22 de abril de 2015

Champions: Real Madrid e Juventus nas meias-finais

Depois de uma noite europeia com 9 golos, esta quarta-feira apenas tivemos um. No derby entre os dois finalistas da Champions 2013/ 14, o Real Madrid conseguiu vencer - pela primeira vez em oito jogos com o Atlético esta época - graças a um golo do mexicano Javier "Chicharito" Hernández. No Mónaco, o último treinador português em competição disse adeus à prova milionária, com a Juventus a gerir à italiana a vantagem mínima da 1.ª mão.

Real Madrid  1 - 0  Atlético Madrid (Chicharito 88')

    À oitava foi de vez. O campeão europeu em título Real Madrid derrotou finalmente esta época o finalista vencido da última Champions e garantiu a presença entre as 4 melhores equipas da Europa. Os merengues viram-se privados de Benzema, Modric, Bale e Marcelo, mas depois de o Atlético ter ficado reduzido a 10 jogadores (expulsão exagerada de Arda Turan, considerando o critério), Ronaldo e James inventaram um golo para o hoje titular Chicharito.
    O 0-0 da primeira mão e as baixas fulcrais no Real tornavam o Atlético Madrid um perigoso candidato a qualificar-se hoje. A equipa de Simeone sente-se perfeitamente cómoda sem bola, tem alma e garra para dar e vender e durou.. 88 minutos. A 1.ª parte teve muitas faltas, cada vez mais típicas nestes derbies de Madrid, mas o volume ofensivo foi maior por parte do Real Madrid. A equipa de Ancelotti tentou o golo por Chicharito, Ronaldo e James mas o esloveno Oblak (o herói da primeira mão) esteve sempre intransponível, transmitindo enorme segurança e serenidade aos colegas. A melhor oportunidade dos primeiros 45 foi mesmo do capitão da Selecção portuguesa mas, frente a frente com Jan Oblak, o guardião agigantou-se e evitou o golo com um dos pés.
        Diego Simeone mexeu ao longo da 2.ª parte - trocou Saúl por Gabi ao intervalo e Griezmann por Raúl García no decorrer do jogo - e com o jogo "amarrado", graças à forma como o Atlético soube sempre cair em cima a pressionar e impediu os criativos James e Isco de acrescentarem valor, a expulsão de Arda Turan (2.º amarelo por jogo perigoso) acabou por ser uma adição de moral para a equipa da casa. Nos minutos finais, quando já se adivinhava o prolongamento, James Rodríguez viu Oblak fazer a defesa da noite (poucos guarda-redes defenderiam aquele remate, em que à primeira vista nem parecia ter havido defesa) e aos 88 minutos chegou o momento do jogo e da eliminatória: Cristiano Ronaldo fartou-se e combinou com o colombiano James Rodríguez (passe mágico na construção da jogada), aproveitando para assistir Chicharito (em melhor posição) para golo quando Oblak já fazia a mancha para um eventual remate do português.

    O vencedor da última Champions tem mais 2 jogos para provar que merece defender o título na final e a passagem para as meias-finais foi justa. Os merengues não foram brilhantes, viram-se condicionados pela raça e capacidade defensiva do Atlético mas no conjunto da eliminatória foram sem dúvida quem mais criou perigo e a equipa que mais procurou marcar. Jan Oblak foi o homem da eliminatória pela forma como manteve o Atlético vivo durante 178 minutos, mas Javier "Chicharito" Hernández acabou por qualificar o Real Madrid, com a ajuda da dupla Cristiano Ronaldo & James Rodríguez.


Barba Por Fazer do Jogo:
 Jan Oblak (Atlético Madrid)
Outros Destaques: 
Varane, Carvajal, James Rodríguez, Cristiano Ronaldo, Chicharito; Tiago



Mónaco  0 - 0  Juventus


    No Principado do Mónaco o jogo terminou tal e qual como começou. No final da 1.ª mão era fácil adivinhar que a Juventus iria bloquear o adversário e segurar a vantagem conquistada através da grande penalidade de Vidal, e foi mesmo isso que aconteceu. A Juventus pouco ou nada arriscou, e o Mónaco não teve argumentos para furar a defesa italiana.
    Pode-se dizer que a Juve "estragou" o jogo pela forma como não jogou nem deixou jogar, mas o que é certo é que foi assim que não deixou o seu melhor percurso europeu escapar-lhe (desde 2002/ 03 a vecchia signora não estava nas meias da Champions).
    A noite foi de pouco trabalho para Buffon e Subasic (cada equipa fez apenas 1 remate à baliza), sendo que as melhores oportunidades da 1.ª parte pertenceram a Kondogbia e Bernardo Silva. O melhor período dos monegascos aconteceu no início da segunda parte, altura em que o jovem Bernardo Silva descaiu várias vezes para o centro do terreno e, tirando uma má saída de Buffon salva por Evra, pouco futebol hoje. O melhor lance da 2.ª parte chegou por intermédio do pé mágico de Andrea Pirlo num livre de longe travado apenas pelo vértice superior esquerdo da baliza.
    Um jogo aborrecido, muito diferente do que a Juventus conseguiu em Dortmund, mas que foi suficiente para os italianos passarem das meias-finais da Liga Europa em 2014 para as meias-finais da Champions em 2015. Entre vários pequenos destaques, Kurzawa foi um dos jogadores mais interventivos, com Kondogbia e Bernardo Silva (correu tanto, embora nem sempre bem) a bom nível, tal como os "clássicos" italianos da Juventus.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Layvin Kurzawa (Mónaco)
Outros Destaques: Kondogbia, Bernardo Silva; Bonucci, Chiellini, Pirlo


O sorteio das meias-finais acontece na manhã desta sexta-feira - os 3 gigantes (Bayern, Barcelona e Real Madrid), desde o início os três favoritos a ganhar esta Champions, quererão teoricamente defrontar a Juventus. O que será melhor: assistir a dois jogos entre Bayern e Barcelona ou - eventualmente - ver a actual e a ex equipa de Guardiola defrontarem-se na final?

0 comentários:

Enviar um comentário