14 de janeiro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 22

Com ritmo e intensidade imparáveis, e depois de termos tido duas noites (terça e quarta-feira) de futebol inglês, nem por isso há desculpa para o fim-de-semana.
    Depois de uma jornada com uma média de 3,4 golos por jogo, há mais Premier League e mais espectáculo. A jornada 21 não foi propriamente fértil em pontos (média geral de 35 pts), com vários clientes assíduos como Özil, Mahrez, Vardy, Kane, Lukaku, Ighalo, Alderweireld ou De Bruyne a ficarem em branco.
    Desta vez na 22.ª vez que as equipas sobem ao relvado, há um Liverpool-Manchester United no qual a equipa de Klopp tentará catalisar as emoções vividas quando Joe Allen empatou o clássico com o Arsenal, e em caso de vitória os reds ficarão em igualdade pontual com a equipa de van Gaal, que viu fugir por duas vezes a vantagem contra um Newcastle com personalidade. O Chelsea recebe o Everton, e o Manchester City recebe o Crystal Palace (dois jogos difíceis, embora o City deva ter maior facilidade em dar a volta à questão), o líder Arsenal desloca-se ao dificílimo campo do Stoke, e o Newcastle-West Ham espera-se aberto e bem disputado. Por fim, o Leicester tentará pressionar o Arsenal e, caso ganhe Sábado em casa do último classificado Aston Villa (que ganhou na última jornada, coisa rara) ficará no mínimo em igualdade pontual com os gunners.
    Olhando então para os melhores jogadores da jornada 21, Jermain Defoe foi quem mais pontos fez. O experiente avançado inglês fez um hat-trick no terreno do Swansea (a legalidade dos golos fica para outra discussão) e reafirmou que, com ele, o Sunderland lutará até ao fim. Wayne Rooney fez o seu recorde de época (16 pts), Roberto Firmino voltou a mostrar que tem queda para os jogos grandes, Enner Valencia e Payet deram espectáculo, principalmente o francês, e também Lescott, van Aanholt, Huth, Fuchs, Targett e Afellay pontuaram bem.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 22.ª jornada, cuidado com:


Dimitri Payet - West Ham - 7.8
    Ele está, definitivamente, de volta! Depois de espalhar magia durante 27 minutos contra o Liverpool, o talismã do West Ham regressou à titularidade diante do Bournemouth e.. decidiu o jogo. Com a equipa a perder por 1-0, Payet empatou num livre directo extraordinário e inventou, com um drible para ver e rever, o golo da reviravolta, marcado por Enner Valencia.
    É certo que olhando em perspectiva, Mahrez tem sido o jogador mais marcante desta edição (Özil, Vardy e Ighalo são outros nomes que surgem imediatamente nesta discussão), mas Payet é provavelmente o jogador que tem apresentado maior consistência. Falhou 7 jogos por lesão, e nós já tínhamos saudades - é classe por todos os lados, qualidade a decidir, a pensar mais rápido, sabe quando soltar a bola, inventa o impossível, marca, assiste, joga e faz jogar. Com ele, o West Ham é outro, com ele os hammers podem ter metas bastante ambiciosas na tabela classificativa.
    Para já, há um Newcastle-West Ham e este é o momento para ter Payet. Já sabemos que ele está a 100% e de regresso ao onze, embora deva continuar a inspirar cuidados, sendo poupado nos minutos finais se os jogos assim o permitirem. Vê-se em campo que os colegas de equipa se sentem mais confortáveis e confiantes com Payet entre eles, e é natural que elementos como Enner Valencia e Michail Antonio continuem em bom plano.


Harry Kane - Tottenham - 9.9
    Está na corda bamba. Quem tem Kane (mais de 35% do mundo Fantasy) pensaria que ele podia marcar ao Leicester. Não marcou, nem ele nem ninguém, com Schmeichel a fechar a baliza e a barra a negar um golo que parecia certo ao 10 do Tottenham. No entanto, com um Tottenham-Sunderland à porta, faz sentido aguentar Kane mais uma jornada, naquela que pode ser uma despedida para muitos.
    O preço elevado (9.9) pede mais golos, e visto que Lukaku tem, depois de visitar Stamford Bridge, um calendário favorável, será mais fácil abdicar do inglês do que do belga, caso vários utilizadores queiram refrescar o ataque - e acreditamos que isso aconteça, porque Agüero está a ganhar confiança e não tarda em embalar.
    Por agora, confiamos em Kane, num jogo em que o Sunderland aparecerá altamente motivado depois de duas vitórias consecutivas. Há quem diga que Kane só rende com Dembélé no onze. Pois bem, o belga deve ser titular este fim-de-semana.. Se os spurs querem permanecer no Top-4, este não é o momento para Kane, Alderweireld, Alli e companhia deslizarem.


Benik Afobe - Bournemouth - 6.1
    O Bournemouth tem sido o principal agitador das correntes do mercado de Inverno na Premier League. Iturbe chegou emprestado, e perante a carência de pontas de lança, Afobe (namoro antigo) e Grabban (um regresso a uma casa onde já foi feliz) foram contratados.
    Mas são casos bem diferentes. Grabban, aos 28 anos, contribuiu para a impressionante escalada do Bournemouth ao longo dos vários escalões do futebol inglês, mas o nível que tem apresentado nos últimos anos faz dele uma alternativa e não a solução A. Afobe, pelo contrário, saiu debaixo da asa do Arsenal há pouco tempo, e aos 22 anos parece mais do que preparado para que este seja o seu momento. Encaixa no sistema de Howe, cresceu bastante durante o tempo que passou nos Wolves, e apostamos que poderá estrear-se a marcar pelos cherries este Sábado. É contra o Norwich, e o ambiente no Dean Court vai estar a ferver, opondo o 16.º e o 15.º classificados.


Fraser Forster - Southampton - 4.8
    Outro regresso que muito saudamos é o do guardião inglês Fraser Forster, que cumpriu os primeiros minutos da época esta quarta-feira (clean sheet diante do Watford). Contra Ighalo e Deeney, o mérito foi principalmente dos centrais van Dijk e Fonte, mas é indiscutível que Forster é mais guarda-redes do que Stekelenburg, Gazzaniga ou Davis.
    Em condições normais, não deverá largar mais a baliza do Southampton, e uma vez que custa apenas 4.8 tornar-se-á rapidamente um elemento bastante chamativo para qualquer plantel. Exibindo-se ao nível da temporada passada, Hodgson não terá dificuldade em levar os melhores 3 a França: Hart, Butland e Fraser Forster.


Riyad Mahrez - Leicester City - 7.2
    Quatro jogos sem pontuar a sério. Depois de marcar 6 golos em três jogos, Mahrez fechou a loja nas últimas 4 partidas e, consequentemente, o Leicester só marcou por uma vez nesse espaço de tempo (o improvável Huth foi o autor do golo).
    As boas notícias para Ranieri prendem-se com o aspecto defensivo. Os foxes até à jornada 19 só tinham conseguido não sofrer golos em três ocasiões (Crystal Palace, Newcastle e Swansea) e daí para cá já dobraram esse recorde com três clean sheets consecutivas.
    Em casa do Aston Villa admitimos que o Leicester consiga ampliar essa sequência, mas mais do que isso acreditamos que o 2.º classificado da Premier League voltará aos golos. Na primeira volta houve um emocionante 3-2 com Dyer a dar a vitória ao cair do pano; Mahrez, nesse jogo, fez duas assistências. O Aston Villa jogou bem na recepção ao Crystal Palace, mas não parece ter argumentos, e este pode ser o regresso de Mahrez e Vardy aos pontos, algumas jornadas depois.  



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Já referimos Forster, o nosso guarda-redes preferido do Fantasy na época passada (embora Fabianski tenha feito mais pontos, e De Gea tenha sido o verdadeiro destaque da posição), alguns utilizadores enfrentarão a dúvida "Butland ou Cech?", e por isso mesmo - e porque o bom momento do Sunderland pode custar uma clean sheet a Lloris - atenção a Kasper Schmeichel (4.5) a tentar o 4.º jogo consecutivo sem sofrer, e a Joe Hart (5.5).

- Defesas: No sector defensivo, se o jogo for favorável para Toby Alderweireld (6.1) sentimo-nos obrigados a recomendá-lo. É o defesa com mais pontos, vai buscar Bónus à China se for preciso, e não costuma desiludir. De resto, Christian Fuchs (4.7) tem estado em bom plano nos últimos jogos (8-6-12 nos últimos três jogos) e o regresso de Forster leva-nos a apostar no holandês Virgil van Dijk (5.4), depois de uma exibição gigantesca contra o Watford.
    Um jogo do Bournemouth em casa leva a que Adam Smith (4.1) seja alguém a ter em conta, e César Azpilicueta (5.7) tem estado em grande. 

- Médios: Acima falámos de Mahrez e Payet, e desta vez damos uma folga a Özil, embora seja condição sine qua non colocá-lo entre os escolhidos, para quem o tem no plantel. Mantemos Kevin De Bruyne (10.9) nas nossas escolhas, mesmo depois de nada fazer contra o Everton, e voltamos a dar a Willian (7.1) todo o destaque que merece. Dele Alli (5.4) vai ser um perigo à solta que o Sunderland poderá não conseguir controlar, Michail Antonio (5.2) e Georginio Wijnaldum (6.8) vão dificultar e muito a vida aos defesas contrários, e temos bastante curiosidade para ver se Roberto Firmino (7.7) volta a destacar-se num jogo cabeça-de-cartaz. Ayew, Ramsey, Stanislas e Arnautovic são outros jogadores a ter em consideração.

- Avançados: No ataque, se Kane é jogador para ser titular em qualquer plantel, Afobe é demasiadamente arriscado e por isso é um jogador apenas para terem na Watchlist. O mesmo não dizemos de Odion Ighalo (6.4), que não marcou ao Southampton mas prepara-se para defrontar um Swansea cuja defesa se viu aflita com um avançado irrequieto e oportunista. Como qualquer dia ele há-de levantar voo, Kun Agüero (13.2) está também entre os nossos eleitos, numa ronda em que acompanharemos com interesse os desempenhos de Vardy, Valencia, Long e Rooney.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Forster; Fuchs, Alderweireld, v. Dijk; Willian, Mahrez, De Bruyne, Payet; Ighalo, Agüero, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v Sunderland - Harry Kane; Dele Alli
Bournemouth v Norwich - Junior Stanislas; Benik Afobe
Chelsea v Everton - Willian; Diego Costa
Manchester City v Crystal Palace - Kevin De Bruyne; Kun Agüero
Newcastle v West Ham - Dimitri Payet; Enner Valencia
Southampton v West Brom - Shane Long; Ryan Bertrand
Aston Villa v Leicester - Riyad Mahrez; Christian Fuchs
Liverpool v Manchester United - Juan Mata; Roberto Firmino
Stoke v Arsenal - Mesut Özil; Aaron Ramsey
Swansea v Watford - Odion Ighalo; André Ayew

0 comentários:

Enviar um comentário