19 de maio de 2011

Garganta Cinéfila

(500) Days of Summer (2009)

Realizador: Marc Webb
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel
Classificação IMDb: 8.0
             
          
           “This is not a love story. This is a story about love” – esta frase traduz na perfeição o filme de que vos falo hoje. É descrito como uma comédia romântica sobre uma rapariga que não acreditava que o amor existia, e sobre o rapaz que se apaixona por ela. Vi este filme há não muito tempo e considero-o uma das melhores comédias românticas do Cinema, senão a melhor. Não é a típica comédia romântica cliché que um dia integrará a grelha da SIC num domingo à tarde.
           Pela cabeça de Marc Webb, e muito graças ao talento dum actor promissor (Joseph Gordon-Levitt) chega-nos um filme graficamente diferente, com um argumento cativante e bem montado (de Scott Neustadter e Michael H. Weber) e uma excelente banda sonora, com algumas semelhanças com a do filme Juno. O filme aborda a vida, as relações homem-mulher, as diferenças entre o homem e a mulher, a evolução/desgaste duma relação com o tempo e a forma como nem sempre duas pessoas sentem o mesmo ou querem o mesmo para o seu futuro. Todos estes tópicos sustentados em analepses e prolepses. 
           O filme acaba por evoluir de uma simples comédia romântica para um retrato da nossa vida e da mente humana (preferencialmente masculina). O momento no comboio, em fim de tarde, ao som de “The Temper Trap – Sweet Disposition” é dos momentos mais genuínos do Cinema recente. É, sem dúvida, um dos filmes dos últimos anos que demonstram maior criatividade e que consegue fazer a diferença na sua simplicidade, honestidade e em momentos puros, tantas vezes representativos do mundo real. Sempre acompanhados pela música certa. 
           Um filme que é arte pura, aliando à 7ª arte outros tipos de arte: Desenho, Arquitectura, Música e Fotografia. MP
   
Citações do filme:
"There's only two kinds of people in the world. There's women, and there's men."
"Most days of the year are unremarkable. They begin, and they end, with no lasting memories made in between. Most days have no impact on the course of a life."
"I love how she makes me feel, like anything's possible, or like life is worth it."
"Robin is better than the girl of my dreams. She's real."
"This is lies. We are liars. Think about it. Why do people buy cards? It's not because they want to say how they feel. People buy cards because they can't say they feel or are afraid to. And we provide the service that let's them off the hook. You know what? I say to hell with it. Let's level with America. Or at least let them speak for themselves. Right?"


Trailer Aqui

Law Abiding Citizen (2009)



Realizador: F. Gary Gray
Elenco: Gerard Butler, Jamie Foxx, Leslie Bibb
Classificação IMDb: 7.2
                       
            Em que situações somos capazes de quebrar todos os nossos valores? Ir contra tudo aquilo que achávamos ser correcto? São poucas, mas a que envolve este argumento escrito por Kurt Wimmer é uma delas.
            Os homens mais temidos são aqueles que nada têm a perder – Clyde Shelton é um deles. Clyde era um cidadão comum e exemplar até ter sido obrigado a assistir ao assassinato brutal da sua mulher e da sua filha. Perdeu a sua família e, quase, o seu motivo de viver. Ainda existia algo que o fazia querer estar vivo. Um dos assassinos teve uma pena leve e passado 10 anos foi libertado. Clyde Shelton não se resignou e, já que a justiça não se fazia judicialmente, decidiu fazê-lo pelas suas próprias mãos. Matou o assassino e declarou-se friamente culpado. No entanto, a história não acaba aqui. Ainda lançou um aviso ao procurador que tomou conta do caso – Nick Rice. Ou compunha o sistema de justiça que falhou com a sua família, ou as pessoas importantes que fizeram parte do processo iriam morrer.
        Um grande Drama e Thriller que nos mantém agarrados ao ecrã do início ao fim. Este filme leva-nos a pensar numa situação bastante complexa. Seria alguém, no seu perfeito juízo, capaz de matar outra pessoa? Julgo que não. Mas se fossem nestas condições? Conseguiríamos viver tranquilamente sabendo que o assassino da nossa família estava à solta? Por muito que seja moralmente incorrecto, na minha opinião e neste caso específico, a justiça deve ser feita através da vingança.
Um destaque especial para o actor Gerard Butler. Uma interpretação brilhante do Escocês, sem dúvida, das melhores da sua carreira. TM

Citações do filme:
“Clyde Shelton: You're the one who makes deals with murders yea? Well I've come to make mine. Release me.
Nick Rice: Or what?
Clyde Shelton: Or I kill everyone.”
“Nick Rice: You think your wife and daughter would feel good about you killing in their name?
Clyde Shelton: My wife and daughter can't feel anything. They're dead.”

Trailer Aqui


2 comentários:

  1. Dois grandes filmes que tive a felicidade de já ter visto!

    ResponderEliminar
  2. "Um Cidadão Exemplar" tem um ponto de partida interessante, mas a forma que essa premissa foi desenvolvida fez com que o argumento se tornasse algo desinteressante e cansativo. "Law Abiding Citizen" é um filme bom, mas é apenas isso.
    3*
    Cumprimentos, Frederico.
    Já o outro é 5*

    ResponderEliminar