28 de fevereiro de 2015

Benfica 6-0 Estoril: Goleada de aniversariante

Benfica  6 - 0  Estoril (Luisão 17', Salvio 26', Pizzi 33', Jonas 35' 86', Lima (pen.) 56')

    No dia do seu 111.º aniversário, o Benfica aplicou a maior goleada da Liga NOS 14/ 15, num jogo com nota artística (sim, Gaitán voltou) e golos para todos os gostos.
    Com o regresso do 10 Nico Gaitán, Jorge Jesus pôde apresentar hoje aquele que será o seu onze de eleição neste momento. Pizzi manteve-se titular junto de Samaris, Jonas e Lima continuaram na frente. E foi a fome de Jonas que alimentou os primeiros minutos de jogo - o avançado aos 16 minutos já levava duas oportunidades de golo, primeiro num remate ao poste depois de uma excelente recepção, e à passagem do quarto de hora num cabeceamento que proporcionou a Kieszek a defesa da tarde. Mas foi desse lance que surgiu o 1.º golo encarnado. Pizzi cobrou o canto com qualidade e Luisão surgiu ao primeiro poste a desviar a bola para a baliza - 3.º golo do capitão no campeonato, a igualar os números de Jardel, Maxi e Eliseu. 
    O golo galvanizou as águias e o segundo não demorou a chegar, com Lima a cruzar tenso para um desvio de Salvio na cara do guardião polaco do Estoril. Mas o melhor ainda estava para vir. O 3-0 e o 4-0, marcados aos 33 e 35 minutos, foram os golos da tarde. Pizzi, o melhor em campo hoje, fez um golaço, estreando-se a marcar no campeonato com um remate em arco à entrada da área (bola na gaveta, e execução difícil de primeira) e dois minutos depois houve espectáculo mas colectivo: Lima, Gaitán e Maxi Pereira cozinharam uma jogada mágica mas simples, e Jonas tratou de a finalizar.
    No regresso dos balneários as águias baixaram o ritmo inicialmente - era aliás quase impossível manter a troca de bola electrizante do final da 1.ª parte - e o 5-0 chegou através da marca de grande penalidade. Jonas foi derrubado, Lima juntou-se à festa colocando também o seu nome na lista de marcadores. Com o conforto de uma mão cheia de golos, Jesus refrescou a equipa, tirando Pizzi e Gaitán para colocar Talisca e Ola John, e até ao término do jogo houve poucas oportunidades. O Estoril teve a sua maior quando Léo Bonatini desperdiçou no frente-a-frente com Artur, e o Benfica fechou a sua goleada com Jonas a bisar. No lance o maior destaque foram os passes de Talisca e Lima, e embora Kieszek tenha conseguido defender o remate de Ola John, nada podia fazer perante a recarga de Jonas para uma baliza sem ninguém.

    Em dia de aniversário o Benfica esmerou-se e tudo saiu bem. Toda a equipa apresentou intensidade, e uma qualidade na troca de bola que culminou numa enorme dinâmica ofensiva, e é inegável que o regresso de Nico Gaitán contribuiu para isto. Jonas bisou, Lima marcou e foi importante na forma como trabalhou diversos lances com os colegas, Samaris voltou a estar bem (esteve fortíssimo nos lançamentos longos, tal como Talisca quando entrou), Salvio teve os seus momentos e Luisão voltou a mostrar que os defesas do Benfica não pretendem parar de marcar. 
    Em jornada de Clássico, o líder conseguiu colocar pressão sobre os rivais, não sofreu golos mais uma vez e distanciou-se como melhor ataque. No epicentro da tarde em que tudo correu bem, para além do regresso de Gaitán, esteve mais uma excelente exibição de Pizzi - o 21 do Benfica jogou, fez jogar, marcou um golaço, assistiu Luisão e provou que neste momento não há ninguém que desempenhe a sua posição tão bem quanto ele. A Selecção joga a 29 e 31 de Março, Fernando Santos há-de estar atento.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Pizzi (Benfica)
Outros Destaques: Luisão, Samaris, Gaitán, Salvio, Jonas, Lima

0 comentários:

Enviar um comentário