27 de abril de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 44



Filme: Almost Famous
Actriz: Kate Hudson

por Miguel Pontares

    Confiem em mim, não há ninguém neste mundo capaz de explorar e transformar em narrativa o backstage da indústria musical como Cameron Crowe. O homem que cresceu a entrevistar Bob Dylan, Neil Young, David Bowie e que andou às cavalitas dos Led Zeppelin é o número 1 no género, e a prova disso são o documentário de 2011 'Pearl Jam Twenty' e, claro, 'Almost Famous' (qual de nós não gostaria de estar naquele autocarro a cantar a "Tiny Dancer" de Elton John?).
    O que nos traz à sonhadora Penny Lane. Em 'Almost Famous' assistimos em primeiro plano à história de um rapaz de 15 anos - baseado no passado do realizador Cameron Crowe - que consegue trabalhar para a popular revista Rolling Stone, acompanhando a tour da banda ficcional Stillwater (existiu uma banda com esse nome, mas as histórias retratadas são resultado do passado da tríade Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e The Allman Brothers Band). Mas o que é que era uma tour nos anos 70 sem um conjunto de groupies?
    Penny Lane é uma rapariga de excessos, de sonhos destruídos e adiados, mas é aquele sorriso permanente e o olhar fascinado por "estar tudo a acontecer" que a fazem ser a alma do filme. Penny está longe de ser uma figura modelo para a juventude feminina - ela prefere famosos por serem "pessoas mais interessantes", vive uma relação conturbada com o guitarrista Russell Hammond (Billy Crudup) que tanto a valoriza e aclama como sua musa como no minuto seguinte a descarta, e como expoente da sua vida excessiva acaba por ter uma overdose.
    Para além disto, o que torna Penny Lane uma das mais interessantes personagens femininas do Cinema - perfeita representação da complexidade e riqueza emocional e psicológica das mulheres - é a forma como em 'Almost Famous' encanta dois homens completamente diferentes: um guitarrista carismático e imprevisível, e um miúdo de queixo caído relativamente ao panorama musical e incapaz de fazer mal a uma mosca.
     É o triângulo improvável William-Penny-Russell que faz 'Almost Famous' ser o que é. Uma das melhores representações do que é amar a música e amar uma banda, para lá do imaginável. E aquele toque final, a forma de promover o reencontro de William e Russell, é a assinatura de uma personagem que esconde a sua vulnerabilidade e cria uma capa aceitando que a sua missão é inspirar.
    

← Anterior (45)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (43) →                                                                                                                                                                                     

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário