22 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 15



Filme: The Lord of the Rings
Actor: Andy Serkis

por Miguel Pontares

    Neste conjunto de 100 personagens 'The Lord of the Rings' é o filme mais representado, sendo este o último membro da "família" tolkiana a aparecer. Da trilogia que amealhou 17 óscares (4 na Irmandade, 2 nas Duas Torres e um pleno de 11/11 no derradeiro filme) já puderam aqui ler sobre Samwise Gamgee (71), Gandalf (34), Aragorn (30), mas guardámos a personagem mais "preciosa" para o fim.
    Podemos pensar nele como Gollum ou Sméagol, mas o que nos vem à cabeça é sempre o mesmo: o corpo magro e curvado, muitas vezes com uma locomoção quadrúpede, o temperamento instável marcado pela sua dupla personalidade e pela obsessão pelo Anel, o cabelo fraco, os grandes olhos azuis e a sua tanga castanha. Sim, porque Gollum, para além de um fã de bijuteria, é também a criatura mais encalorada da Terra Média.
    É inevitável a tendência de lhe chamarmos criatura, embora estejamos perante um hobbit. No início de 'Return of the King' vemo-lo enquanto Sméagol, e assistimos ao seu declínio subjugado perante o poder do Anel.
    Gollum é uma boa personagem graças a vários aspectos. É emblemático e inigualável tanto na sua aparência, como nas suas expressões, tanto faciais como em termos de discurso. É em certa medida herdeiro de Yoda nestas questões, embora bastante mais complexo. É uma daquelas personagens que praticamente todos conhecemos. O guia de Frodo e Sam até Mordor, que odeia o "hobbit gordo" mas que quer agradar ao mestre, acaba por só ter um verdadeiro mestre na sua vida: o Anel. E daí o seu final ser tão apropriado, ao sucumbir na lava ao mesmo tempo que o Anel, mas não sem antes olhar fascinado uma última vez para o seu precioso durante a queda.
    A personagem de Tolkien apresenta uma bipolaridade estonteante (fala em si na 3.ª pessoa, e muitas vezes recorre ao "nós"), que atinge o pico nas cenas em que Gollum e Sméagol discutem o destino dos hobbits, e durante todo o seu percurso deixa-nos sempre desconfiados. O "mestre" Frodo tenta acreditar que ainda há bondade naquela personagem que canta inocente junto a uma cascata enquanto abana a cabeça, mas a história mostra-nos que Gollum domina Sméagol, e daí ser esse o nome pelo qual nos referimos a ele neste Top.
    Evidentemente, falar de Gollum sem falar de Andy Serkis é uma falácia ou erro de raciocínio. Gollum é porventura o porta-estandarte ou expoente da qualidade do que Peter Jackson fez no grande ecrã. Serkis deu voz a Gollum, entregando-se de corpo (!) e alma, com todos os seus movimentos e expressões a serem captados com animação CGI.
    E antes que ele nos arranque um dedo ou se queixe de como cozinhamos coelho, o melhor é deixarmos que seja ele a terminar isto como só ele sabe: Myyy Preciousss!

← Anterior (16)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (14) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário