10 de maio de 2011

Hoje, José, nós te deitamos abaixo

No lançamento deste texto constatámos que, sendo os portugueses tão masoquistas e devotos à lábia e discurso socrático, tínhamos que nos juntar os dois e escrever, alcançando uma força directamente proporcional ao tamanho das mentiras, da incoerência, do incrível talento como actor e porque não mesmo do nariz do primeiro-ministro demissionário José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. Por incrível que pareça, temos os 3 uma característica em comum: nenhum de nós é engenheiro.    Para não deixarmos pontas soltas, peguemos logo na altura em que José Sócrates era um mero deputado e José Manuel Durão Barroso era o Primeiro-Ministro de Portugal. Um Primeiro-Ministro bastante criticado pela população portuguesa pelo simples facto de querer colocar o País nos eixos. Surgiu a hipótese de Durão se mudar para Presidente da Comissão Europeia (alegadamente muito por culpa de Silvio Berlusconi) e este não recusou. Não apenas por ser um cargo importantíssimo, mas também por ser alvo de duras críticas no seu país.
É aqui que surge José Sócrates (numa fase posterior ao provisório mandato de Pedro Santana Lopes). José ganhou as eleições e os problemas/queixas dos portugueses deixaram de existir durante uns bons tempos. O povo tinha um poder de compra relativamente elevado e assim estavam todos felizes. O problema é que para não haver queixas, as medidas para o controlo financeiro do país demoraram a entrar. Com o típico “deixa andar” português, era inevitável cairmos na situação económica actual.
No fim do seu primeiro mandato, o Primeiro-Ministro já era alvo de críticas e tudo indicava que 27 de Setembro de 2009 era a data do fim da «Era José Sócrates». Mas não. José prometia mundos e fundos aos portugueses. Do outro lado estava Manuela Ferreira Leite que não prometia nada. Apenas que iria fazer o que, na altura, se tinha que fazer. Como o «zé-povinho» prefere ouvir que está tudo bem em vez da verdade, prefere votar em quem lhe diga que não vai cortar em nada em vez de quem lhe diga que se tiver que cortar irá cortar, José ganhou as eleições (embora sem maioria absoluta).
O pior veio depois. José prometeu na sua campanha que não subia os impostos e que não aumentava a carga fiscal da classe média. Eis que José, mal iniciou o seu segundo mandato, subiu os impostos e aumentou a carga fiscal da classe média, para espanto do «zé-povinho» que caiu na cantiga do bandido.
Uma coisa reconheço. Infelizmente, José é bom a ser político. Cuidado com interpretações prematuras. Permitam-me explicar a minha tese. José mente bem, mantém um discurso sempre positivo, e consegue dar sempre a volta às situações para as colocar a seu favor. Prepara-se bem, sabe estar “em palco” e consegue dizer coisas terríveis parecendo que são boas. Quem acompanhe a realidade odiá-lo-á e achá-lo-á um atentado ao nosso país. Só que infelizmente muita gente acredita veementemente em tudo o que ele diz, e Sócrates ganha votos e votos assim.
A questão está em uma pessoa saber reconhecer aquilo em que é boa e aplicá-lo para o bem. José é um vilão. Tem um talento e aplica-o para o mal de todos nós. Mas porque também não desejo o desemprego a José, deixo aqui uma lista de possíveis profissões para ele:
- Advogado, pela facilidade em mentir e adoptar qualquer posição que lhe seja favorável;
- Ceifeiro da morte no jogo The Sims, porque conseguiria transformar a comunicação da morte do jogador num belo e florido início de uma nova vida;
- Actor, de preferência tentando interpretar um homem heterossexual.
- Acrescento ainda que ele poderia perfeitamente desempenhar a profissão de George Clooney no filme “Up in the Air”, pelas supostas semelhanças físicas com o actor e porque nesse papel, Clooney interpretava um homem que tinha como função despedir pessoas.
Uma coisa que nunca percebi foi o facto de o acharem sexy e elegante. Sou homem mas sei olhar para outro homem e ver se ele é bonito ou não. Para o El Mundo, Sócrates foi em 2008 o 6º homem mais elegante do mundo. Ficou à minha frente. Logo aí, já ponho em causa a justiça da votação. Brad Pitt ficou em 4º, ali numa luta mesmo renhida com o José. Jude Law ficou abaixo do José. Se uma jovem Alien chegasse ao nosso planeta e lhe dissessem que José Sócrates era o 6º homem mais elegante deste planeta, julgo que ela não ficaria muito impressionada com a Terra. José, o senhor “sexy platina”.
Na 4ª feira, 4 de Maio de 2011, José comunicou ao país que tínhamos chegado a acordo com o FMI. Foi no intervalo do Barcelona-Real Madrid, e talvez por isso o comunicado tenha sido rápido. A cara de Teixeira dos Santos ou mostrava insatisfação pelo resultado ao intervalo desfavorecer o Real Madrid, ou por estar ao lado do homem que o está a utilizar como bode expiatório do actual governo. José comunicou aos portugueses que haviam chegado a acordo, que o acordo contemplava muito do que estava já imposto pelo PEC4 (e que não teríamos que ter pedido ajuda se o PEC4 tivesse sido aprovado) e que os portugueses deviam estar tranquilos. Mais uma vez, Sócrates a atirar areia para os olhos do povo. O FMI já disse que a situação do país não seria tão grave se tivéssemos pedido ajuda mais cedo (entrevista que a comunicação social pouco difundiu, curiosamente) e lá por fora várias personalidades (como Wolfgang Münchau) já consideraram o comunicado de José Sócrates ao país um momento de tragicomédia, tal a falta de verdade existente ao não encarar a verdade de frente e dizê-la aos portugueses. Mais uma vez, Sócrates aproveitou o momento da comunicação do acordo com o FMI não como um pesado e difícil momento para o país, mas infelizmente como um momento de campanha eleitoral, parecendo aos olhos do português menos informado que Sócrates (o homem que atirou Portugal para o poço da crise) era o novo D.Sebastião, o herói que conseguira uma solução para Portugal.
Mas todo este texto deve-se ao facto de José Sócrates ser extremamente incoerente e bipolar. Numa entrevista ao Diário de Notícias no dia 16 de Setembro de 2000, José, ainda Ministro do Ambiente, respondeu negativamente e com grande determinação, a uma possível candidatura a Primeiro-Ministro. José admite desde cedo que não tem o talento nem as qualidades para governar o país. Como eu concordo com as suas afirmações, José… Só não entendo o facto de se ter candidatado a PM assumindo tais factos. Com um homem que não acabou o seu curso de engenharia, que não tem talento e qualidade para tal cargo, não admira que António, vencedor da Casa dos Segredos, também queira ser Primeiro-Ministro. Pois claro que se sente no seu direito. Ambos não têm talento e qualidade para o cargo e nenhum possui o título de engenheiro.


PS1: Estes PS’s são indicativos de post-scriptum e não de Partido Socialista.


PS2: Aqui está José no 5 Para a Meia-noite a tentar ser «fixe». Um momento de clara tentativa de angariar votos dos jovens. Pois bem, José… a imitação do Paulo Futre foi horrível. É claramente um acto de agradar ao público-alvo que não resultou. Chega a parecer mesmo, aquele aluno novo na turma que manda a piada para se integrar com o resto. Resumindo, foi uma tentativa falhada. Nesta entrevista meio informal, José voltou a referir que é do Benfica. Uma tentativa de angariar votos da maior parte da população do país, mas mal sabe ele que Pedro Passos Coelho também tem um grande QI e é do SL Benfica. Mas nisto, José perde. José fez uma piada de muito mau gosto relacionando o Sporting com o FMI enquanto que Passos Coelho afirmou que também tem muitos amigos de clubes rivais, inclusive a sua mulher que é do Sporting CP.


PS3: Neste artigo colocamos também um vídeo que nos mostra uma realidade tão distante e bela, um conto de fadas: José quando não era ainda primeiro-ministro. Deparamo-nos com bonitas afirmações de José enquanto deputado:
- “Porque os portugueses não podem confiar num primeiro-ministro que uma vez diz umas coisas, outra vez diz outras”
- “Peço-lhe senhor primeiro-ministro, resista à tentação do controlo da comunicação social! Não vá por aí, porque nós cá estaremos para evitar essas tentações” – José bem avisou que eram tentações e acabou mesmo não lhes resistindo.
- “O que é que temos? Temos crise, temos recessão, temos desemprego e não conseguiram baixar o défice abaixo dos 3%” – E agora José… contigo temos a maior crise, mais recessão, mais desemprego e em 2010 o défice foi superior a 10%.

PS4: Sócrates não é o único trunfo no baralho do Partido Socialista. Falemos de Telmo Ferreira. “Telmo Ferreira?” - Perguntam vocês. Sim, o Telmo do Big Brother. Sim, o Telmo que no Big Brother se enrolou com a Célia. Sim, o Telmo que dizia que só lhe apetecia era ganir. Um humano invulgar portanto. Em Leiria, Telmo é agora o 14º da lista do PS. O discurso «Está na altura de agarrar este desafio, de fazer algo, sobretudo quando se diz que os jovens demonstram estar afastados da política. É aí que eu penso poder dar o meu contributo» não parece coincidir com a pessoa que dizia coisas como: “O desporto é a manutenção do meu corpo humano” (o que comprova que ele é humano), «O antebraço? Como o próprio nome indica é o que está antes do braço, ou seja, o ombro» ou «O que apetece no grupo é… sexo em grupo… muitas órgias… muitas órgias». E sim, orgias está mal escrito. Está escrito como Telmo, o novo puro-sangue socialista de nova geração, dizia quando estava no reality show da TVI. Pessoalmente, nunca relacionei Telmo e inteligência. Seria como relacionar Carlos Cruz e adultos. Telmo é do Sporting, o que não abona a favor do seu QI. Mas como ele dizia no BB “As opiniões pessoais de cada um são muito próprias”, portanto julgo poder ter a minha.

Portugueses, abram os olhos! Mudar de governo, dizer adeus a Sócrates será porreiro, pá. Endireitemos o país, o futuro pode ser diferente.

José, esta é para ti.
Pega no teu Magalhães e dá de sola,
Já fizeste muito português viver só de esmola.
Ouvir-te recentemente já me deixa cansado,
Não percebo como é que o Zé Povinho te tem apoiado.
Segundo consta nem sequer és engenheiro,
Mas bem que podias mexer melhor em dinheiro.
Dizem que és o 6º mais elegante,
Mas olha que isso só deve ser aos olhos do Diogo Infante.
Tens um nariz tão grande que vai daqui até à Finlândia
Como o teu role de mentiras, digno do Pinóquio na Disneylândia.
Faz-me um favor José: Sê porreiro pá,
Olha para o Palácio de Belém e nunca voltes lá.
Deixa-me dizer-te caro senhor sexy platina
O teu governo já merecia era ir à guilhotina.
O FMI agora já cá entrou,
Temos um PM que em 6 anos nada melhorou.
E agora, lamento, o teu mandato acaba aqui,
A manuela já poderá voltar para a TVI.

Hoje, José, nós te deitamos abaixo. MP, TM

2 comentários:

  1. Artigo verdadeiramente fenomenal!
    José vai-te embora, para nós isso é vital!
    O Garganta Funda é que está a dar
    Com TM-MP no Parlamento
    E, por fim, o José que fique mas é ao relento!

    :D

    ResponderEliminar
  2. O que dizer? Está excelente!
    Só faltou a referência ao facto de o José se ter insurgido contra o facto de o governo em funções em Dezembro de 2004 ter levado o desemprego a uma taxa de 7,1% (nunca visto! Um escândalo!!!).
    Passados precisamente 6 anos (Dezembro de 2010), o José com as suas políticas sociais e de combate ao deseprego, atingiu a taxa de 11,1%!!!
    O José também prometeu em 2005 criar 150.000 novos empregos....mas nestes 6 anos das suas maravilhosas políticas, não só não criou esses 150.000 empregos, como ainda foi provocar mais 230.000 desempregados!!!
    Extraordinário!!!
    JP

    ResponderEliminar