7 de fevereiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 73



Filme: Black Swan
Actriz: Natalie Portman

por Cê (Escritora Convidada)

    Não me venham dizer que o filme Black Swan é de terror porque não o é!
   É inteligente, belo, perverso, artístico e sensual tudo ao mesmo tempo numa só mulher… ai desculpem, filme.

    Black Swan conta a história de uma bailarina, Nina (tem o mesmo nome que a minha gata, mas a personagem é bem mais simpática), uma dançarina de ballet. Esta vive com a sua mãe, antiga dançarina, e praticamente desde que nasceu que vive sob uma intensa pressão de ser o que a mãe não conseguiu. 
    Na Companhia de Bailado procuram uma intérprete para o papel principal, a que consiga demonstrar dois lados - o inocente, frágil e branco cisne; e o obscuro, sensual e negro cisne. Nina é extraordinária no papel inocente mas no que toca ao seu lado negro e sensual é um desastre. Mesmo assim, depois de mostrar os seus dotes, consegue o papel.
    Podemos afirmar o cliché “as inocentes são as piores” uma vez que, ao começar a relacionar-se com uma nova dançarina, Nina começa a seguir as suas regras e caminhos, contrariamente ao que a sua mãe lhe dizia, e a inocente, organizada e calada Nina desvanece. 
    Depressa a sua vida sofre uma reviravolta, uma vez que começa a ter alucinações sexuais com a nova dançarina evoluindo para cenas sangrentas.
    Na noite de estreia, já depois de situações sinistras e negras, a mãe de Nina avisa o director de que a filha não irá comparecer na estreia porque está doente. Furiosa, Nina consegue escapar de casa de forma violenta, sendo que ao chegar ao teatro depara-se com a sua substituição na peça pela nova dançarina. No entanto, a personagem de Natalie Portman consegue dar a volta à situação e recupera o seu papel, continuando a sofrer de alucinações. É no fim do primeiro acto que esta regressa ao camarim onde encontra a nova dançarina a preparar-se para o papel pelo qual tanto tinha batalhado. Uma raiva apodera-se de Nina, atirando a nova dançarina contra o espelho, estilhaçando-o e aparentemente matando-a. Mas quando esta se levanta a cara dela transforma-se (sim... transforma-se) numa nova Nina, sendo que duas Ninas lutam, duas Natalie Portman lutam, realizando uma fantasia qualquer de rapazes, mas não há lama. Há sangue.
    Quando a nova dançarina volta à sua forma original, já esta jaz morta pelo esfaqueamento no estômago por um pedaço do espelho estilhaçado. Com toda a naturalidade, aliás por ser uma cena normal do nosso atarefado dia-a-dia, Nina esconde o corpo e volta para a abertura do segundo acto - The Black Swan - mostrando toda a sua sensualidade, perversão e paixão, actos que outrora não sabia demonstrar.
    No seu camarim, preparando-se para o terceiro acto, Nina recebe os parabéns da nova dançarina pela sua performance. Mais uma vez, a luta não passava de uma alucinação.
    Sozinha, percebe que o espelho, apesar de toda a situação, estava estilhaçado e que ela começara agora a sangrar do seu próprio estômago. Tinha-se esfaqueado a si própria, estava a sangrar, estava fraca e tinha um 3.º acto para realizar. Todos os seus planos organizados, objectivos de vida, tudo para o qual se tinha preparado a sua vida inteira estava prestes a começar. No final da cena, após cair num colchão (que metaforizava a queda do cisne de um penhasco) os seus colegas apercebem-se de que Nina está ferida e esta apenas sussurra: "I felt it. Perfect. It was perfect."

….Deixo-vos fazer uma pausa…..

    Aprendemos assim a não nos metermos com bailarinas de ballet porque elas levam isto muito a peito. The End

    Ah sim, é verdade. Nina era uma crazy chick, mas também era uma rapariga como todas as outras que sofre pelo seu sonho e situação familiar. Acontece que esta deixou que o seu lado negro viesse a público, de modo excessivo, acabando por se mutilar quando devia era ter levado umas valentes palmadas quando era criança. Coisas da vida humana.

← Anterior (74)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (72) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário