23 de abril de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 34

Fantasy Premier League - Contam-se as semanas para o Chelsea festejar o título de campeão, contam-se as jornadas para o fim da liga mais mediática e espectacular do mundo.
    A última jornada, cujo nº de jogos foi afectado pelas meias-finais da FA Cup (Arsenal e Aston Villa carimbaram o acesso à final), ficou marcada principalmente pela vitória (1-0) do Chelsea sobre o Manchester United. Eden Hazard voltou a ser decisivo na caminhada dos blues rumo a um título que foge desde 2009/ 10. O WBA surpreendeu o Crystal Palace, o Leicester conseguiu a 3.ª vitória consecutiva e já espreita a salvação, e a conjugação de resultados de Southampton e Tottenham conduziu a uma troca na tabela classificativa. Os spurs estão agora acima, em 6.º.
      Já esta jornada 34 tem, em termos de Fantasy, 12 jogos. Southampton e Tottenham defrontam-se num jogo determinante no acesso à Europa, o Manchester United visita o Everton mas o jogo grande está marcado para Domingo às 16:00 - Arsenal (2.º) versus Chelsea (1.º). Na primeira volta a equipa de Stamford Bridge venceu 2-0.
    Voltando à jornada passada, poucos foram os destaques individuais. 11 pontos foi o máximo que vários jogadores atingiram - Andy King e Wes Morgan (Leicester City), Eden Hazard, Jesús Navas, Chris Brunt e James Morrison (WBA) e o guardião do Burnley, Tom Heaton. Não houve 1 único empate, Agüero e Kane fugiram ao lesionado Diego Costa, apresentando ambos agora 20 golos, e em sete jogos 5 guarda-redes tiveram clean sheet
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2019364-449247)

Liverpool, Chelsea, Hull e Leicester City são as 4 equipas que tem "jornada a dobrar". Ter 1 ou 2 médios do Liverpool (entre Sterling, Henderson e Coutinho), um médio do Chelsea (Hazard e/ ou Fàbregas) e uma figura defensiva do provável futuro campeão são quase obrigatoriedades desta jornada. Não é nosso princípio repetir jogadores de uma semana para a outra, mas as boas perspectivas de pontuação de Agüero e Hazard obrigam a isso. Poderão destacar-se:

 Raheem Sterling - Liverpool - 8.5

    Para o ano parece estar anunciada uma pequena revolução em Anfield. O título fugiu por pouco ao Liverpool no ano passado e esta temporada a equipa não só sentiu a falta de Suárez, como acusou a lesão de Sturridge e a demorada/ ainda adiada adaptação de alguns jogadores (Lallana, Lovren, Balotelli). Na próxima época deixará de haver Steven Gerrard, Balotelli estará de malas feitas, tal como figuras secundárias como Touré, Brad Jones ou Borini, mas as portas talvez também se abram para Skrtel e Sterling (a questão contratual nunca mais encontra um final feliz). A permanência de Rodgers ou aposta num treinador como Klopp será também uma das questões por resolver, isto num clube que deverá terminar a Premier League no lugar em que se encontra - o quinto. Esta jornada os reds jogam duas vezes fora, em casa do WBA e Hull, e por isso mesmo são a par do Chelsea uma das equipas mais atractivas para apostar.

    Sterling, mesmo sem ter o seu futuro resolvido, é a aposta de topo por ser o jogador com mais pontos na batalha com Henderson e Coutinho. Se a tarefa fosse escolher qual o mais consistente esta época o feliz contemplado seria o médio inglês que tem assumido o papel de Gerrard. Qualquer 1 dos 3 médios é uma opção a considerar, tal como seria Sturridge se a sua titularidade fosse uma certeza e estivesse estável fisicamente.

 Eden Hazard - Chelsea - 11.3

    O derby de Londres, marcado pela grotesca rivalidade entre Mourinho e Wenger, promete. O Arsenal está motivado, pratica um futebol atraente, mas pela frente terá a equipa com mais clean sheets (curiosamente, Hazard é o jogador da liga inglesa com mais jogos sem sofrer golos, amealhando 17 pontos à conta deste pormenor) e que procurará ser letal e eficaz como o tem sido nos 2 últimos jogos. A equipa de José Mourinho joga 2 vezes esta jornada, ambas fora, e defronta um dos seus grandes rivais e depois uma equipa que lutará com unhas e dentes para fugir à despromoção (Leicester). Ter 1 figura defensiva (Ivanovic, Terry, Courtois..) e um médio (Hazard e Fàbregas são os únicos que justificam um olhar atento) é importante nesta jornada, sendo que o extremo belga, que continuará até fim do campeonato a vincar o seu estatuto de melhor jogador da competição, é um dos fortes candidatos a capitão nesta jornada.

 Charlie Adam - Stoke City - 5.4

    Foi em 2010/ 11 que um recém-promovido Charlie Adam do modesto Blackpool conseguiu uns incríveis 192 pontos (12 golos, 9 assistências, 45 pontos de Bónus) no Fantasy. Daí para cá a carreira do médio escocês fez-se por Liverpool e Stoke, num nível francamente abaixo do apresentado nessa época memorável. Esta época Adam nem sempre é titular mas nos últimos 3 jogos somou 2 golos: aquele remate desde o seu meio-campo com o qual bateu Courtois, e diante do Southampton. Será que o Sunderland será a nova presa?


 Kun Agüero - Manchester City - 12.6

    Não há muito a dizer neste caso. Agüero acordou a tempo de tentar segurar o título de melhor marcador da Premier League, e esta jornada (em casa contra o Aston Villa) terá nova oportunidade de aumentar a sua marca individual. Com Harry Kane a visitar o coeso Southampton, Agüero pode aproveitar para fugir ao jovem revelação. Ter ou não ter David Silva recuperado pode fazer diferença no jogo do craque argentino.

 Leonardo Ulloa - Leicester City - 4.9

    Há jogos grandes que nos atraem por força da História dos emblemas e da qualidade dos jogadores, mas quem goste verdadeiramente da Premier League tem que ver nesta jornada o Burnley-Leicester. Poderá até não ser o jogo mais bonito, mas podem esperar enorme emoção e muita, muita luta. O Leicester esteve afundado no último lugar durante largo período mas com 3 vitórias seguidas já conseguiu ultrapassar Burnley (agora último com 26 pts) e QPR (26). O Leicester tem agora 28, tantos como o Hull, e menos 1 que o Sunderland. Mais: o Leicester tem menos um jogo que as duas equipas abaixo, e nesta jornada as contas acertam-se. O 2.º jogo é uma recepção ao Chelsea (veremos se as raposas azuis conseguem roubar 1 ponto) mas o primeiro é tudo o que a luta pela manutenção tem de bom. Nesse jogo, para o qual Nugent está em dúvida, elementos como Andy King, Vardy e Cambiasso serão vitais. Mas é do ressuscitado Ulloa (lembram-se quando ele à 5.ª jornada levava 5 golos?) que se pode esperar também um papel determinante.

Outras Opções:
Guarda-Redes: Thibaut Courtois (5.9) e Simon Mignolet (5.3) jogam duas vezes, e entre aqueles que só têm uma vida Joe Hart (6.1) é potencialmente a melhor opção. Mas também Krul e Schmeichel terão uma palavra a dizer nesta jornada.

- Defesas: Martin Skrtel (5.9) junta à consistência defensiva o facto de ser uma ameaça nas bolas paradas ofensivas e a sua apetência para conseguir Bónus (tem 22, tantos como Agüero ou Austin); os defesas do Chelsea são também alvos preferenciais, aos quais se podem juntar elementos como Daryl Janmaat (5.3) e Ryan Shawcross (5.3).

- Médios: Não se esqueçam de Yannick Bolasie (5.7) e Matt Phillips (4.6), se o Arsenal fizer mossa no Chelsea Alexis Sánchez e Ramsey terão desempenhado bem o seu papel, será curioso ver como se comporta Fellaini no seu regresso a Goodison Park e, como referimos, para além de Sterling e Hazard, há Henderson, Coutinho e Fàbregas.

Avançados: Glenn Murray (5.3), Charlie Austin (6.4) e Mame Biram Diouf (6.1), confiem neles. E claro que Kane pode sempre marcar.

0 comentários:

Enviar um comentário