12 de maio de 2011

Garganta Cinéfila

The Shining (1980)

Realizador: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
Classificação IMDb: 8.5
             
            Hoje falo-vos dum dos melhores filmes de terror puro e psicológico que o cinema já brotou. The Shining é um filme realizado por Stanley Kubrick, um dos génios da 7ª Arte com uma certa “mão de Midas”. O filme foi inicialmente mal aceite pela crítica e pelo público, tendo inclusivé dado uma “framboesa de ouro” de pior realizador para Stanley Kubrick. No entanto, com o passar do tempo The Shining passou a ser visto como um dos grandes clássicos e filmes de culto no género de terror.
            O filme baseia-se numa obra do escritor Stephen King e centra-se numa família: Jack Torrance (Jack Nicholson), a sua mulher e o seu filho. Os 3 isolam-se num hotel, que fica ao cuidado deles por um tempo, e Jack começa a sofrer o chamado “Síndrome da Cabana” que consiste no facto de pessoas, ao viverem demasiado tempo enclausuradas, se revoltarem umas contra as outras. Neste filme, Stanley Kubrick aborda temas como a reencarnação e previsões do futuro (algo que o filho de Jack Torrance tem a capacidade de fazer). O filme tem uma evolução contagiante e momentos terrificamente estranhos mas que o cinema não esquecerá. A cena do filme em que surgem as duas irmãs assassinadas foi considera uma das cenas mais assustadoras da História do Cinema e o actor Jack Nicholson admitiu que nunca conseguiu largar certos traços da personagem.
É um tipo de terror não do género Saw, com muito sangue e pouca realidade, mas sim um terror psicológico que mete medo e nem sabemos bem porquê. O cinema é uma arte e Stanley Kubrick, falecido a 7 de Março de 1999 (com 70 anos), foi sem dúvida dos realizadores que teve o dom de saber fazer cinema. MP
   
Citações do filme:
"Come play with us, Danny."
"Danny, I'm coming!"
"Heeere's Johnny!"

Trailer Aqui

Memento (2000)

Realizador: Christopher Nolan
Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano
Classificação IMDb: 8.7

A minha recomendação para hoje é o «Memento». Um dos filmes mais inteligentes que já vi. Aborda um dos subtemas da Psicologia - a memória. ­­Pouca gente parou para pensar no valor que esta tem. É essencial. Não serve apenas para a manutenção do nosso passado, é graças à memória que estruturamos o presente e pensamos no futuro.
            O (grande) senhor que realizou este magnifico filme foi Christopher Nolan. Sem sombra de dúvida que é dos melhores na sua área. Apesar de ter realizado muito poucos filmes, todos eles são excelentes. Nolan conseguiu manter em todos os seus filmes a fasquia bem elevada. E nós só temos que lhe agradecer.
            A história narra a vida de Leonard que tem uma perturbação na memória causada por ter intervido aquando do assassinato da sua mulher. A sua vida perdeu todo o sentido e Leonard vive com um só objectivo – vingar a morte de quem mais amava. Tudo era um pouco mais fácil se não sofresse de uma incurável e rara perda de memória. Ele apenas consegue lembrar-se de alguns momentos do incidente. Nunca consegue armazenar os últimos 15 minutos. Assim, se não estiver constantemente a relembrar o que vai fazer, Leonard não sabe onde está, o que vai fazer e a razão. Para superar esta dificuldade, guarda vários bilhetes e tatua algumas frases no seu corpo para não ir perdendo pistas.
            É um filme diferente dos que constantemente aparecem nos cinemas, mas muito bom. Mais uma vez destaco o trabalho de Christopher Nolan. TM

Citações do filme:
“Memory can change the shape of a room; it can change the color of a car. And memories can be distorted. They're just an interpretation, they're not a record, and they're irrelevant if you have the facts.”
“You can just feel the details. The bits and pieces you never bothered to put into words. And you can feel these extreme moments... even if you don't want to. You put these together, and you get the feel of a person. Enough to know how much you miss them... and how much you hate the person who took them away.”
“We all lie to ourselves to be happy."

Trailer Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário