15 de abril de 2015

Porto 3-1 Bayern: Super Dragões

Porto  3 - 1  Bayern Munique (Quaresma (pen.) 4' 10', Jackson Martínez 65'; Thiago 28')

    Simplesmente incrível! O Futebol Clube do Porto surpreendeu o futebol europeu com uma vitória clara e colocou-se em boa posição para seguir para as meias-finais da Champions. No Dragão, Jackson Martínez regressou e logo para titular e o Porto aos 10 minutos já vencia por 2-0. Os azuis e brancos souberam explorar as fragilidades de alguns elementos do Bayern, pressionaram alto nos momentos certos e foram superiores contra um Bayern que - mesmo não tendo Robben, Ribéry, Schweinsteiger, Alaba, Benatia e Javi Martínez - era favorito.
    Hoje foi um daqueles jogos em que fica demonstrado porque é que o futebol é tão bonito e imprevisível. O jogo começou praticamente com Jackson, com a corda toda, a aproveitar um erro de Xabi Alonso e a ser derrubado por Neuer na grande área. O árbitro assinalou correctamente a grande penalidade mas o gigante alemão poderia ter sido expulso. Ricardo Quaresma, com nervos de aço, fez o 1-0 e, com um desperdício de Lewandowski pelo meio, o extremo portista voltou a destacar-se à passagem do minuto 10: desta vez a bola queimou Dante, Quaresma arrancou disparado com a bola e, novamente cara a cara com Neuer, finalizou de trivela. Com 2-0 no marcador o Porto procurou manter a estratégia: desistir de ter bola em algumas zonas, procurando provocar o erro e permanecer coeso e intenso. O Bayern ainda reduziu para 2-1 através de Thiago Alcântara depois de um bom cruzamento do central Boateng, e até ao fim da frenética 1.ª parte Alex Sandro ainda acertou na trave num cruzamento-remate.
    Se o intervalo poderia permitir à equipa de Guardiola recompor-se e entrar forte na segunda parte, não foi isso que aconteceu. Pleno de garra, o Porto iniciou a 2.ª parte do mesmo modo que o tinha feito no começo, com Brahimi e Óliver a assumirem a bola e foi preciso uma brilhante intervenção de Neuer a tirar o golo ao mexicano Herrera. O 2-1 era um bom resultado mas o Porto sabia o que era melhor ainda.. o 3-1. E foi o que Jackson Martínez fez aos 65' - Alex Sandro colocou a bola entre os centrais, Boateng vacilou e Jackson fugiu aos centrais, a Neuer e finalizou com os centrais (que noite horrível!) a acompanharem a bola até à baliza. O Bayern nunca soube reagir, sobretudo depois do 3-1 que "matou" a equipa e encontrou uma defesa que soube sempre tirar os espaços a Müller e Lewandowski.

    3-1 contra um dos 3 principais favoritos a ganhar a Champions. O Porto transcendeu-se e embora na 2.ª mão não vá contar com os laterais Danilo e Alex Sandro (Lopetegui deverá apostar em Ricardo Pereira, Maicon, Marcano e Martins Indi, a não ser que privilegie uma defesa a 3), a verdade é que basta o Porto marcar 1 golo e o Bayern terá que imediatamente marcar 3 golos.. para ir a prolongamento.
    Portugal e as equipas portuguesas saem valorizadas pela performance do Porto hoje, e se as equipas querem realmente ser "grandes" a Champions é o palco para tal. O Porto soube estudar o Bayern (os alemães sofreram hoje 3 golos embora no campeonato tenham apenas um total de 13 golos sofridos), provavelmente só o Wolfsburgo conseguiu esta época impor-se ainda melhor ao campeão da Bundesliga, e por mérito do Porto o Bayern fez francamente pouco. E o que fez, fez mal. Que o digam especialmente Dante e Boateng.
    O principal destaque foi a forma como a equipa funcionou na perfeição, mas há dois nomes que merecem um louvor diferente: Jackson Martínez e Ricardo Quaresma. O extremo bisou e inspirou os colegas ao marcar 2 golos em 10 minutos, revelando enorme compostura; já Cha Cha Cha foi impressionante. Fez os 90 minutos e foi inexcedível - como capitão, impôs a partir da frente o ritmo aos colegas, ganhando a grande penalidade com 2 minutos de jogo e coroando a exibição ao marcar o 3-1. Ele acreditou, e a equipa acreditou.
    É certo que é possível o Bayern ganhar 2-0 na Alemanha (dificilmente o conseguirá se entre Robben, Ribéry, Alaba e Schweinsteiger 2 deles não recuperarem), mas o Porto está bem colocado para figurar entre o Top-4 da Champions 2014/ 15 o que, no actual contexto, é um feito tremendo. 


Barba Por Fazer do Jogo:
 Jackson Martínez (Porto)
Outros Destaques: Alex Sandro, Casemiro, Óliver, Brahimi, Quaresma; Thiago 

0 comentários:

Enviar um comentário