24 de abril de 2015

Sorteio Meias-Finais Champions (Bayern-Barcelona e R.Madrid-Juventus) e Liga Europa

O sorteio das meias-finais das competições europeias, agora órfãs de qualquer emblema português, deu-se esta manhã em Nyon (Suiça) e os adeptos de futebol podem-se regozijar porque foi um sorteio positivo para o futebol e para o espectáculo.
    As 4 equipas da UEFA Champions League casaram da seguinte forma:

    Barcelona - Bayern Munique
    Real Madrid - Juventus

     Barba Por Fazer - O importante para quem gosta de futebol era assistir a um Barcelona-Bayern, fosse nesta fase ou na final. Sendo nas meias, há a vantagem de podermos ver um grande jogo duas vezes. Neste cenário, calhou ao Real Madrid aquela que é na teoria a equipa mais fraca entre as 4 em competição, embora a cínica e bem trabalhada Juventus queira impedir os merengues de defender o título em Berlim.
    Quem assumirá a batuta e a posse de bola? É esta uma das grandes questões do embate entre Barcelona e Bayern. O duelo entre espanhóis e alemães promete e muito, e há muitos motivos para isso: Guardiola conhece tão bem este Barcelona, criou o seu ADN e a edificou a base do seu sucesso, mas será que tem um antídoto para condicionar as acções de Lionel Messi? Se o Bayern for a equipa que assumir a bola, não será perigoso imaginar um Barcelona que possa contra-atacar frente à defesa do Bayern (o sector mais fraco) com Neymar, Suárez e Messi apontados à baliza de Neuer? Conseguirá Luis Enrique arranjar forma de Busquets-Rakitic-Iniesta não serem engolidos pelo miolo bávaro? Certo é que o desfecho deste duelo de titãs é 50/50, embora perante o actual quadro clínico do Bayern o Barcelona leve vantagem. As meias-finais jogam-se a 5/6 e 12/13 de Maio, e até lá veremos se um ou mais jogadores entre Robben, Ribéry, Alaba e Benatia já estarão recuperados. O Bayern terá a vantagem - tal como a Juventus tem no duelo com o Real - de em princípio chegar a estes embates com o campeonato já resolvido e matematicamente decidido.
    Embora conte com Pirlo, Pogba (recuperará?), Tévez, Buffon, Vidal e tantos outros craques, a Juventus era a equipa que Real Madrid, Bayern e Barcelona queriam defrontar. Na temporada passada Juventus e Real Madrid integraram o mesmo grupo na Champions, com o Real a passar em 1.º e a Juventus a ser relegada para a Liga Europa (onde veio depois a ser eliminada nas meias pelo Benfica), e nos jogos entre si o Real venceu em casa por 2-1 e empatou em Turim 2-2. Desta vez, a abordagem será diferente, é bem possível que a Juventus - à imagem do que o Atlético Madrid conseguiu fazer com o rival nos quartos - privilegie o momento defensivo, e embora mesmo sem eles o Real Madrid seja favorito, será essencial aos merengues que Benzema e Bale estejam aptos para jogar, mas Modric em princípio não jogará e a sua ausência poderá notar-se.
    

Já na Liga Europa a prioridade era Sevilha (vencedor na temporada passada, derrotando o Benfica) e Nápoles não se encontrarem nesta fase, e foi o que o sorteio ditou.

    Sevilha - Fiorentina
    Nápoles - Dnipro

    Barba Por Fazer - Tal como na Champions, o vencedor da última Liga Europa perdura ainda em competição. O outsider Dnipro era a "presa" que os 3 emblemas do mediterrâneo quereriam e calhou ao Nápoles defrontar Konoplyanka e companhia. O Sevilha, a equipa mais madura e experiente em termos europeus e que melhor defende entre as 4, depois de ultrapassar o Zenit terá novamente um teste à altura e com desfecho imprevisível.
    O melhor desfecho desta competição, considerando o desempenho que as equipas têm tido, era uma final entre Sevilha e Nápoles e esse cenário mantém-se possível. Os napolitanos de Rafa Benítez (homem que comandou o Chelsea à vitória da Liga Europa em 2012/ 13) são uma equipa muito forte em casa e perante um Dnipro que defende bem mas tem soluções limitadas, pode-se esperar uma entrada forte na 1.ª mão, a tentar resolver a eliminatória como na Alemanha diante do Wolfsburgo. Ter Higuaín, Hamsik, Mertens e Callejón deve ser suficiente para o inferno napolitano dar 2 passos até Varsóvia. A outra meia-final é mais difícil de prever, embora o Sevilha seja favorito e assim possa eventualmente renovar o título que tirou ao Benfica em Maio passado. A equipa dos portugueses Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras apresenta maior consistência, é fortíssima em casa, defende bem e está mais calejada em termos europeus. No entanto, é preciso não esquecer que a Fiorentina eliminou Tottenham, Roma e Dínamo Kiev para chegar a esta fase.

0 comentários:

Enviar um comentário