21 de julho de 2015

Liga BBVA 2015/ 16: Quinteto de Champions


    Após a revisão feita em terras germânicas, rumámos às terras de nuestros hermanos. A Liga BBVA é aquela que contém grande parte dos astros do futebol. Ou seja, as contratações no campeonato espanhol normalmente são bastante sonantes no Verão... Mas (ainda) não é o caso deste defeso. Um campeonato que se discute praticamente entre Real Madrid e Barcelona, mas que agora tem em Atlético de Madrid, Valência e Sevilha potências em ascensão. E são essas mesmo potências que vão agitando o mercado hispânico com contratações cirúrgicas e com bastante critério. Um Atlético cada vez a intrometer-se mais na luta pelo título, um Valência a investir bastante com vista a erguer-se como em outros tempos e um Sevilha que após ter vencido duas Ligas Europa consecutivas, mostra que quer dar o salto para a piscina dos grandes com contratações bastante promissoras para a evolução do clube. E será sobre estes mesmos cinco clubes espanhóis que nos iremos debruçar.
    E como nunca é demais relembrar, reafirmamos que  a constituição dos plantéis abaixo equacionados é especulativa, com reforços acrescentados com base em alguns rumores do mercado que façam sentido, e tendo em vista uma previsão/ sugestão, respeitando o perfil de contratação dos clubes e os perfis de jogadores que deviam procurar para melhorar globalmente a equipa.


Barcelona
  • Guarda-Redes: Claudio Bravo, Marc-André Ter Stegen, Jordi Masip
  • Defesas: Dani Alves, Douglas, Aleix Vidal (Sevilha); Gerard Piqué, Javier Mascherano, Thomas Vermaelen, Marc Bartra; Jordi Alba, Jérémy Mathieu
  • Médios: Sergio Busquets, Ivan Rakitić, Andrés Iniesta, Rafinha, Sergi Roberto, Alen Halilović, Arda Turan (Atlético Madrid)
    - 2016 - Gerson (Fluminense), Paul Pogba (Juventus), Bernardo Silva (Mónaco)
  • Extremos/ Avançados: Neymar Jr., Pedro Rodríguez, Munir El-Haddadi, Sandro Ramírez, Luis Suárez, Lionel Messi
    Começando pelo campeão Barcelona, temos logo que ter em conta o seu castigo: não pode inscrever jogadores até Janeiro de 2016. Tal não inviabiliza as contratações, mas poderá causar alguma relutância por parte dos jogadores - ainda assim pouco provável já que se fala do Barcelona e não de outro clube. O que poderá acontecer é que o Barcelona aproveite este mercado para projectar o futuro do clube.
    A baliza não será um problema já que com Bravo - o melhor guardião da Copa América - Ter Stegen e até com o jovem Jordi Masip a completar o lote de três guarda-redes, a baliza está bem entregue. O eixo defensivo continua muito bem estruturado para os lados da Catalunha pelo que só foi feita uma contratação por parte dos cules. Aleix Vidal - do Sevilha - fez uma temporada brilhante na época transacta e tal não escapou aos olhos dos dirigentes do clube. O jogador terá que lutar com Dani Alves (jogador com percurso semelhante a Vidal) e Douglas (que ainda pode ser emprestado) por um lugar na direita. Luís Enrique já fez saber que não pretende emprestar o espanhol e que prefere que fique com a equipa para assimilar conceitos. Com Vermaelen disponível depois de uma temporada em que esteve quase sempre lesionado, Luis Enrique terá que se contentar (e que bem que está servido) com Piqué, Mascherano, Bartra e o francês Mathieu, capaz de jogar a central e a lateral esquerdo. De resto, o lado esquerdo está entregue ao titularíssimo Jordi Alba, podendo Adriano abandonar o clube.
    E é no meio-campo que trazemos algumas sugestões que até poderão não estar totalmente afastadas da cabeça dos dirigentes do Barcelona. Após terem assegurado a contratação não muito provável de Arda Turan - e naturalmente não podendo contar com ele até 2016 - ficarão com jogadores extremamente jovens para alternativa aos titulares. Rafinha, Sergi Roberto e Halilović terão um grande peso nos ombros, não sendo de afastar o empréstimo do croata. E como o Barcelona gosta sempre de se antecipar no mercado face aos rivais, acreditamos não só que poderão avançar para Gerson (Fluminense) e Bernardo Silva (Mónaco) - dois jogadores jovens que têm um potencial incrível pela frente e que se enquadram na perfeição nos conceitos de jogador do Barcelona - como também acreditamos numa loucura por Pogba - ficando o francês mais um ano na Juventus (de resto como já o próprio assumiu que quer ficar) e assegurando assim o futuro do meio campo e juntando ainda mais qualidade aos existentes Busquets, Iniesta e Rakitić.
    No ataque é mais do que óbvio que nada mudará. Sem o embargo, a chegada de Arda (capaz de jogar no trio do miolo e nos flancos do ataque) e a possível chegada de Bernardo poderiam acelerar a saída de Pedro Rodríguez para outro campeonato. Por enquanto, até início de 2016, não faz muito sentido a saída do espanhol por ser a alternativa mais viável aos atacantes titulares - Neymar, Messi e Suárez. Munir e Sandro Ramírez são os jovens irreverentes que completam o lote ofensivo.

Real Madrid
  • Guarda-Redes: Keylor Navas, Kiko Casilla (Espanyol), Fernando Pacheco
  • Defesas: Danilo (Porto), Dani Carvajal; Raphaël Varane, Pepe, Sergio Ramos, Nacho Fernández; Marcelo, Fábio Coentrão
  • Médios: Casemiro, Asier Illarramendi, Luka Modrić, Toni Kroos, Isco, James Rodríguez
  • Extremos: Gareth Bale, Jesé Rodríguez, Lucas Vázquez (Espanyol)Denis Cheryshev, Cristiano Ronaldo
  • Avançados: Karim Benzema, Fernando Llorente (Juventus)
    Passando para o eterno rival, em Madrid, o Real teve na baliza o seu maior problema. Com a saída de Casillas para o Porto que tanta discórdia trouxe para a capital espanhola, os dirigentes madrilenos viraram-se para Kiko Casilla - ex-Espanyol. Ainda com De Gea em cima da mesa, mas não querendo o clube pagar loucuras ao Manchester United, vemos esse negócio cada vez a tornar-se menos possível ao longo do tempo. Não é de todo impossível que aconteça, mas torna-se cada vez mais complicado De Gea mudar-se novamente para Madrid (agora do outro lado da barricada), pelo menos neste Verão, e com isso também se complica a ida de Sérgio Ramos para Manchester. Um braço de ferro que teima a não ver bons dias e que possivelmente tudo acabará tal como está. Assim sendo, é possível que Keylor Navas (recebeu o número 1 de Casillas) lute por um lugar na baliza com o próprio Kiko Casilla, ficando Fernando Pacheco como terceira opção.
    Na defesa nada mudará a não ser a inclusão de Danilo ex-Porto que disputará com Carvajal por um lugar na direita. De resto, como já especulámos a "não-ida" de Ramos para o campeonato inglês, tudo ficará na mesma em terras madrilenas. Caso haja fumo branco entre os dois clubes, é possível que com a partida de Ramos, o Real se vire para Otamendi pagando o que o Valência quer por ele. Mesmo com a possível chegada de Otamendi, Pepe e Varane parecem ser intocáveis e Nacho ficaria sempre como quarto central. Na esquerda, com a lesão de Coentrão, é demasiado improvável que o mesmo rume para outro campeonato. Pelo que continuará a ficar na sombra de Marcelo - pelo menos até Janeiro.
    O meio campo perdeu Khedira, mas ganhou de novo Casemiro. Apesar de se falar em negócios em que o jogador pudesse estar incluído, era demasiado negligente por parte do Real Madrid, ter pago ao Porto para poder reaver o seu jogador e voltar a vendê-lo... Especialmente tendo em conta que ao vender Casemiro a outro clube, o Porto poderá ainda reaver mais uns quantos milhões de euros. Como esperamos que em Madrid não haja essa desorganização, concluímos que o brasileiro figurará neste novo plantel e que lute por um lugar com Illarramendi (que não é tão certo que fique). Modrić, Toni Kroos, Isco e James são os grandes nomes que dispensam apresentações.
    Casilla não foi o único pescado no plantel do Espanyol, porque ao Santiago Bernabéu chegou também Lucas Vázquez, que também se mostrou muito bem na época que terminou. Bale e Ronaldo serão donos e senhores das alas, enquanto que Jesé poderá ter mais oportunidades (depois do azar com a lesão) e Cheryshev merece pelo menos a oportunidade depois de se ter exibido bem no Villareal. 
    Como Benzema parece cada vez mais tentado a ficar, fica a faltar-nos outro ponta-de-lança que não se importe de jogar pouco, mas que quando fosse chamado correspondesse às exigências. Sendo assim, pensámos em Fernando Llorente. O avançado espanhol já tinha este estatuto na Juventus e certamente não se importaria de o ter num clube ainda maior. Seria um acréscimo no plantel de Benítez, já que oferece outro tipo de características que Benzema não tem. Mas claro, sendo o Real Madrid o Real Madrid, pode sempre chegar um galáctico quando menos esperamos..

Atlético Madrid
  • Guarda-Redes: Jan Oblak, Miguel Ángel Moyà, Bernabé Barragán
  • Defesas: Juanfran, Jesus Gámez; Diego Godín, José Giménez, Stefan Savić (Fiorentina), Lucas Hernández; Filipe Luís (Chelsea), Guilherme Siqueira
  • Médios: Tiago, Gabi, Saúl Ñíguez, Thiago Motta (PSG), Raúl García, Óliver Torres, Koke
  • Extremos/ AvançadosYannick Ferreira-Carrasco (Mónaco), Antoine Griezmann, Ángel Correa; Jackson Martínez (Porto), Luciano Vietto (Villarreal), Fernando Torres
    Sim, saíram Arda Turan, Mandzukić e Miranda, mas este Atlético Madrid parece ainda mais forte. Enquanto Diego Simeone for o treinador dos colchoneros o Atlético terá sempre vidas infinitas em todas as competições em que participar, especialmente nas fases a eliminar, mas para além disso até ver o clube de Cerezo tem sabido contratar. Entre os postes mora Oblak, potencialmente um dos melhores GR do mundo nos próximos anos, e cuja permanência deve ser prioritária para o Atlético. Moyà e Barragán fazem companhia ao esloveno. A dupla Godín-Miranda foi porventura a melhor do futebol europeu nos últimos anos, mas está desfeita. Simeone terá em Giménez e Savić os potenciais parceiros do experiente uruguaio, contando ainda com o miúdo Lucas Hernández. Do lado direito não há nada a mexer (Juanfran e Gámez), mas no lado esquerdo Filipe Luís regressa à casa onde foi feliz e donde nunca devia ter saído. Uma situação que poderá precipitar um eventual empréstimo de Siqueira em cima do fecho do mercado..
    Tiago, Gabi, Raúl García e Koke representam e são a alma do Atlético de Simeone. Um meio-campo combativo, seguro, tacticamente perfeito e eficaz. Thiago Motta, do PSG, poderá encaixar bem na filosofia de Simeone, acrescentando experiência, mas parece-nos que manter Óliver e Saúl no plantel é mais do que adequado. Ambos, especialmente Óliver, apresentam uma maturidade acima da média. O clube da cidade de Madrid já apresentou Ferreira-Carrasco, um jogador mais vertical e menos colectivista do que aquilo que é habitual neste Atlético, havendo ainda no ataque Correa e Griezmann, o grande destaque do ataque colchonero em 2014/ 15. Manter Griezmann (que rende mais como segundo avançado do que descaído num flanco), tal como manter Oblak, é fundamental para as ambições da equipa.
    Chegando à zona de finalização, Jackson Martínez é a contratação perfeita para este Atlético. Oferece tudo aquilo que a equipa precisa, e saberá ser o sucessor de nomes como Fórlan, Agüero, Falcao e Diego Costa. Para além do colombiano, o Atlético contratou ainda Vietto, que muito contribuirá para o futuro do Atlético, e crescerá nos próximos anos. El Niño faz também parte desta equipa, na qual só deverá surgir no máximo mais 1 reforço do que o plantel que perspectivamos, um jogador que pudesse dar ao Atlético o que Koke dá e Arda Turan dava. No entanto, essa transferência "extra" só deverá acontecer se Óliver não for aposta, ou se Griezmann ou Koke fossem transferidos.

Valência
  • Guarda-Redes: Mathew Ryan (Club Brugge), Diego Alves, Yoel Rodríguez
  • Defesas: João Cancelo (Benfica), Antonio Barragán; Ezequiel Garay (Zenit), Aymen Abdennour (Mónaco), Shkodran Mustafi, Rubén Vezo; José Gayá, Lucas Orbán
  • Médios: Danilo (Braga), Dani Parejo, Javi Fuego, André Gomes, Enzo Pérez
  • ExtremosPablo Piatti, Sofiane Feghouli, Fede Cartabia, Santi Mina (Celta Vigo), Zakaria Bakkali (PSV)
  • Avançados: Álvaro Negredo, Paco Alcácer, Rodrigo
    O clube de Nuno Espírito Santo, Peter Lim (e Jorge Mendes) é o único deste quinteto que ainda não tem garantida a presença na fase de grupos da Champions. Os che voltaram até agora a apostar na contratação de jogadores jovens, mas ainda terão que ir ao mercado para encontrar 1 ou 2 defesas centrais, consoante Otamendi seja ou não transferido.
    Com Diego Alves disponível, algo que só acontecerá em 2016, o brasileiro é o titular indiscutível. Até lá é preciso que as luvas fiquem em boas mãos e para isso chegou o australiano Mathew Ryan. O guarda-redes contratado ao Club Brugge fez uma boa época, com um papel decisivo na Liga Europa dos belgas e está num patamar adequado - a baliza fica-lhe bem entregue, mas é inquestionavelmente pelo menos ainda inferior a Diego Alves, que recuperará a titularidade mal se encontre recuperado. Para além de Ryan e Alves, há ainda Yoel. O lado direito da defesa mantém-se entregue a Cancelo e Barragán, embora o promissor lateral direito português pertença agora ao clube espanhol; no flanco contrário, Gayá é o herdeiro legítimo de nomes como Alba e Bernat, tendo Orbán como suplente. No centro da defesa é que há problemas nítidos, principalmente se Otamendi sair como esperamos. Assim, urge a contratação de Garay (na nossa opinião de qualidade superior a Otamendi), um jogador que é praticamente certo que mude de clube neste Verão, e o melhor seria mesmo edificar uma nova dupla de centrais contratando Abdennour ao Mónaco. Dois centrais dentro do triângulo Zenit-Valência-Mónaco, clubes com influência da Gestifute. A aposta numa nova dupla deixaria Mustafi e o jovem português Vezo como alternativas.
    Para o centro do terreno chegou já Danilo, "emprestado" pelo Braga. O capitão da selecção brasileira de Sub-20 tem tudo para se afirmar e lutar pela titularidade com nomes como Parejo (enorme evolução com Nuno Espírito Santo), Javi Fuego e ainda os ex-benfiquistas André Gomes e Enzo Pérez (que tem obrigação de se exibir muitos furos acima). A criatividade de Piatti e Feghouli já é reconhecida, podendo o Valência fazer regressar Cartabia e integrar os jovens reforços Santi Mina e Bakkali. Até poderá acontecer que algum dos dois seja emprestado, mas a médio-prazo são jogadores capazes de ajudar tanto na criação de desequilíbrios como aumentando a sua veia goleadora. E é de golos que se faz o ataque - Negredo, Paco Alcácer e Rodrigo terão a responsabilidade de fazer balançar as redes adversárias.

Sevilha
  • Guarda-Redes: Sergio Rico, Beto, David Soria
  • Defesas: Mariano (Bordéus), Coke; Daniel Carriço, Adil Rami (AC Milan), Nico Pareja, Timothée Kolodziejczak; Sergio Escudero (Getafe), Benoît Trémoulinas
  • Médios: Grzegorz Krychowiak, Steven N'Zonzi (Stoke City), Éver Banega, Vicente Iborra, Sebastián Cristóforo, Denis Suárez
  • ExtremosVitolo, José Antonio Reyes, Michael Krohn-Dehli (Celta Vigo), Yevhen Konoplyanka (Dnipro), Gaël Kakuta (Chelsea)
  • Avançados: Ciro Immobile (Borussia Dortmund), Eduardo Vargas (Nápoles), Kévin Gameiro
    O bicampeão da Liga Europa é um verdadeiro case study. Na última década o Sevilha venceu a Taça UEFA/ Liga Europa por 4 ocasiões (2006, 2007, 2014, 2015), algo que não surgiu por acaso. Os sevilhanos têm-se reforçado sistematicamente com qualidade e a bom preço, recuperando jogadores e encontrando sempre soluções. Quando sai alguém, o director desportivo Monchi sabe sempre quem contratar e Unai Emery é o treinador certo para este projecto.
    Como habitualmente, o Sevilha começou cedo a trabalhar a nova época e a esculpir o novo plantel. Bacca, Aleix Vidal e Mbia foram os jogadores mais influentes entre os que deixaram o clube por diversas razões, mas no nosso entender falta apenas neste momento um avançado para que este Sevilha possa, com alguma sorte no sorteio da fase de grupos da Champions, sonhar com um lugar nos oitavos e não com (mais uma vez) ganhar a Liga Europa. Na baliza, Sergio Rico deverá ser o nº 1, mas Beto cumpre sempre que chamado. David Soria é o terceiro guarda-redes.
    Para a defesa já chegaram Mariano do Bordéus e Rami do AC Milan. O lateral disputará o lado direito com Coke, agora que Vidal rumou à Catalunha e, com Rami, Emery terá 3 centrais (Carriço, Rami e Pareja) para rodar, havendo ainda Kolodziejczak. No lado esquerdo já havia Trémoulinas e foi entretando comprado Escudero. No meio-campo há 2 questões: Krychowiak, um dos grandes médios defensivos do futebol europeu, poderá ainda ser vendido se surgir uma boa proposta, e o talentoso Denis Suárez pode eventualmente ser chamado pelo seu clube, o Barcelona. Ficando ambos, juntar-se-ão a Banega, Iborra, Cristóforo e N'Zonzi (boa contratação). Vitolo tem tudo para dar sequência à grande época que fez, Reyes é um dos capitães e de resto Monchi conseguiu atrair Krohn-Dehli, Kakuta e Konoplyanka. O "trio K" é demonstrativo do cuidado do Sevilha a comprar - o dinamarquês é um jogador consistente, Kakuta é talvez a aposta mais arriscada embora posse render graças ao enquadramento e Konoplyanka é "apenas" uma das melhores contratações da Liga BBVA. Por fim, no ataque achamos que Gameiro ainda poderá sair; Immobile chegou emprestado pelo Dortmund e convicto de que recuperará depois de uma passagem menos boa pelo Dortmund, mas parece-nos essencial que chegue ainda mais um avançado - Eduardo Vargas, um dos destaques da Copa América, era a nossa aposta.

0 comentários:

Enviar um comentário