27 de fevereiro de 2015

Sorteio dos Oitavos-de-Final da Liga Europa

Contrariamente aos últimos anos, em 2014/ 15 não resta qualquer representante português nesta fase - oitavos-de-final - da irmã mais nova da Champions. Na época passada havia o Benfica (que chegou à final) e o Porto, na anterior havia o Benfica (que chegou à final), na anterior havia o Sporting, e na anterior havia Benfica e a dupla de finalistas - Porto e Braga. É aliás preciso recuar a 2005/ 06 para nenhum clube português constar entre os 16 sorteados desta fase.
    Com várias equipas bastante interessantes, a Liga Europa tinha ontem à noite um conjunto de favoritos, mas algumas dessas equipas ficarão já pelo caminho porque se defrontam entre si. Na teoria, Wolfsburg, Roma, Zenit, Villarreal, Sevilha, Fiorentina, Nápoles e Everton estão um passo à frente do restante elenco, mas pelo menos 2 destas equipas não chegarão à fase seguinte.
    Num sorteio condicionado apenas para não surgirem duelos entre equipas russas e ucranianas, ditaram-se 3 jogos grandes (Wolfsburg-Inter, Villarreal-Sevilha e Fiorentina-Roma), dois dos quais entre equipas do mesmo país, embora o Everton-Dínamo Kiev e o Dnipro-Ajax também possam dar bom espectáculo.


    O Wolfsburg-Inter é provavelmente o melhor duelo da ronda, com a máquina alemã (responsável pela eliminação do Sporting) a ter pela frente uma equipa que é.. menos equipa, mas cujo valor de algumas individualidades (Shaqiri, Kovacic, Icardi, Palacio, Podolski) pode sempre fazer a diferença. O 2.º da Bundesliga defronta o 8.º da Serie A mas isso pouco interessará durante os dois jogos.

    Muito interessante será também o Villarreal-Sevilha. O Sevilha, detentor da Liga Europa, está em 5.º lugar (1 ponto acima do 6.º, precisamente o Villarreal) e a eliminatória colocará frente-a-frente uma equipa mais madura, que defende bem e um "submarino amarelo" jovem e puro, cuja fome de conquistar troféus pode ser um factor determinante. Vietto, Cheryshev, os irmãos dos Santos, Moi Gómez e Moreno são alguns dos nomes fortes da equipa que eliminou o Red Bull Salzburg. Depois há ainda a Roma (2.ª na Serie A) contra a Fiorentina (5.ª na Serie A), imprevisível sobretudo se considerarmos o momento menos bom que a AS Roma vive, e a forma como Mario Gómez e Salah estão em crescendo em Florença. No entanto, os romanos são favoritos.

    O sorteio ditou ainda um Zenit-Torino onde a equipa de Villas-Boas tem obrigação de seguir em frente, um Nápoles-Dínamo Moscovo onde os italianos irão tentar resolver a eliminatória na 1.ª mão para não passar dificuldades no terreno de Valbuena, Kokorin e companhia. O Club Brugge-Besiktas é o jogo menos mediático dos 8, o Dnipro-Ajax deve facilmente tornar-se uma eliminatória aberta, e pode-se esperar também bastante do Everton-Dínamo Kiev. Os ingleses comandados por Roberto Martínez são a única equipa inglesa em prova, e embora estejam a fazer uma Premier League muito abaixo do desejado podem ter na Liga Europa a sua salvação. Não nos podemos esquecer que o vencedor desta Liga Europa participará na Champions da próxima época. Se isso não é importante para Wolfsburg, Roma ou Zenit, para equipas como o Everton, Inter ou Villarreal pode funcionar e de que maneira como motivação. 

0 comentários:

Enviar um comentário