fotografia já na mão, mas pode juntar-lhes os 2 mais importantes da noite (Filme e Realizador) e aí seria, embora só com 3 estatuetas, o grande vencedor. No entanto, parece estranho a Academia gostar de 'Birdman' ao ponto de lhe atribuir essas vitórias mas não premiar Keaton.. Caso seja 'Boyhood' o vencedor, pode ambicionar 4 (Filme, Realizador, Actriz Secundária, Edição) e por isso tudo se decide principalmente na dicotomia Filme/ Realizador. Ou não, se acontecer Birdman/Linklater ou Boyhood/Iñárritu.
    Se 'Boyhood' for o vencedor é difícil que ganhe mais óscares que 'The Grand Budapest Hotel', embora mais valiosos. Com 'Birdman' a "partir a loiça toda" podíamos chegar a um muito improvável total de 7 óscares (Filme, Realizador, Actor, Arg. Original, Fotografia, Edição Som, Mix Som), embora achemos que daí só deve/ pode efectivamente ganhar uns 3 ou 4.

    E pronto, agora vão lá às vossas lides domésticas e amanhã nós estendemos a nossa manta até vocês. Não se esqueçam de trazer pipocas, preferencialmente salgadas.

Fiquem ligados!
Miguel Pontares e Tiago Moreira

0 comentários:

Enviar um comentário