14 de abril de 2015

Revisão: 'Better Call Saul'

Criado por
Vince Gilligan, Peter Gould

Elenco
Bob Odenkirk, Jonathan Banks, Michael McKean, Rhea Seehorn, Patrick Fabian, Michael Mando, Mel Rodriguez

Canal: AMC

Classificação IMDb: 8.7 | Metascore: 78 | RottenTomatoes: 97%
Classificação Barba Por Fazer: 85



- Abaixo podem encontrar Spoilers - 
A História: 
    A spin-off de 'Breaking Bad' terminou no passado dia 6 de Abril ao décimo episódio ('Breaking Bad' teve 7 na sua temporada de estreia) e superou expectativas, com Vince Gilligan e Peter Gould a provarem que não perderam o jeito e que há vida depois - ou mais propriamente, antes - de Walter White e Jesse Pinkman.
    'Better Call Saul' eleva ao estatuto de protagonista o advogado manhoso de Walter White, Saul Goodman mas, como Nuno Markl escreveu numa magnífica análise na sua Cave, o cartoon é desta vez transformado em humano. Saul Goodman foi em tempos Jimmy McGuill e é assim que o conhecemos desta vez. Ao longo de uma dezena de episódios acompanhamos um homem que aos olhos do irmão Chuck (um advogado de renome, que nos intriga pela sua "alergia electrónica") nunca passará de um mestre dos esquemas e artimanhas capaz de assumir sempre o atalho mais fácil, e esta 1.ª Temporada dedica-se - ou não fosse Vince Gilligan o especialista em trabalhar o arco de uma personagem - a pegar num homem que procura a aprovação do irmão e um lugar digno na sociedade mas que, por uma conjugação de factores, abraça uma natureza que procurou rejeitar e arranca em direcção à personagem que conhecemos entre 2008 e 2013 em 'Breaking Bad'.

    Os 2 primeiros episódios ("Uno" e "Mijo") agarram o espectador como poucas outras séries, a temporada baixa o nível mas quando visitamos o passado de Mike Ehrmantraut ("Five-O") e finalmente no penúltimo e último episódios, só apetece que a segunda temporada esteja já aí ao virar da esquina. Com muitas questões morais pelo meio e com toda a criatividade ao serviço das mais engenhosas vigarices, Gilligan volta a dar-nos uma personagem complexa (e Saul Goodman parecia antes tão simples ao pé de um Professor de Química com cancro mas egoísta e genuinamente mau, e de um rapaz que veio a perder tudo e com o qual era impossível não partilharmos o sofrimento), mantendo o tom e fazendo-se acompanhar por vários realizadores que já tinham colaborado consigo.
    Em termos concretos, Jimmy McGuill trabalha por conta própria, cuida do irmão, familiariza-se com o apelido Salamanca, envolve-se no caso do pitoresco casal Kettleman, conhece Mike, luta pelos seus clientes idosos e visita as suas origens e o seu velho amigo Marco (Mel Rodriguez), que acaba por se revelar determinante no destino da personagem principal. Para além da evolução postural e do impacto do contexto sobre Jimmy McGuill, ficam na retina as elaboradas artimanhas - a dos gémeos skaters (percebemos que a série é boa quando Jimmy os salva num julgamento no meio do deserto), o herói do billboard, a forma como se resolve o caso Kettleman, e os vários esquemas com Marco desde um beco até uma moeda.
    Não é preciso ter visto 'Breaking Bad' para apreciar 'Better Call Saul', mas há momentos que se tornam especiais tendo a série anterior presente. Desde as primeiras imagens, que trazem à tona uma conversa entre Pinkman e Goodman; à mentira com um nome de Kevin Costner, passando pela justificação do porquê de Saul/ Jimmy ter aquele anel no mindinho e acabando no momento em que, embora não o escolha, Jimmy McGuill confronta-se pela primeira vez com aquele que será um dos seus futuros fatos característicos. Os pormenores que interligam as séries são subtis. E é assim que as coisas deviam ser sempre, sem nos espetarem tudo na cara.

    O mais importante para esta nova aposta da AMC é que, finda a primeira temporada, 'Better Call Saul' tem valor por si só, ganhou a sua independência e embora seja impossível (teoricamente) chegar no cômputo geral ao nível que 'Breaking Bad' (para nós a melhor série de TV até hoje) atingiu, o que é certo é que avaliando bem esta primeira temporada acaba por ser superior à 1.ª da irmã mais velha. Mas deixa de fazer sentido manter comparações no futuro.
    
A Personagem: Jimmy McGuill (Bob Odenkirk).
    Embora Chuck McGuill seja uma personagem inicialmente intrigante, seja interessante recuar ao passado de Mike e Marco seja peça-chave, 'Better Call Saul' tem claramente no protagonista a personagem-chave da primeira temporada. É um novo lado de Bob Odenkirk que a dupla Gilligan/ Gould explora, numa nova demonstração do que é bom character development. Para quem via Saul Goodman como aquela figura alegre, capaz de quebrar o gelo em qualquer momento, é bom conhecer agora um passado em tons de negro.

O Episódio: 09 'Pimento'.
    O penúltimo episódio da temporada pode ser considerado o ponto-crítico na viagem de McGuill até Goodman. A relação entre os irmãos Jimmy e Chuck torna-se mais transparente que nunca, e Mike define a série e o trabalho concepcional de Vince Gilligan quando explica a diferença entre ser um homem mau e um criminoso: I've known good criminals and bad cops, bad priests, honorable thieves-you can be on one side of the law or the other, but if you make a deal with somebody, you keep your word. You can go home today with your money and never do this again, but you took something that wasn't yours and you sold it for a profit. You're now a criminal; good one, bad one-that's up to you.
    Para além de 'Pimento', também 'Five-O' é excelente - dedicado em exclusivo ao passado de Mike Ehrmantraut, e com uma realização (Adam Bernstein, que realizou episódios de 'Breaking Bad' e 'Fargo') com ares de Scorsese.

O Futuro: 
    Daqui para a frente estão criadas as bases para o nascimento e ascensão de Saul Goodman. A próxima temporada promete mais acção porque Jimmy deve passar para o lado errado da Lei, e seria bom ver Nacho Varga (Michael Mando) mais envolvido, e Price (Mark Proksch, que só surgiu em 'Pimento') bem que também podia voltar a aparecer. Também deveremos testemunhar o desenvolvimento da relação Jimmy-Mike, perceber o passado de Jimmy com Kim; mas para que a série possa alcançar um dia o estatuto de Clássico precisa ainda que surjam novas personagens acessórias mas cativantes (dificilmente Chuck, Howard e Kim se tornarão entusiasmantes de uma forma marcante) .

0 comentários:

Enviar um comentário