8 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 20



Filme: One Flew Over the Cuckoo's Nest
Actor: Jack Nicholson

por Miguel Pontares

    Coube ao meu amigo e escritor convidado Daniel Machado escrever sobre a enfermeira Ratched (59), e esta é a vez do seu co-protagonista. 
    O filme Voando sobre um Ninho de Cucos é até hoje um dos únicos 3 filmes que ganhou o Big Five (Filme, Realizador, Actor, Actriz e Argumento) nos óscares, a par de 'It Happened One Night' e 'Silence of the Lambs', o que diz bem do seu valor.

    Randle Patrick "Mac" McMurphy foi criação literária de Ken Kesey, magnificamente transposto para o Cinema pelo actor Jack Nicholson sob a direcção de Miloš Forman. Sou provavelmente suspeito a falar de Nicholson por se tratar, para mim, de um dos melhores actores de sempre, mas este R. P. McMurphy é lendário.
    Rebelde, caótico e completamente anti-sistema, McMurphy é um veterano de guerra que, depois de ser preso por um período de curta duração, decide fazer-se passar por louco para poder cumprir a sua pena num hospital psiquiátrico, onde entende que estará mais confortável e relaxado.
    Quando chega ao hospital psiquiátrico, McMurphy torna-se rapidamente o líder de um grupo de homens perturbados e lunáticos, focados na sua rotina inquebrável, supervisionados e controlados pela humilhante e atroz enfermeira Ratched. Desse grupo fazem parte entre outros o jovem Billy, Martini (Danny DeVito) e "Chief", um nativo americano silencioso. A "guerra" entre McMurphy e Ratched marca todo o filme, com a personagem de Nicholson a trazer um lado caótico para o hospital, mas a conseguir nesse caos dar alguma felicidade, esperança e irreverência ao seu clã. Há vários momentos que ninguém esquecerá, começando pela forma como McMurphy ganha os cigarros a todos, e continuando num daqueles bocadinhos de perfeição do Cinema quando McMurphy convence os seus amigos que estão a ver o World Series. O olhar concentrado do actor, o rosto a avermelhar e aquela loucura capaz de contagiar o menos crente.. só Jack Nicholson.
    Durante o seu período hospitalizado, McMurphy consegue ainda evadir-se com os seus colegas, levando-os de autocarro para irem pescar. E é quando estão no barco que consegue dar-lhes um pouco de normalidade, ar puro e uma distracção saudável. Terapia, verdadeiramente.
    O conflito com Ratched leva-o a ser submetido a terapia electroconvulsiva, e no clímax do filme McMurphy chama ao hospital duas prostitutas com as quais planeia fugir, mas acaba por adiar a sua fuga para que uma dê ao jovem Billy a sua primeira vez. Na manhã seguinte o aparecimento da enfermeira desencadeia o suicídio de Billy, e McMurphy acaba por ser lobomotizado.

    Há poucos momentos do Cinema tão simples mas tão profundos como o fim de 'One Flew Over the Cuckoo's Nest': o gigante, sereno e confidente "Chief" asfixia McMurphy durante o sono, numa espécie de eutanásia, e destrói a janela do hospital da forma que McMurphy antes tentara, tornando-se livre.
    Raiva, revolta efervescente; coragem de dar o primeiro passo, um louco no bom sentido, com cabelo desvairado e olhar de outro planeta. R. P. McMurphy é um dos melhores desempenhos e a melhor personagem de um actor sem igual. E, por favor, alguém que torne real a hipótese de DiCaprio fazer de Jack Nicholson num filme sobre a carreira dele. Como é que um dia vou querer lembrar Jack Nicholson quando um dia nos deixar? Claramente naquele instante em que se ri desalmadamente, num daqueles círculos convocados por Ratched, com o maço de cigarros preso ao ombro na manga da t-shirt. 

← Anterior (21)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (19) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário