21 de maio de 2011

Olá Porto


Ganhaste outra vez.
Boa. Bom para ti Porto.
Ah e tal, o Porto é Portugal e então é bom para o futebol português... Não sinto isso. E o Rolando não sente Portugal como seu país, porque preferiu mostrar ao mundo a bandeira de Cabo Verde. Já bastava ter aquela cara de girafa esmagada. O Benfica não chegou à final e portanto iniciei o jogo sentindo-me neutro. No entanto, à medida que o jogo decorria senti-me a torcer pelo Braga. Sabes porquê Porto? Porque se eu for a Braga e pedir fruta dão-me um limão ou uma maçã. Mas um limão ou uma maçã mesmo. Não há cá códigos. E depois porque, indo ao youtube, não consigo saber o caminho para casa do presidente do Braga. Já de ti, Porto, não posso dizer o mesmo.
Ouço muitos portistas dizerem que ficam mais felizes com as derrotas do Benfica do que com as vitórias do Porto. Mas acho que percebo. Os teus adeptos acham que as tuas vitórias não são reais, Porto. Já toparam como funciona. Então preferem festejar as derrotas do Benfica. Que são pura e crua realidade, sem esquemas, sem truques. Isso faz-me gostar ainda menos de ti Porto. É isso e aquele cântico que vocês têm, em que se referem ao Benfica sem qualquer tipo de amizade para connosco. E cantam isso num Porto-Rio Ave ou num Porto-Marítimo quando estão a ganhar. Penso que é quando se sentem na apoteose, libertam a sua excitação lembrando sempre quem é o maior clube português. Fica-vos bem, nesse aspecto. Nós não pensamos muito em vocês quando ganhamos.
Outra coisa, Porto, que te faz ser um bocado feio é o animal que te representa ser um dragão. Mas deixa-me que te diga, tem tudo a ver contigo. O Benfica tem uma águia, e ela até costumava voar por lá a acenar a toda a gente, até mamar o bife. Dizem que ela vai voltar. Espero que sim porque juntamente com o hino arrepia. É grandeza que nunca terás/ compreenderás, Porto. Adiante. O Sporting tem um leão, não o passeia pelo recinto mas pelo menos é um animal que toda a gente reconhece nos programas do National Geographic. Até porque muita garra não combina com Alvalade. Mas tu, Porto, tu tens um animal diferente. Um dragão. Um animal que... não existe. Um animal envolto de penumbra, de obscuridade, como tantos dos teus títulos. Ainda por cima, um animal a que se associa maioritariamente o mal.
Dito isto, gostava de em vez de terem feito o “Como Treinares o teu Dragão” terem ensinado à justiça portuguesa “Como mandares o teu Dragão para a Prisão”. A Juventus, a Lázio, a Fiorentina e o Boavista foram todos condenados por corrupção e desceram de divisão. Tu não porquê? És um menino especial não és Porto? Diferente.
Este ano jogaste melhor à bola Porto. Lá isso é verdade. Mas nem sempre tem sido assim. E por isso mesmo, julgo ser compreensível o que sinto por ti.
Toda a realidade portista se assemelha ao número de magia dum ilusionista. Vemo-lo no palco, com zonas iluminadas e outras escuras, sempre com várias mulheres para distraírem o espectador e de repente a cartola (entenda-se baliza) vazia passa a ter um coelho (entenda-se golo).
Justiça, honestidade, nobreza de carácter, respeito, transparência, verdade: palavras que nunca associarei a ti Porto.


Olá Falcao,

“Benfica: Falcao por detalhes
A transferência de Falcão, internacional colombiano do River Plate, parece estar agora dependente de comissões e percentagens a serem pagas ao clube de formação do atleta.” 30 de Junho de 2009

"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD informa que deixou de ter interesse no jogador Radamel Falcao, que representa o River Plate, da Argentina." 7 de Julho de 2009

Ganhaste.
Boa. Bom para ti. Podias era estar no lugar do Cardozo. O Benfica descobriu-te bem, mas foi tão tenrinho ao não ter libertado mais uns euros. O ano passado terias marcado 60 golos com a ofensiva que o Benfica tinha. Agora vai-te embora do Porto, se faz favor. Respeito-te muito e mereces mais. E ainda por cima deves ser casado. E o Porto é um clube perigoso para os homens que são casados. É como no programa dos Gordos da Sic, há muitas “tentações”.

Olá Hulk,

Estás bom?
No outro fui ao Fun Center do Colombo. E vi uma daquelas maquinetas em que se coloca uma luva na mão e se dá um murro num saco com toda a força. E aquilo mede a força e tudo. Lembrei-me de ti. E do romeno também. Vá-se lá saber porquê.

Olá Moutinho,

Ganhaste. Estava difícil.
  

Fui ao teu site, Porto. Não percebo como a firewall não o bloqueia como conteúdo impróprio. Sempre julguei o site do Porto como um site de pornografia. No sector das modalidades não encontrei o golfe. Estranho...
Porto, parabéns pela Liga Europa, já agora.
E tenho uma novidade para ti. Por muito que ganhes, nunca atingirás a grandeza do Benfica. Não se explica, sente-se. Vive-se. MP

5 comentários:

  1. Olá Garganta Funda!
    Obrigada por nos presentearem com artigos como este. Apesar de não ligar muito ao futebol, sou benfiquista, e só sei que o Porto, começando pelo seu Presidente, mete nojo. A todos os níveis. Por isso, por mim: Adeus Porto. Até nunca mais!

    ResponderEliminar
  2. Olá André Villas-Boas...(tambem teve o seu mérito)

    ResponderEliminar
  3. Que comentário posso fazer?
    Está tudo dito e concordo a 100%!!!
    Não retirava nada. E ainda bem que te lembraste do cântico do SLB que os SD cantam (só quando passam a ganhar o jogo!!!) em qualquer jogo deles - penso logo "olha, o SLB está a jogar? Onde? Não vejo!"
    JP

    ResponderEliminar
  4. Só mais um comentário: Realmente a subida do FCP à tribuna para receber a taça, parecia a Sociedade das Nações!!!! Curiosamente, não vi uma única bandeira portuguesa!!! Vi de Cabo Verde, Colômbia, Uruguai, Brasil, Roménia e Argentina!
    Repito: nem uma bandeira portuguesa!!!
    Mas o Rolando é especial: tem dupla nacionalidade, deve gostar de jogar na selecção de Portugal, mas... levou a bandeira de cabo Verde!!!! Por mim, está fora da selecção das Quinas!!!
    JP

    ResponderEliminar
  5. A pedido de danmac.20:

    Olá Villas-Boas.

    Parabéns. Ganhaste bué de cenas.
    Só falta começares a chupar uns rebuçadinhos de mentol para que nas Flash Interviews e Conferências de Imprensa deixes de ter a voz de quem esteve uma noite inteira a fumar cinco maços de tabaco e a beber dois litros de bagaço.

    ResponderEliminar