10 de maio de 2011

Do Céu ao Inferno (1 a 8 de Maio)



Nesta semana, o desporto volta a destacar-se. No próximo dia 18 de Maio teremos uma final europeia inteiramente portuguesa na Liga Europa graças ao êxito do FC Porto e do SC Braga. Um maior destaque para o segundo clube, comandado por Domingos Paciência. Uma época extraordinária para o treinador luso que no ano transacto tinha ficado em 2º no campeonato e no presente, qualificou-se para a Liga dos Campeões, fez uma óptima campanha na competição, está na final da Liga Europa e a um ponto de garantir o 3º lugar na Liga Zon Sagres.
No Basquete, Derrick Rose tornou-se aos 22 anos o MVP mais novo de sempre e apenas o segundo jogador dos Chicago Bulls a ganhar tal distinção.
Mas nem tudo foi desporto. Todos os candidatos a Primeiro-Ministro estiveram no 5 Para a Meia-Noite e damos destaque a Pedro Passos Coelho e Paulo Portas. Ambos estiveram em evidência, derivado ao clima de descontracção que possuíam, sem querer agradar forçosamente a todos os portugueses.
Porém, o grande destaque da semana foi o acordo com a Troika. Finalmente ficou definido o empréstimo a Portugal no valor de 78 mil milhões de euros e consequentes medidas de austeridade implementadas pela Troika. Certamente que chegou tarde, mas como se costuma dizer: mais vale tarde que nunca.



A semana passada ficou marcada pelo afastamento do Benfica da final da Liga Europa. O que parecia um regresso do Benfica aos grandes palcos europeus, acabou por ditar o arrastar dum pesadelo que já dura desde a eliminação da Taça de Portugal às mãos do FC Porto. Um quase-bom ano do Benfica, com muitos erros estratégicos e de planeamento e culpas repartidas. No meio do mal, destaque-se Fábio Coentrão que chorou literalmente "baba e ranho" com o afastamento do clube que representa. Na política nacional, estamos já em campanha eleitoral e José Sócrates continua a cantar a canção do mentiroso aos portugueses que, se o voltarem a eleger, mostrarão apenas ser dignos da má política conduzida pelo líder socialista. Destaque ainda para o ministro para a Presidência Pedro Silva Pereira (o "wannabe" Sócrates) que comunicou que, para o PS, o TGV terá claramente pernas para andar, e ficará por agora apenas em águas de bacalhau. Por fim, o Barcelona garantiu a presença na final da Liga dos Campeões, ao eliminar o Real Madrid de José Mourinho. O Barcelona é a melhor equipa do mundo, mas é por demais evidente a ajuda que a UEFA dá à equipa de Pep Guardiola e os constantes e desnecessários "teatros" de jogadores do Barcelona. Mourinho tem razões de queixa, e a equipa de Messi, Xavi e Iniesta merecia ficar recordada na História pelos motivos certos.

0 comentários:

Enviar um comentário