29 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 12



Filme: The Wolf of Wall Street
Actor: Leonardo DiCaprio

por Miguel Pontares


    DiCaprio. Leonardo DiCaprio. O actor com raízes italianas, alemãs e russas é aquele que mais personagens colecciona neste Top-100. Puderam ler sobre William Costigan Jr. (64), Calvin Candie (46), Danny Archer (24) e agora chegou a vez do Lobo uivar. Assim como ficou à porta de muitos óscares, fica também aqui bem perto dos 10 primeiros lugares. Aquilo que elevou Belfort tão acima é também aquilo que o leva a não subir mais: Jordan Belfort é a melhor personagem e o melhor papel (se noutros casos houve algum azar, este óscar devia ter sido seu) de DiCaprio, mas a importância do desempenho do actor prevalece sobre os traços da personagem, inferior a outras. Posso aliás dizer-vos que acima só aparecerão nos restantes 11 elementos duas personagens inspiradas, tal como esta, numa figura real. Mas se essas duas personagens são por si só duas lições de vida, Jordan Belfort é aquilo que DiCaprio fez dele.
    O Lobo de Wall Street é um homem de excessos, de vícios. É alguém que começa o filme com cara de anjinho, a perceber o funcionamento de Wall Street pelas palavras, conselhos e batimentos peitorais/ tribais à mesa com a personagem de Matthew McConaughey, mas cuja vilanização se intensifica à medida que aumenta o seu poder, o seu vício por drogas e mulheres. E, citando-o, guiado pela maior droga de todas: o dinheiro.
    'The Wolf of Wall Street' é um filme completo. Demos-lhe aqui internamente no BPF o óscar de Melhor Filme em 2014, contribuindo para o sucesso final a brilhante realização de Scorsese (o "pai" cinematográfico de DiCaprio), a entrega e humor de Jonah Hill como Donnie Azoff, as pequenas contribuições de nomes como Matthew McConaughey, Jon Bernthal e Jean Dujardin e um pecado chamado Margot Robbie. Mas convenhamos, o filme é DiCaprio.
    Graças ao trabalho de Leo, este Lobo torna-se uma injecção de adrenalina, na qual as 3 horas de filme passam a correr. É um caso evidente de uma boa personagem que está longe de ser uma personagem boa, julgo que percebem o que quero dizer. A receita para esta personagem está prescrita: quaaludes, Adderall, Xanax, marijuana, cocaína e morfina. E os momentos que contribuem para este 12.º lugar são muitos: aquele épico e longo caminho a rastejar, rebolando pelas escadas até chegar ao carro; as conversas com o FBI enquanto atira notas ("Fun Coupons") e lagostas; a sua primeira grande venda ainda antes da Stratton Oakmont; e sem dúvida várias cenas com a duquesa Naomi. Desde o "chá" depois do jantar, passando por um copo de água matinal até à sensualidade provocadora de Naomi, no quarto da filha, de perna esticada e sapato castrador. Pensando bem, só a capacidade de conseguir aquela versão de Margot Robbie era quase suficiente para colocar Belfort nestes lugares cimeiros. Mas isso fica só entre nós.
    Para além de todas essas cenas, há duas que são especiais: os discursos "Pick up the phone and start dialing!" e "I'm Not Fucking Leaving!". Fotografias perfeitas da personagem, da ambição, da capacidade de saber vender e da sua liderança contagiante. Dois longos discursos para os quais daqui a uns anos poderemos olhar e ver a materialização precoce da (futura) lenda Leonardo DiCaprio.

    É claro como a água que os comportamentos, vícios e esquemas de Belfort eram desprezíveis, mas DiCaprio (outro grande pormenor o facto da personagem falar várias vezes connosco na primeira pessoa) fez o Lobo uivar de uma forma viciante. 
    Este Lobo é o filme não-pornográfico em que mais vezes é dita a palavra fuck (569), perdendo apenas para um documentário sobre a palavra em si. Basicamente, quase tudo no filme é ilegal, mas se me perguntarem se é legítimo vibrar com este Belfort de DiCaprio?
    Absolutely fucking yes.  
 
    
← Anterior (13)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (11) →                                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário