14 de maio de 2011

Catroga e «pintelhos»


Falar de pêlos púbicos é tabu na nossa sociedade. Mas eles existem. Eduardo Catroga sabe disso. E sabe também que na gíria popular ou calão eles têm um outro nome. Uma espécie de pseudónimo - pintelhos. Esta é uma introdução que não é minha. É como que um passe em desmarcação de MP e cabe-me a mim acabar bem a jogada.

Uma coisa é certa: Eduardo Catroga não esteve bem. É uma palavra banal, que todos os portugueses usam e ninguém se choca ao ouvi-la. Mas quando se está em televisão, essas palavras parece que ganham um tom mais grave. Se alguém soltar um simples “parvalhão”, é logo alvo de críticas. Quando se está em televisão é preciso ter um cuidado especial com o vocabulário e Catroga não o teve. Quando o ouvi, não me chocou minimamente e aposto que a muitas outras pessoas também não. Pergunto-me se a imprensa não tivesse dado tanta atenção a esta situação, se as pessoas iriam fazer caso. Na minha opinião, não. Assim se vê o poder da comunicação social.

            Os meios de comunicação têm um poder imenso. Têm um poder de influência sobre os portugueses bastante elevado. O que me faz confusão. Não consigo perceber como é que há pessoas que se deixam influenciar tão facilmente. Não tentam saber mais sobre o tema e acreditam em tudo o que sai na imprensa. Um boato que vá parar à comunicação social, é uma verdade para os portugueses. Um pouco mais de cepticismo não fazia mal. Prefiro continuar com uma opinião neutra sobre alguém/algo do que ter uma opinião mal formada. Mas cada um sabe de si.

            Mas o que Eduardo Catroga disse é totalmente verdade. Os jornalistas andam a alimentar uma discussão entre PS e PSD sem grande relevância e têm de se preocupar com questões mais importantes sobre o país. Os dois partidos andam mesmo a discutir pintelhos (este é o meu gesto de solidariedade com o senhor Eduardo). Andam a discutir questões que a nada interessam para a estabilidade de Portugal. É preciso que se discutam questões mais estruturais, que realmente sejam mais importantes de discutir neste momento e que talvez estejam a passar ao lado.

 
            Aqui está presente o momento que gerou tanta polémica. Pela cara de Catroga, não sei se ao dizer «pintelhos» sentiu repúdio por pêlos púbicos, pelas questões sem importância que se discutem ou até mesmo pelos dois. Calculo que seja pelos dois porque a cara de «mete-nojo» está bastante saliente.

            O meu último comentário é referente à imagem que escolhi para o texto. Um grande trabalho de HenriCartoon, mas que me choca. Gostaria de nunca ter visto tal imagem, mas já que a vi tenho que partilhar com o resto das pessoas. Sou um rapaz que tem um bom coração e partilho muitas coisas (não tudo, obviamente), por esse motivo, não podia deixar de a partilhar. Resta-me desejar-vos boa sorte ao tentar apagá-la da memória como eu já estou a tentar fazer. TM

5 comentários:

  1. Mesmo havendo razão para se insurgir, em TV ou rádio, e especialmente em directo, NÃO se pode dizer isto!!!!!
    Ainda para mais EC poderia ser um potencial Ministro das Finanças deste país!!!
    NÃO pode dizer o que lhe vem à cabeça, por mais irritado que esteja.
    JP

    ResponderEliminar
  2. Aplausos para a liberdade de expressão!!!
    Já dizia o ditado, "Quem diz o que pensa a mais não é obrigado"!!
    Mas fora de brincadeiras claro que se podia ter contido,mas que tem razão lá isso tem!

    ResponderEliminar
  3. Gargantamigo

    No fundo, tens bom fundo e a tua prosa não é funda; quiçá profunda...

    Lá na Travessa vou publicar, penso que ainda hoje, um testículo (com x) intitulado «Os pelos públicos». Talvez lhe aches alguma piada.

    Quanto ao caso Catroga, que também chamou nazi ao Sócrates e defendeu a redução da TSU em 8 (oito) % ao invés dos 4% impostos pela troika, o melhor de tudo é que foi de férias para o Brasil. Mas voltará. Porém, enquanto o pau vai e vem...

    Abç

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente hoje alguém me disse algo que poderão verificar no vosso dicionário. Significado de "pentelho":
    1 - Cada um dos pêlos! que cobrem o púbis.
    2 - Coisa mínima ou de pouca importância.
    3 - Pessoa aborrecida ou irritante.
    Destaco a segunda definição - coisa mínima ou de pouca importância. Se calhar todos julgámos mal o senhor Catroga, e ele afinal só queria discutir questões estruturais e não pentelhos, ou seja, coisas sem importância. Possivelmente ele tem um português refinado e utilizou-o muito bem lol

    ResponderEliminar
  5. Garganta Funda agradece imenso o feedback de todos vós.

    Caro Henrique Antunes Ferreira, seja bem-vindo à nossa humilde casa. Com certeza passaremos na sua Travessa e, com atenção, iremos ler o seu texto. Opiniões quando bem exprimidas são sempre enriquecedoras. Como é defendido no filme "O Discurso do Rei", todos temos uma voz e, neste caso, dedos para escrever.

    Um obrigado a SWP pela definição de pentelhos. Afinal Catroga pode ter usado bem a língua portuguesa e não apenas puro calão.

    Cumprimentos,
    Garganta Funda

    ResponderEliminar