5 de maio de 2011

Garganta Cinéfila

The Dark Knight (2008)


Realizador: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart
Classificação IMDb: 8.9
             
            The Dark Knight (O Cavaleiro das Trevas) deu ontem na RTP1 e eu percebi que tinha que falar dele hoje. É daqueles filmes que não consigo não ver. Não é obviamente o típico filme-pipoca de domingo à tarde que já deu 75 vezes mas continuamos a ver mas é, a meu ver, o melhor filme de super-heróis de sempre.
É um facto que qualquer coisa em que Christopher Nolan toque se torna ouro, e é um facto que o falecido Heath Ledger (Joker) tem neste filme o papel da carreira e para mim um dos melhores papéis da História do Cinema. Papel esse que acabou mesmo por lhe dar um óscar póstumo de melhor actor secundário. Poderia às vezes ter sido uma escolha politicamente correcta, mas não, foi justa. É claramente a melhor interpretação dum vilão num filme de super-heróis e mais concretamente num da saga Batman, superando o antigo Joker interpretado por Jack Nicholson, Poison Ivy (Uma Thurman), Riddler (Jim Carrey) e relegando para 2º lugar The Penguin (Danny DeVito). Em jeito de sinopse o filme aborda o caos em Gotham City gerado por Joker e pelos outros criminosos, combatido pelo Batman (que não deveria ter aquela voz computadorizada), por James Gordon e Harvey Dent/ Two-Faces, levando à tomada de constantes decisões que jogam com o futuro de várias personagens.
Christopher Nolan está a dirigir muito bem os filmes da saga Batman, e é com grande expectativa que esperamos por “The Dark Knight Rises”, em 2012, que contará com Joseph Gordon-Levitt, Marion Cottilard, Tom Hardy e Anne Hathaway no papel de Catwoman. Tendo Nolan já dito que é o último filme da saga Batman que realizará pessoalmente tenho pena de não ver reeditadas as personagens Riddler e Poison Ivy. MP
   
Citações do filme:
Wanna know how I got these scars? My father was… a drinker. And a fiend. And one night he goes off crazier than usual. Mommy gets the kitchen knife to defend herself. He doesn’t like that. Not-one-bit. So – me watching – he takes the knife to her, laughing while he does it! Turns to me, and he says, “why so serious, son?” Comes at me with the knife… “Why so serious?” He sticks the blade in my mouth… “Let’s put a smile on that face!” And…Why so serious?
“Hey! Look at me. So I had a wife, beautiful, like you, who tells me I worry too much. Who tells me I ought to smile more. Who gambles and gets in deep with the sharks… Look at me! One day, they carve her face. And we have no money for surgeries. She can’t take it. I just want to see her smile again, hm? I just want her to know that I don’t care about the scars. So… I stick a razor in my mouth and do this…to myself. And you know what? She can’t stand the sight of me! She leaves. Now I see the funny side. Now I’m always smiling!”
How about a magic trick? I’m gonna make this pencil disappear. Ta-daa! It’s… it’s gone.”
“You either die a hero or live long enough to see yourself become the villain.”

Trailer Aqui

8 Mile (2002)

Realizador: Curtis Hanson
Elenco: Eminem, Brittany Murphy e Kim Basinger
Classificação IMDb: 6.7

                Hoje acordei e decidi guardar recomendações de grandes filmes para mais tarde e recomendo o não menos bom 8 Mile. É um filme que a maior parte da população não acha «grande espingarda» mas ao qual eu sinto que tem uma boa mensagem e merece ser enaltecido.
                Esta película retrata a vida de Eminem que, por sua vez, entra no filme e faz de si mesmo (embora assumindo o nome de Jimmy “Rabbit” Smith Jr.). Jimmy vive num bairro pobre onde a raça negra se impõe. O facto de ser branco faz com que seja alvo de discriminação no meio onde quer predominar, o Rap. Mas não é o único entrave no seu sonho. Os seus problemas familiares e monetários também reforçam a fronteira entre o anonimato e o estrelato. Porém, quando se tem um sonho e talento tudo se consegue com trabalho e persistência.
                A mensagem que Eminem pretende transmitir com a exposição da sua vida é a de que nunca se deve desistir do que se quer. Do que se sonha. As oportunidades hão-de surgir e cabe-nos aproveitá-las. Quando somos bons em algo não nos podemos resignar com o contrário apenas porque, no momento em questão, não está a correr bem. Todos os sonhos têm barreiras e nós temos que ter força para as ultrapassar. TM

Citações do filme:
“Fuck a beat, I'll go A Capella. Fuck a Papa Doc, fuck a clock, fuck a trailer, fuck everybody. Fuck y'all if you doubt me. I'm a piece of fuckin' white trash, I say it proudly. And fuck this battle, I don't want to win, I'm outtie. Here, tell these people something they don't know about me.”
“If something needs to happen with this shit, it needs to happen now.”

Trailer Aqui




0 comentários:

Enviar um comentário