21 de janeiro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 23

Como sempre, prevê-se um fim-de-semana com bom futebol e câmaras a abanar com os festejos dos adeptos em Inglaterra.
    A jornada 23 de 38 tem como jogo grande o derby londrino - Arsenal contra Chelsea. O actual 1.º classificado enfrenta o campeão em título, que ocupa presentemente o 14.º lugar, num jogo que não contará com a crispada rivalidade Wenger/ Mourinho, e que poderá servir como vingança para os gunners depois de perderem por 2-0 em Stamford Bridge num jogo com "dedo" de Diego Costa. De resto, o West Ham-Manchester City, o Crystal Palace-Tottenham, o Leicester-Stoke e o próprio Manchester United-Southampton são garantias de que a jornada terá vários pontos de interesse.
    A conjugação destes jogos faz com que o 2.º (Leicester) receba o 7.º (Stoke), o 3.º (City) visite o 6.º (West Ham), o 4.º (Spurs) visite o 8.º (Palace), garantindo ainda tarefa difícil para os actuais 1.º e 5.º classificados. O Top-8 mantém os embates praticamente entre si, o que deve promover algumas alterações nos primeiros lugares no final desta jornada.
    Recuando até à jornada 22, Charlie Daniels foi o grande destaque em termos de Fantasy. O lateral-esquerdo do Bournemouth não sofreu golos, marcou de grande penalidade e ofereceu o primeiro golo pelos cherries a Afobe; Agüero (2 golos e uma assistência, demonstrando grande altruísmo ao preferir dar o golo a Silva do que procurar o hat-trick) foi igualmente destaque, bem como Ward-Prowse (bis de bolas paradas), Ashley Williams (deu a vitória, e conseguiu Bónus 3 pela 4.ª vez nos últimos seis jogos), Eriksen, Wijnaldum, Fàbregas, Silva e Kane. De uma forma geral, Rooney e De Gea escreveram a vitória do United em Anfield; Cech e Butland, principalmente o checo, mantiveram o 0-0 entre Arsenal e Stoke num jogo bem disputado; e o Chelsea conseguiu 1 ponto, para lá dos 5 minutos de compensação e em fora-de-jogo, numa partida que o Everton merecia ter ganho.
    O tempo passa e o Leicester City é 2.º classificado, em igualdade pontual (44 pts) com o líder, e enfrenta agora uma sequência complicada (Stoke e Liverpool em casa, City e Arsenal fora) numa altura em que o ataque tem rendido substancialmente menos (apenas 2 golos marcados nos últimos cinco jogos, para desgosto dos jogadores de Fantasy que mantêm Mahrez e Vardy nos seus plantéis).
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 23.ª jornada, sugerimos:

Odion Ighalo - Watford - 6.4
    O facto do nigeriano não ter marcado nos últimos três jogos não é motivo de drama. Com 14 golos marcados, Ighalo mantém-se o 3.º melhor marcador da Premier League, apenas atrás de Lukaku e Vardy, e o trajecto, tanto o seu a nível individual como o do Watford de Quique Flores, tem sido incrível e acima das expectativas.
    Tendo marcado 7 golos em 6 jogos seguidos, os últimos jogos terão deixado desiludidos aqueles que o contrataram durante o seu melhor período, mas os golos devem voltar em breve.

    O adversário desta jornada é o Newcastle, equipa que tem crescido e que se está a reforçar (Shelvey e Saivet parecem boas contratações) mas que se agiganta em jogos contra equipas grandes, e que é bastante mais forte em casa do que fora. Por tudo isto, Ighalo poderá regressar ao seu melhor nível e, importa não esquecer, na primeira volta o Watford venceu fora por 2-1 e Ighalo marcou.. os dois golos do Watford.    


Ross Barkley - Everton - 7.3
    Faz sentido vender Barkley como mais de 30,000 utilizadores estão a fazer nesta ronda? Parece-nos que não. O médio britânico soma 6 golos e 8 assistências, números melhores do que os seus melhores totais de época, e tem 3 jogos em casa nas próximas 4 jornadas.
    É certo que Barkley, tal como Wijnaldum ou Ayew, tem sido um daqueles jogadores que tem tido mais pontos no Fantasy do que o seu rendimento real indica (mais números, menos futebol), mas é impossível ignorar a fome que apresenta, especialmente junto dos seus adeptos em Goodison Park, e com um Euro-2016 no horizonte a coisa não há-de ficar por aqui. Juntam-se ainda ao raciocínio 2 pontos a favor: primeiro, a frescura e confiança de Agüero (Kun e Sturridge são, provavelmente, os jogadores que interessa acompanhar durante algumas jornadas para ter a certeza se a aposta é segura) levarão muitos jogadores a comprar o argentino, e Barkley pode ser uma boa opção para quem queira "economizar" no meio-campo; depois os toffees estarão mais do que determinados a garantir 3 pontos nestes jogos em casa depois de perder dois injustamente em casa do Chelsea; e, por fim, com Baines a subir de forma e a possibilidade de Martínez colocar Mirallas e Deulofeu nas alas, Barkley pode ser o 2.º grande beneficiado, a seguir ao evidente Romelu Lukaku.


Patrick van Aanholt - Sunderland - 4.6
    É bastante provável o Bournemouth marcar no terreno do Sunderland, e pode até ganhar o jogo, e quem nos tem acompanhado deduzirá que o estilo de jogo dos cherries nos atrai e entusiasma bem mais do que a proposta dos black cats. No entanto, não se pode ignorar o momento do holandês van Aanholt.
    Quando um defesa marca em 3 jogos consecutivos, é aconselhável considerá-lo uma boa opção. O lateral do Sunderland, quer jogue como lateral ou como ala esquerdo, menos preso graças à estrutura de 3 centrais, é um dos dinamizadores de jogo do penúltimo classificado, e apresenta-se incrivelmente confiante (9-11-6 nos últimos 3 jogos em termos de pontos).
    O Sunderland-Bournemouth é jogo de manutenção, e os black cats têm-se apresentado intensos e determinados nos jogos recentes com esse perfil (Aston Villa e Swansea). Conseguirá van Aanholt dar seguimento ao seu momento?


Wayne Rooney - Manchester United - 10.0
    Longe vai 2015, no novo ano temos tido um novo Rooney. Melhor dizendo, o "velho" decisivo Rooney. Deu a vitória, de grande penalidade contra o Swansea, fez 2 golos e uma assistência no empate a três bolas com o Newcastle, e agradeceu as defesas de De Gea com o golo solitário que decidiu o Liverpool-Manchester United.
    Louis van Gaal agradece o renascimento de Rooney e o capitão dos red devils tem agora dois excelentes testes - ambos em Old Trafford, mas contra uma defesa que se reencontrou com Forster na baliza (Southampton) e outra que é das cinco melhores (Stoke).
    O Fantasy faz-se de mudança, e de saber quando comprar e quando vender. Vardy, Ighalo, Mahrez e Lukaku parecem ter "secado" nos últimos jogos, em sentido inverso ao reaparecimento de clássicos como Agüero e Rooney. Não vale a pena abdicar já de Lukaku nem Ighalo, assim como, ao contrário de comprar Agüero, ainda é muito cedo para Rooney ser obrigatório. É certamente um daqueles jogadores que dá gosto ter, por tudo o que representa para o clube, mas o clube precisa de crescer ofensivamente para que Rooney minimize o seu estatuto enquanto risco.     


Jordan Veretout - Aston Villa - 5.6
    O Aston Villa de Remi Garde está a dez pontos do Swansea, primeira equipa acima da linha de água. Tudo aponta para que a equipa de Birmingham, um dos históricos da Premier, acabe mesmo por descer, mas - tal como os "amigos" Sunderland e Newcastle - os últimos jogos têm mostrado melhorias e uma equipa que não vai atirar ainda a toalha ao chão.
    Uma vitória incontestável frente ao Crystal Palace (é certo que Hennessey ofereceu o golo, mas o Aston Villa dominou e pressionou o Palace o jogo todo) e um empate diante do sensacional Leicester deixam o Aston Villa com alguma esperança - nos próximos quatro jogos, seria positivo conseguir 6 pontos. O guardião Bunn tem aproveitado e justificado a titularidade (6-10 nas duas vezes em que lhe foi confiada a baliza), mas quem se tem destacado silenciosamente, principalmente desde que Garde chegou, é o francês Veretout. O ex-Nantes já fez 4 assistências e tem potencial para ser muito mais preponderante, assumindo-se como peça-chave. Precisa, indiscutivelmente, de alguns companheiros novos (leia-se reforços).
    Teremos um WBA 0-0 Aston Villa, ou uma boa surpresa? Contamos com o médio francês para desbloquear a teia do mestre Pulis.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, a dúvida é perceber se David De Gea (5.6) volta a demonstrar porque é que começa a beliscar o estatuto de Neuer enquanto melhor do mundo na posição, sendo o espanhol o guarda-redes com maior preponderância nos resultados da equipa entre as grandes equipas da Europa. Um dos pontos de interesse da jornada é ver a exibição de Cech (que conjunto de defesas contra o Stoke!) frente ao Chelsea, e acreditamos que eventualmente Kasper Schmeichel (4.5) e o jovem Jordan Pickford (4.0) possam ser opções interessantes.

- Defesas: No sector defensivo já mencionámos van Aanholt, mas há outro lateral esquerdo que se destacou na última jornada - Leighton Baines (6.1). O lateral do Everton é caro, mas o seu passado no Fantasy (Bónus, golos e assistências) não engana. O momento do Crystal Palace (5 jogos consecutivos sem marcar qualquer golo) reforça a ideia de que Toby Alderweireld (6.2), o defesa com mais pontos em prova, possa somar uma clean sheet; os defesas do WBA e do Leicester são, teoricamente, opções a considerar.

- Médios: Acima abordámos Barkley e Veretout, dois casos distintos uma vez que se o primeiro é um jogador para ter, o segundo é apenas um diferencial para ter em conta. Embora apresentem tendências recentes inversas, tanto Georginio Wijnaldum (6.9) como Riyad Mahrez (7.2) parecem opções atractivas nesta ronda - é importante terem presente, no entanto, que o holandês só costuma aparecer em St. James Park, e que Mahrez deve deixar de marcar as grandes penalidades do Leicester.
    O brasileiro Roberto Firmino (7.8) vem demonstrando aquilo que pode dar ao ataque de Klopp, e a apetência de Dimitri Payet (8.0) e do West Ham para os jogos grandes prometem vida difícil do Manchester City, embora David Silva - e não De Bruyne, desta vez - tenha uma palavra a dizer no apoio a Agüero. Mirallas, Özil (se apto) e Eriksen poderão também destacar-se neste fim-de-semana.

- Avançados: No ataque, e tal como falámos nos médios, Ighalo é uma aposta a sério, Rooney alguém (ainda) arriscado e cuja aposta não se justifica considerando que existem Romelu Lukaku (9.2) e Kun Agüero (13.3). Mas atenção a Vardy e atenção a Kane. Num patamar abaixo, Afobe, Martial e Deeney.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Baines, Alderweireld, v. Aanholt; Mahrez, Wijnaldum, Barkley, Firmino; Ighalo, Agüero, Lukaku

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Norwich v Liverpool - Roberto Firmino; Jordan Henderson
Crystal Palace v Tottenham - Toby Alderweireld; Christian Eriksen
Leicester City v Stoke - Jamie Vardy; Robert Huth
Manchester United v Southampton - Wayne Rooney; Anthony Martial
Sunderland v Bournemouth - Jermain Defoe; Patrick van Aanholt
Watford v Newcastle - Odion Ighalo; Troy Deeney
West Brom v Aston Villa - Gareth McAuley; Jordan Veretout
West Ham v Manchester City - Kun Agüero; David Silva
Everton v Swansea - Romelu Lukaku; Leighton Baines
Arsenal v Chelsea - Mesut Özil; Laurent Koscielny

0 comentários:

Enviar um comentário