4 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 22



Filme: Inglourious Basterds
Actor: Christoph Waltz

por Lorena Wildering (Escritora Convidada)

Quentin Tarantino. Só este homem para nos dar uma das melhores personagens que passaram pelo grande ecrã nos últimos tempos: Colonel Hans Landa.
    O filme spaghetti Western-meets Nazis divide-se em cinco partes. Começa em França, já conquistada pela tirania de Hitler, com a crescente tensão que Landa nos faz sentir ao interrogar um agricultor sobre eventuais Judeus escondidos na zona. É um jogo satânico do gato e do rato brilhantemente orquestrado pelo chamado “Caçador de Judeus”. A sua performance é diabólica e, precisamente por isso, deslumbrante. Seguindo a sua estratégia de pensar como um Judeu para saber onde os encontrar, enfeitiça-nos com o seu riso sarcástico, carisma e poliglotismo (Francês, Alemão, Inglês e Italiano, presentes ao longo de todo o filme). A nós e ao Óscar de Melhor Actor Secundário que acabou mesmo por ir parar às mãos de Waltz, em 2010.

    Ao longo do filme vamos revisitando esta personagem e apercebemo-nos de que, ao mesmo tempo que é inteligente, implacável e cruel, é também um oportunista que age por puro interesse próprio. Se no início do filme o vemos vestir verdadeiramente a camisola - uniforme, neste caso - das SS, no final vêmo-lo quebrar o seu juramento a Hitler sem qualquer hesitação. Decide ajudar os Basterds e assassinar a elite do partido Nazi, líder incluído, dentro da sala de cinema da judia Shoshanna, que outrora tinha deixado escapar. Em troca, exige imunidade total pelos seus crimes de guerra, entre vários luxos.
    O seu plano acaba por fracassar quando é punido pelas suas acções pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt), perito em cravar suásticas nas testas dos militares com uma faca, marcando-o como um Nazi para o resto da sua vida. Também o seu au revoir, Shoshanna! inicial vira-se contra toda a SS, acabando ela mesma por deitar abaixo o regime que assolou a Europa no início dos anos 40. A rescrição da História de Tarantino é deliciosa e acredito que todos nós desejássemos que se tivesse passado assim mesmo.

    É em “Sacanas Sem Lei” que muitos passaram a conhecer o austríaco Christoph Waltz. Onde é que este homem andou enfiado estes anos todos, perguntam vocês? Bem escondido no meio de séries de língua germânica, à espera deste seu big break internacional. Desde então que as portas não param de abrir e Waltz é agora um dos nomes mais conhecidos, não só entre actores europeus, mas também em Hollywood em geral. E que lufada de ar fresco que ele trouxe consigo de Áustria. Danke schön.


← Anterior (23)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (21) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário