23 de fevereiro de 2015

'Birdman' vence Óscares 2015

E lá aconteceu. A 87.ª edição dos Óscares da Academia ocorreu na noite passada e, com uma ou outra surpresa pelo meio, distinguiu 'Birdman' como filme do ano. O filme do mexicano Alejandro González Iñárritu, que era um dos favoritos da noite, ganhou 4-1 a 'Boyhood', e empatou em nº de estatuetas conquistadas com 'The Grand Budapest Hotel'. Um 4-4 com clara vantagem para 'Birdman' considerando o valor das categorias ganhas.
    Neil Patrick Harris conduziu a cerimónia, introduzindo-a através de um número musical (com Anna Kendrick e Jack Black incluídos) onde passou debaixo das pernas de Sharon Stone; para além disso, gozou com John Travolta (na piada Cumberbatch-Affleck e no seu envelope final de previsões), ficou em cuecas à la Michael Keaton, descobriu o gémeo de Matt Damon e disparou em direcção à polémica acerca da ausência de actores negros entre os nomeados.
    John Legend e Common (que viriam a ganhar o óscar com "Glory") ofereceram-nos o melhor momento musical da noite, embora Lady Gaga tenha tributado condignamente 'The Sound of Music' 50 anos depois. Adam Levine, Rita Ora, Jennifer Hudson, Tim McGraw e uma invasão de palco que mais parecia a Comic-Con para cantar "Everything is Awesome" foram os restantes destaques musicais da noite.
    Nos discursos, os mais marcantes terão sido porventura Graham Moore ("Stay weird") após vencer pelo Argumento Adaptado de 'The Imitation Game'; Patricia Arquette no seu final feminista, J.K. Simmons a abrir com a ode aos pais, e Alejandro G. Iñárritu - que foi 3 vezes ao palco - quando venceu como Melhor Realizador. Houve também espaço para todos os vencedores de 'The Grand Budapest Hotel' agradecerem a Wes Anderson, tal como as 3 vezes que 'Whiplash' subiu ao palco resultaram no maior reconhecimento de Damien Chazelle. Pelo meio de tudo isto, alguém dedicou a vitória também ao seu cão, o realizador de 'Ida' Pawel Pawlikowski embora estivesse a ter um discurso engraçado foi "convidado" a sair do palco onde parecia querer acampar, primeiro pela habitual música e depois por uma salva de palmas, e o agradecimento mais genuíno foi sem dúvida de Eddie Redmayne. Fica para a História. 

Melhor Filme: Birdman
Melhor Realizador: Alejandro G. Iñárritu
Melhor Actor: Eddie Redmayne (The Theory of Everything)
Melhor Actriz: Julianne Moore (Still Alice)
Melhor Actor Secundário: J.K. Simmons (Whiplash)
Melhor Actriz Secundária: Patricia Arquette (Boyhood)
Melhor Argumento Original: Birdman
Melhor Argumento Adaptado: The Imitation Game
Melhor Design de Produção: The Grand Budapest Hotel
Melhor Fotografia: Birdman
Melhor Guarda-Roupa: The Grand Budapest Hotel
Melhor Edição/ Montagem: Whiplash
Melhor Caracterização: The Grand Budapest Hotel
Melhor Banda Sonora: The Grand Budapest Hotel
Melhor Mixagem de Som: Whiplash
Melhor Edição de Som: American Sniper
Melhores Efeitos Visuais: Interstellar
Melhor Música: "Glory", Selma
Melhor Filme de Animação: Big Hero 6
Melhor Filme Estrangeiro: Ida
Melhor Documentário: Citizenfour
Melhor Curta-Metragem: The Phone Call
Melhor Documentário (Curta): Crisis Hotline: Veterans Press 1
Melhor Curta de Animação: Feast

    Contas feitas, 'Birdman' venceu 4: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia, confirmando um realizador mexicano a suceder a outro realizador mexicano, e manteve-se a correlação entre Producers Guild Awards e os Óscares. Aliás, se considerarmos os vencedores nos Producers, Directors, Screen Actors e Writers Guild Awards a única diferença acabou por ser 'Birdman' ganhar o Argumento Original e não 'The Grand Budapest Hotel'.
    Os 4 actores vencedores foram os apontados como favoritos (torcíamos sobretudo por J.K. Simmons e Redmayne), num ano em que não nos podemos queixar propriamente de justiça nas categorias de interpretação. 'The Grand Budapest Hotel', embora não tenha sido um papa-técnicos como 'Gravity' no ano passado, venceu 4 óscares (imaginava-se que poderia ganhar 4 ou 5); e 'Whiplash' acabou por ficar no último lugar do pódio ao juntar ao Actor Secundário e Mixagem de Som a estatueta por Edição/ Montagem que se esperava que fosse para 'Boyhood'.
    A Edição foi assim uma das surpresas da noite, juntamente com o facto de 'Birdman' ter batido 'The Grand Budapest Hotel' no Argumento Original. Embora nesse caso tenha sido menos surpreendente. Uma grande surpresa foi a vitória de 'Big Hero 6' quando 'How to Train Your Dragon 2' parecia uma certeza como Melhor Filme de Animação.

    Venham os próximos!

0 comentários:

Enviar um comentário