23 de fevereiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 66



Filme: Iron Man
Actor: Robert Downey Jr.

por Miguel Pontares

    Aquilo que faz com que determinada personagem seja considerada um herói é discutível, mas dentro dos super-heróis tradicionais do universo Marvel (Spiderman, Capitão América, Thor, Hulk e afins), Tony Stark a.k.a. Iron Man é o único ao qual demos bilhete para este Top 100. Incluindo os X-Men, este raciocínio deixaria de fazer sentido porque já poderão ter lido sobre o Wolverine no mês passado.
    A armadura vermelha e amarela (eu sei que é dourada, mas é estranho eu dizer isso assim de repente, e é mais aceitável admitir nesta confissão entre parênteses) dá-nos alguma vontade de a experimentar, mas não é isso que faz de Tony Stark uma personagem marcante. O engenheiro, bilionário e playboy diferencia-se nomeadamente de um Batman porque enquanto que Bruce Wayne manda vir muitos dos seus brinquedos, Stark cria-os ele próprio. Com a voz de Paul Bettany como Jarvis a fazer-lhe companhia. E uma Gwyneth Paltrow como Pepper Potts que fica melhor com ele do que ficava com o vocalista dos Coldplay.
    Em filmes de super-heróis, esquecendo o que Nolan deu ao universo Batman (da DC Comics), pensando exclusivamente na Marvel, tendo em consideração que 'The Avengers' é normalmente sobrevalorizado pelo simples facto de reunir a malta toda, e embora haja um ou dois filmes da saga 'X-Men' superiores à média, é difícil encontrar um filme de lançamento de um super-herói com tanta qualidade como 'Iron Man'. As sequelas são inferiores, mas o primeiro contacto com Tony Stark, desde a cave afegã até à sua conferência de imprensa, é do melhor que a Marvel já teve no cinema.
    No entanto, não é nada do que já foi dito que garante este lugar a Tony Stark. É simplesmente a forma como Robert Downey Jr. assumiu a personagem, e a catapultou com a sua abordagem confiante e arrogante. Uma arrogância de que não nos queixamos, pelo contrário, conjugada com um sentido de humor apurado e requintado. Downey Jr. é mais actor do que por vezes faz crer, mas a verdade é que a persona que criou e manteve em alguns dos últimos filmes a que se ligou - 'Sherlock Holmes' (embora o verdadeiro Sherlock seja Cumberbatch), 'Due Date' e este 'Iron Man' - (con)funde-se com o próprio actor, considerando as suas aparições públicas.
    Por isso, não sei se gostamos verdadeiramente de Tony Stark ou de Robert Downey Jr. Seja como for, cá está ele. Porque basicamente seja qual for o conjunto de super-heróis que se reúna numa sala, Iron Man será sempre a personalidade que sobressai. O líder, mesmo que não queira liderar.


← Anterior (67)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (65) →                                                                                                                                                                   

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário