6 de janeiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 76



Série: Luther
Actriz: Ruth Wilson

por Miguel Pontares
    'Sherlock' caiu nas graças do mundo, justificadamente, mas há outro crime-drama da BBC One que é quase tão bom: 'Luther'.
    Embora o genial e intenso DCI John Luther (Idris Elba) seja o natural epicentro de tudo, este 76.º lugar pertence à antagonista e nemesis do episódio-piloto, sua sidekick e cúmplice no resto da série.
    Interpretada por Ruth Wilson, que actualmente partilha o protagonismo com Dominic West em 'The Affair', Alice Morgan é uma sociopata. Mas não é uma sociopata qualquer. No primeiro episódio, mata os pais, revelando-se no entanto demasiado inteligente para que Luther a consiga incriminar, embora consciente de que é ela a culpada. Mata a mãe durante o sono, mata o pai enquanto este está a ouvir música, e esconde a arma dentro do cão morto, conseguindo que esta seja destruída durante a cremação do animal.
    A primeira de muitas deduções geniais de John Luther dá-se enquanto interroga Alice, graças a um simples bocejar seu que não obtém reacção. O pouco-convencional, explosivo e muitas vezes incorrecto nos meios/ procedimentos para chegar à verdade Luther partilha com Alice o facto de ambos terem uma mente brilhante, iniciando-se uma relação invulgar a partir do momento em que Alice Morgan se torna ligeiramente obcecada por ele.
    No fundo, Alice faz tudo para proteger Luther. Quer isso signifique raptar alguém ou matar quem poderia denunciá-lo afastando-o da sua paixão/ vocação (investigação de homicídios), revelando-se a figura em que Luther mais pode confiar, para além de Justin Ripley.
    Partilha com Kilgrave, personagem recente do universo televisivo em 'Jessica Jones', o sentido de humor cáustico, e as dicas que dá a Luther tornam-na uma versão moderna e feminina de Hannibal Lecter. Alice passa parte da segunda temporada num hospital psiquiátrico, até ser salva por uma maçã, e aparece apenas brevemente na terceira, contribuindo para um desfecho emotivo (as series finale de 'Luther' são brutais, confiem em mim) no qual durante um segundo sorrimos quando parece que Luther a escolhe a ela e não a frágil Mary. Um dos propósitos dos dois episódios da sucinta quarta temporada foi uma espécie de passagem de testemunho assumindo-se Megan (Laura Haddock) como novo elemento imprevisível na vida de Luther, que continua acompanhado em tons de ruivo pela DS Emma Lane (Rose Leslie, actriz que se tornou mais conhecida em 'Game of Thrones').

    Yin e Yang, Bonnie e Clyde, Egas e Becas. O que Alice mais queria era fugir com Luther. Salvá-lo de uma profissão que ela teme que irá ditar a morte dele. Eternizar aqueles encontros na ponte.
    Os olhos azuis e o cabelo vermelho conspiram juntos para fazer de Alice Morgan uma daquelas personagens das quais é impossível tirar os olhos. É a arma secreta de Luther, é incapaz de amar mas cede com inocência perante uma simples festinha na cara.                                                                                                                     
← Anterior (77)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (75) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário