15 de abril de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 33

Fantasy Premier League - É uma jornada composta apenas por 7 jogos, mas não deixa de ser uma jornada para acompanhar de perto.
    Depois de um fim-de-semana marcado pela passagem de testemunho em Manchester (Old Trafford festejou a vitória de 4-2 sobre o rival), nesta jornada 33 o jogo grande volta a meter ao barulho a equipa de van Gaal. Os red devils deslocam-se a Stamford Bridge para tentar baralhar as contas do super-favorito-ao-título Chelsea. É difícil que os 4 primeiros classificados não sejam (ainda que a ordem possa mudar) os actuais, uma vez que embora o Liverpool esteja perto, o calendário do Manchester City é teoricamente acessível até ao fim. Assim, os principais focos de interesse são: o acesso à Liga Europa (que pode ser ou não simplificado consoante Liverpool ou Arsenal vençam a FA Cup) e, sobretudo, a luta pela manutenção! O Leicester City parece ter encontrado uma vida extra e do 20.º ao 14.º lugar ainda muita coisa pode mudar.
    Falando em termos de Fantasy e olhando para a ronda passada, foi a ronda de Yannick Bolasie. O extremo congolês, sempre entusiasmante mas nem sempre capaz de bons pontos, estabeleceu um novo máximo individual de uma jornada ao fazer 24 pontos (3 golos e 1 assistência nos 4-1 em casa do Sunderland); mas também o colega de equipa Glenn Murray brilhou (1 golo e 2 assistências) totalizando 14 pontos. Ashley Young foi a figura do derby de Manchester, Agüero bisou nesse mesmo jogo, no meio-campo destacaram-se Ramsey, Fàbregas e Joe Allen, e do ponto de vista defensivo Cresswell, Lovren e Alderweireld.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2019364-449247)

Desta vez não há Arsenal e Liverpool, nem Charlie Austin e Benteke, nem Hull e Sunderland. Assim sendo, algumas hipóteses para esta jornada são:

 Yannick Bolasie - Crystal Palace - 5.5

    Confiança não há de faltar no Selhurst Park. O Crystal Palace perdeu Tony Pulis e podia ter-se perdido na tabela mas a chegada de Alan Pardew, um dos treinadores do ano em Inglaterra e a prova de que ainda há quem siga o coração no futebol, "acordou" alguns jogadores e melhorou substancialmente a qualidade de jogo ofensivo dos eagles. Por esta altura com 42 pontos e a salvo da descida (normalmente a meta de 40 pts chega para garantir a manutenção), o Crystal Palace pode atrever-se a subir alguns lugares, estando a apenas 5 pontos do 8.º lugar (Swansea). 

    Nos últimos 6 jogos, o Crystal Palace ganhou por 5 vezes, uma sequência apenas interrompida em casa do Southampton e marcada positivamente pela vitória diante do Manchester City e pela vitória fora por 4-1 contra o Sunderland na última jornada. Glenn Murray (5.2) tem sido um dos jogadores em forma, recuperado por Pardew, e com 12-12-14 nas últimas 3 jornadas, e Yannick Bolasie explodiu na jornada passada com um hat-trick inédito e uma bola do jogo para guardar em casa. Ao extremo internacional pelo Congo mas nascido em Lyon, sempre faltou consistência e o que é certo é que nos últimos quatro jogos somou 3 golos e 4 assistências. Está em forma e promete ser uma valente dor de cabeça para um WBA que leva três derrotas consecutivas, sempre a sofrer 3 ou mais golos. Pulis conhece muito bem os jogadores deste Crystal Palace mas um golo cedo e o ambiente festivo do Selhurst Park pode catalisar a equipa da casa para nova vitória, com Bolasie e companhia a sentirem-se imparáveis.

 Jamie Vardy - Leicester City - 4.5

    Será Vardy o herói da manutenção do Leicester City? A ideia que nos dá é que o Leicester está em último desde que o campeonato começou mas, num volte-face à Premier League, de repente parece possível permanecer no principal escalão. A conjugação de resultados desfavoráveis dos concorrentes directos com as últimas 2 vitórias (2-1 ao West Ham com golo de Andy King aos 86' e 3-2 em casa do WBA com Huth a marcar aos 81' e Vardy aos 90') deixaram a luta para não descer definitivamente ao rubro. O Leicester, ao longo do campeonato, nunca mostrou capacidade defensiva - muitas vezes essencial para permanecer entre os grandes - mas tem-se destacado pela capacidade de ombrear com os maiores emblemas. A derrota em casa do Tottenham por 3-4 e a vitória épica ainda em Setembro contra o Manchester United por 5-3 são prova disso.
    O Leicester está a 3 pontos do 17.º lugar, tendo 1 jogo a menos, e tem pontos a seu favor: nas últimas 4 jornadas joga em casa 3 vezes e, para que a luta dure até ao fim as duas próximas jornadas serão decisivas: recebe o Swansea, e depois há um Burnley-Leicester que vale a pena ver. Nugent, Ulloa, Cambiasso e Jamie Vardy (2 golos e 2 assistências nos últimos 3 jogos), é deles que a equipa depende.

 Kun Agüero - Manchester City - 12.4

    O derby de Manchester foi negativo para a equipa azul celeste mas salvou-se o bis de Kun Agüero. O avançado argentino não tinha marcado nas 5 jornadas anteriores, mas achou por bem voltar ao activo em Old Trafford. O campeonato caminha para os braços do Chelsea, mas o prémio de melhor marcador ainda pode ir para um jogador do Manchester City. Agüero tem actualmente 19 golos, tantos como Diego Costa e Kane, sendo que o avançado do Chelsea falhará os próximos jogos por lesão e, comparando o calendário de Kane com o de Agüero, o argentino leva vantagem. West Ham (casa), Aston Villa (casa), Tottenham (fora) e QPR (casa) são os próximos 4 desafios do 16 do Manchester City, equipas contra as quais Agüero totalizou 7 golos na primeira volta. O título cada vez mais longe pode desmotivar o City mas a importância de não perder um lugar entre o Top-4 e a possibilidade de Agüero ser Bota de Prata podem despertar o melhor tanto do craque argentino como de Silva e Yaya Touré. Agüero nunca foi o melhor marcador na Premier League, e o seu recorde pessoal são 23 golos. Cheira a superação.


 Seamus Coleman - Everton - 6.8

    O Everton foi, sem margem para dúvidas, a Desilusão da época. Com um plantel idêntico ao do ano passado, os toffees passaram de 5.º para um actual 12.º lugar e a sobrecarga de jogos europeus não explica tudo. As últimas jornadas podem tornar a época menos má, e a locomotiva irlandesa Seamus Coleman, muito longe do estrondoso nível de 13/ 14 mas a crescer nos últimos jogos, pode ter um impacto decisivo contra o Burnley.

 Eden Hazard - Chelsea - 11.2

    Claro favorito para ser o Jogador do Ano, por estar a ser o mais consistente, e o primeiro jogador a chegar aos 200 pontos nesta época no Fantasy. O belga vai atingir um novo máximo de época, estatisticamente só Bolasie, Murray e Mata estão em melhor forma do que ele e não é por o adversário desta jornada dar pelo nome de Manchester United que Hazard é menos candidato a somar uma boa pontuação. Sem Diego Costa a equipa precisa ainda mais do talento do belga, Valencia não será o jogador mais indicado para lidar com as características do 10 do Chelsea e na eventualidade de haver uma grande penalidade, é quase garantido que não falha. Contra si, Hazard só tem uma coisa: Mourinho contra Manchester United e Arsenal pode preferir não sofrer e empatar do que marcar para ganhar. A ver vamos.

Outras Opções:
Guarda-Redes: Apenas 7 jogos, com Joe Hart (6.1) a ser o principal candidato a conseguir uma clean sheet. A sede de manutenção do Burnley pode complicar a vida do Everton, o Stoke-Southampton é difícil de antever e o Leicester precisará de uma boa exibição de Kasper Schmeichel (4.4) em casa. Um dos duelos da jornada é Courtois vs De Gea.

- Defesas: Jogando pelo seguro e tentando conciliar uma eventual possibilidade de garantir clean sheet com uma maior probabilidade de ter pontos ofensivamente, a dupla do Crystal Palace - Joel Ward (4.7) e Scott Dann (4.9) -, Jeffrey Schlupp (4.5) e Leighton Baines (7.0) são boas opções. A defesa do Manchester City inspira sempre cuidados porque pode haver rotação e não será surpreendente um defesa de Mourinho marcar no jogo grande.

- Médios: Ramsey, Sterling, Alexis Sánchez, Coutinho, Cazorla, Matt Phillips, Henderson e Özil. Nenhum deles conta para esta jornada 33. Considerando isto, e tendo já referido Bolasie e Hazard, o improvável Esteban Cambiasso (4.7) e o mago David Silva (9.8) poderão marcar ou assistir. Mirallas e Barkley seriam boas opções se estivessem com mais minutos nas pernas, e também Puncheon, Jedinak ou Zaha podem contribuir para um eventual bom jogo do C. Palace. E Sadio Mané já sabe o que é marcar ao Stoke.

Avançados: A suspensão de Sissoko pode ajudar a desequilibrar o Newcastle-Tottenham a favor dos spurs, beneficiando Harry Kane (6.4) com isso e podendo assim voltar aos golos depois de uma pausa de 2 jornadas. No Manchester City não é certo se Bony recuperará a tempo, nem tão pouco se Dzeko será lançado a titular e se Yaya Touré (contrariamente ao jogo de Old Trafford) aparecerá em campo com ganas de ganhar e transportar a equipa, potenciando os seus avançados. 

0 comentários:

Enviar um comentário