16 de abril de 2015

Hazard, Alexis, Kane, De Gea, Coutinho e Diego Costa nomeados para Jogador do Ano

  Premier League - A Associação Profissional de Futebolistas em Inglaterra divulgou hoje a shortlist de 6 possíveis vencedores dos prémios de Jogador do Ano e Jovem Jogador do Ano.

   Depois de no ano passado Luis Suárez ter vencido o principal prémio, com Hazard a arrecadar a honra da juventude, desta vez o belga é precisamente o principal candidato a suceder a Luis Suárez e Gareth Bale.
    Na corrida para a distinção de Jogador do Ano estão então Eden Hazard (Chelsea), Alexis Sánchez (Arsenal), Harry Kane (Tottenham), David De Gea (Manchester United), Philippe Coutinho (Liverpool) e Diego Costa (Chelsea). Os candidatos a Jovem Jogador do Ano são praticamente os mesmos, constando Raheem Sterling (Liverpool) e Thibaut Courtois (Chelsea) nos lugares de Alexis e Costa, não elegíveis para essa categoria.
    O mais certo, e mais justo atendendo ao que aconteceu nas 32 jornadas já jogadas de Premier League, será Eden Hazard ser eleito o Jogador do Ano da PFA e pode dar-se o caso de - tal como Gareth Bale (12/ 13), Cristiano Ronaldo (06/ 07) e Andy Gray (76/ 77) - vencer em simultâneo os dois prémios. De qualquer forma, e até pela forma como em Inglaterra há actualmente um enorme respeito pelo crescimento de Harry Kane como jogador, o mais sensato será Hazard ser o Jogador e Kane o Jovem Jogador do Ano. Ganhando, Hazard tornar-se-á o 1.º jogador belga galardoado e apenas o segundo jogador do Chelsea (só John Terry ganhou em 2004/ 05) a ser distinguido.

    Abordando a justiça das nomeações, havia 4 jogadores que tinham que constar - Hazard, Alexis, Kane e De Gea - e os restantes dois lugares para Jogador do Ano acabariam por ter que ir parar a alguém entre Agüero, Silva, Diego Costa, Fàbregas, Henderson, Coutinho e Cazorla.
    A PFA considera passíveis de ser nomeados para Jovem Jogador do Ano elementos sub-23, o que gera sempre uma lista de créditos firmados e não um conjunto de jovens talentos. Com o actual critério Hazard e De Gea (no decorrer da época já completaram 24 anos) figuram, e talvez fosse primordial considerar outros elementos antes de Courtois (que é um dos melhores do mundo na sua posição isso não está em questão). Kane, Coutinho e Sterling são escolhas perfeitamente adequadas, mas - baixando a idade - poder-se-iam fazer acompanhar por exemplo por Berahino, Ings e Bellerín. Apenas uma nuance, mas que contornaria os procedimentos actuais que geram 2 listas quase iguais de Jogador e Jovem Jogador do Ano.

0 comentários:

Enviar um comentário