18 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 17



Filme: Forrest Gump
Actor: Tom Hanks

por Lorena Wildering (Escritora Convidada)

O que têm um jogador de futebol americano universitário, um veterano de guerra do Vietname, um campeão mundial de ping-pong, um pescador de camarão e um accionista da Apple em comum? São todos Forrest Gump (Tom Hanks).

    Abrimos com o protagonista sentado numa paragem de autocarro a partilhar um pedaço de sabedoria da sua já falecida Mãe, e uma das mais conhecidas citações do cinema contemporâneo: "Life is like a box of chocolates, you never know what you're gonna get". É aqui que Forrest começa a contar a história da sua vida a quem quiser (ou mesmo a quem não quiser) ouvir.
    Recuamos até ao Alabama racista dos anos 50, quando um jovem Forrest encontra solução para as suas pernas tortas ao usar um aparelho arcaico. Conhece a pequena e doce Jenny, abusada pelo Pai, por quem se apaixona. Gozado e insultado pelos colegas de escola, o aparelho acaba por se desintegrar enquanto é perseguido pelos mesmos (“Run, Forrest, Run!”), e descobre que nunca se deixa apanhar pela sua aptidão para correr muito depressa.
    Este seu talento acaba por lhe proporcionar uma bolsa de estudo na Universidade do Alabama como jogador de futebol americano. Já de canudo debaixo do braço, é recrutado para a guerra do Vietname, onde conhece o Tenente Dan e Bubba, um pescador de camarão que se torna o seu melhor amigo. Com ele, aprende que existem muitas maneiras para cozinhar este alimento, e ambos prometem começar o seu próprio negócio na área quando a guerra terminasse. Porém, o seu pelotão acaba por cair numa emboscada e, embora Forrest o resgate da selva, Bubba acaba por não resistir aos seus ferimentos. Contra a sua vontade, também resgata o Tenente Dan que deu como terminada a sua carreira de militar ao ter de amputar as duas pernas.
    Ainda no exército, Forrest descobre uma outra aptidão. Até ao fim da sua carreira militar, representa o exército em torneios de ping-pong. Dispensado do exército como Sargento, compra um barco, cumprindo a sua promessa de guerra. O Tenente Dan, um homem agora frustrado pela sua deficiência, junta-se a Forrest e ambos tornam-se pescadores de camarão, abrindo a próspera Bubba Gump Shrimp Company. Acabam por investir os seus lucros numa “espécie de empresa de fruta” (vulgo, Apple), e tornam-se milionários.

    Forrest e Jenny (Robin Wright) vão reatando o contacto ao longo dos anos. Vêmo-la a sujeitar-se a maus tratos e a abusar de vários tipos de drogas, confirmando as marcas que a sua triste infância lhe deixou. Forrest nunca desiste de Jenny, ao contrário dela, que o abandona depois da primeira noite que passam juntos. Destroçado, Forrest decide ir correr, e essa decisão rapidamente se transforma numa corrida de três anos.
    No final, volta a reencontrar Jenny e descobre que esta teve o seu filho, também ele chamado Forrest. Jenny revela que está doente e pede Forrest em casamento. Pouco depois de casarem, Jenny não resiste e acaba por morrer, não sem antes admitir a Forrest, finalmente, que o ama.

    Ao longo de todo o filme, vamos vendo a História a desenrolar e Forrest a fazer parte dela e até a influenciá-la. Desde ensinar os passos de dança a um jovem Elvis Presley; a receber medalhas dos Presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson e a, inconscientemente, expôr o caso de Watergate depois de conhecer o Presidente Nixon; e a conhecer John Lennon num talk show.
    Um papel que valeu a Tom Hanks o seu segundo Óscar de Melhor Actor da Academia e, pessoalmente, um dos meus actores preferidos, Forrest é uma história de vida que, embora improvável, prova que com humildade (e com muita sorte) podemos chegar até onde nunca sonhámos. Todos devíamos ter um pouco de Forrest Gump dentro de nós: o homem que foi acusado de “não saber o que é amor” é precisamente o único que, de facto, sabe, e é essa inocência e bondade que o leva a ter uma vida inacreditável que num minuto nos faz rir e, no seguinte, nos parte o coração.

← Anterior (18)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (16) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário