15 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 18



Filme: Scent of a Woman
Actor: Al Pacino

por Miguel Pontares

    O tenente-coronel Frank Slade tem um plano para o fim-de-semana: envolve viajar, mulheres, boa comida, bom vinho, tango e limousines. Ah, e uma .45 carregada. Foi mais ou menos assim que o Perfume de Mulher teve a sua promoção junto do grande público. 
    Frank Slade não é nenhum Corleone, nenhum Montana. É um Al Pacino diferente, irritante para muitos, marcante para a maioria. Não é um mafioso, mas sim um tenente-coronel retirado e cego. Um mentor.
    Em 'Scent of a Woman', remake de um filme italiano de 1974, a força do filme está na relação entre a personagem de Pacino e o jovem Charlie Simms (Chris O'Donnell). Charlie é um rapaz que procura ganhar uns trocos durante o fim-de-semana que inclui o Dia de Acção de Graças, e acaba por ficar encarregue de cuidar do "insuportável" Frank Slade. Não menos importante é o pormenor de Charlie, na escola, testemunhar em conjunto com o colega George (Philip Seymour Hoffman) uma partida que alguns rapazes pregam ao director Trask. Na tentativa de descobrir os culpados, Trask pressiona os 2 jovens e chega mesmo a tentar "comprar" Charlie, abrindo-lhe as portas de Harvard, mas nunca conseguindo fazer dele um bufo ou delator.
    Voltando a Frank Slade, no tempo que passa com Charlie, acaba por visitar o irmão com o qual tem uma relação problemática, conduz um Ferrari guiado pelo instinto, e dança um tango que o Cinema não esquece, contracenando com uma jovem, elegante e bonita Gabrielle Anwar como Donna. No fim de tudo, chega o momento do suicídio. O propósito final do fim-de-semana orquestrado por Frank Slade chega, irrompido por Charlie.
    
    Quando parece que já nada mais liga Frank e Charlie, tirando os ensinamentos e vivências do fim-de-semana, é quando Frank Slade se levanta e, saindo da escuridão da qual é refém, nos oferece um dos melhores discursos do Cinema. Na escola, Charlie e o colega George (sempre protegido pelo pai e por um sistema adulterado) são inquiridos publicamente pelo director e pelo comité disciplinar, e Charlie nada diz. E é quando se coloca em hipótese a sua expulsão que Frank Slade, qual avô exemplar, em representação dos pais de Charlie dá a toda a gente uma lição de integridade, de carácter, de valores. Uma defesa em nome da honra, lado a lado com Charlie, a sua inspiração e sede de justiça. Senhoras e senhores, tem a palavra o tenente-coronel Frank Slade:

"Mas não um delator! (...) Isto é um pote de merda! (...) Sr. Simms não a quer. Ele não precisa de ser rotulado 'ainda merecedor de ser um homem de Baird'. Mas que diabos é isso? Qual é o vosso lema aqui? 'Rapazes, denunciem os vossos colegas e salvem o vosso próprio couro, qualquer coisa menos que isso nós vamos queimá-los na fogueira?'. Bem, cavalheiros, quando a merda é atirada contra o ventilador, alguns rapazes correm, e outros ficam. Aqui está o Charlie a encarar o fogo, e ali está o George escondido no bolso do pai. E o que vocês fazem? Vocês recompensam o George, e destroem o Charlie. (...) Não, estou apenas a aquecer. Eu não sei quem frequentou este lugar.. William Howard Taft, William Jennings Bryant, William Tell, quem seja. O espírito deles está morto, se é que já tiveram um. Desapareceu. Você está a construir um navio de ratos aqui, um barco para formar delatores. E se você pensa estar a preparar estes miúdos para a maioridade, é melhor pensar novamente, porque eu digo que você está a matar o espírito que esta instituição proclama inspirar. Que palhaçada. Que tipo de espectáculo você quer dar aqui hoje? Quer dizer, o único número de classe neste acto está sentado ao meu lado. Estou aqui para lhe dizer que a alma deste menino está intacta. É inegociável. Você sabe como eu sei? Alguém aqui, e não vou dizer quem, ofereceu-se para comprá-lo. Só que o Charlie não está à venda. (...)
    (...) Eu mostro-lhe o que é estar fora de ordem! Eu mostrar-lhe-ia, mas estou muito velho, muito cansado e muito cego. Se eu fosse o homem que era há 5 anos atrás, eu traria um lança-chamas para este lugar! Fora de ordem? Com quem você pensa que está a falar? Eu vi muita coisa, sabia? Houve um tempo em que eu conseguia ver. E eu vi. Rapazes como estes, mais jovens ainda, os braços deles dilacerados, as pernas arrancadas. Mas não há nada pior que a visão de um espírito amputado. Não há prótese para isso. Você pensa que está apenas a mandar este rapaz de volta para casa no Oregon com o rabo entre as pernas, mas eu digo-lhe que você está a executar a alma dele! E porquê? Porque ele não é um homem de Baird. (...) Criadores de homens, criadores de líderes, tenham cuidado com o tipo de líderes que produzem aqui. Eu não sei se o silêncio do Charlie aqui hoje é certo ou errado; eu não sou juiz ou júri. Mas eu posso assegurar-lhe isto: ele não entregará qualquer pessoa para comprar o seu futuro. E isto, meus amigos, chama-se integridade. Chama-se coragem. E é desse material que os líderes deveriam ser feitos.
    Agora, em todas as encruzilhadas da minha vida, eu sempre soube qual era o caminho certo. Sem excepção, soube sempre, mas nunca os segui. Sabe porquê? Era difícil demais. Aqui está o Charlie. Ele chegou a uma encruzilhada. Ele escolheu um caminho. É o caminho certo. É um caminho feito de princípios, que conduz ao carácter. Deixem-no continuar a jornada dele. Vocês têm o futuro deste rapaz nas vossas mãos, comité. É um futuro valioso, acreditem em mim. Não o destruam. Protejam-no. Abracem-no. Vai fazer-vos orgulhosos um dia, eu prometo."

    Para ler e reler. É por isto (e não pelos "Hooah!" que muita gente abomina) que esta personagem aqui está. É por isto que Al Pacino ganhou um óscar com este filme. E é não só por isto mas também que é uma lenda-viva da Sétima Arte.


← Anterior (19)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (17) →                                                                                                                                                                                  

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário