6 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 21



Filme: Annie Hall
Actriz: Diane Keaton

por Miguel Pontares

    Entre todas as personagens nesta centena, Annie Hall é provavelmente a de mais difícil justificação. E desde já vos digo que é a personagem feminina melhor colocada, seguida de 20 provas do nosso machismo.
    É mentira, não somos machistas. Temos a barba por fazer mas não somos homens das cavernas. Uma personagem feminina, quando bem escrita e interpretada, consegue ser mais cativante e rica do que tantas personagens do sexo oposto. Annie Hall representa duas coisas: a beleza complexa, natural e descontraída, mistura de sonho e insegurança, de uma mulher; sendo a melhor personagem do homem que sabe escrever/ criar como ninguém para actrizes. Woody Allen conseguiu grandes coisas com Mia Farrow, Anjelica Huston, Penelope Cruz ou Cate Blanchett, mas não há musa como Diane Keaton.
    Diane Keaton (cujo verdadeiro nome é Diane Hall) namorou com Woody Allen, e mantendo a amizade pós-relação amorosa, colaboraram em oito filmes entre 1971 e 1993. Annie Hall (o filme, não a personagem) representa a transição de Allen dos filmes só cómicos para algo mais, e esse equilíbrio foi trazido em grande parte por tudo o que Keaton deu ao filme.
     Em 'Annie Hall', Alvy Singer (Woody Allen) é um humorista judeu que se apaixona por Annie Hall. Repleto de reflexões e momentos stand-up do realizador-actor, Alvy tenta perceber ao fim de 1 ano o que falhou na relação com o grande amor que deixou escapar, Annie Hall.
    'Annie Hall' é em certa medida uma espécie de '500 Days of Summer' dos anos 70. Mas tudo em Annie é diferente, especial, com um carisma e charme que fazem dela quase um ideal. Alvy conhece Annie num jogo de ténis de pares, ela aspira a ser cantora, e veste-se como mais ninguém. A luz que ilumina o pessimista, neurótico e preocupado Alvy acaba por aparecer e desaparecer alternadamente, numa relação instável mas mágica, marcada pela química indescritível da dupla. Hoje, de cabeça, só os trios Jennifer Lawrence/ Bradley Cooper, Ethan Hawke/ Julie Delpy e Di Caprio/ Kate Winslet têm algo comparável no grande ecrã.
    Há muita coisa que distingue 'Annie Hall'. A actriz Diane Keaton ganhou um óscar, e o filme venceu ainda Melhor Filme, Melhor Realizador e Argumento Original; mas se há filme em que é difícil mensurar o porquê do sucesso é este. É tudo natural, a personagem que partilha o nome com o filme foi escrita a pensar na actriz, e foi dada a Keaton a tarefa de "vestir" literalmente a personagem como bem entendesse, com um look que veio a marcar a época.

    Annie Hall é a rapariga que chama o ex-namorado em desespero a meio da noite por causa de uma aranha. É a rapariga que, com o seu sentido de humor único, tem uma crise de riso que envolve lagostas, e que tem aquele diálogo com Alvy acompanhado por legendas paralelas (de génio, Allen!). É a rapariga que canta Seems Like Old Times numa cena final que visita toda a relação.
    É aquela que Alvy deixou escapar, mas que ficou para sempre na nossa memória, na memória do Cinema. A este Top ela não foge.

← Anterior (22)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (20) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário