1 de janeiro de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 20

Começa hoje o novo ano, e começa amanhã a segunda volta da Premier League. A vigésima jornada, que na 1.ª volta correspondeu à quarta jornada, dá início a um 2016 que se espera espectacular e, sem dúvida, imprevisível.
    Nessa jornada 4, o Crystal Palace derrotou o Chelsea (quem não?) em Stamford Bridge, o Swansea venceu o Manchester United, e o West Ham de Bilic atropelou o Liverpool em Anfield. Desta vez, Palace e West Ham recebem equipas que querem vingança, e o Everton-Tottenham - que na primeira volta terminou a zeros - espera-se desta vez com golos.
    Os melhores jogos são, portanto, o primeiro de Sábado e o último de Domingo: a saber, West Ham-Liverpool (jogo no qual Payet poderá ser suplente utilizado) e Everton-Tottenham. Expectativas altas para o futebol praticado no Leicester-Bournemouth, enquanto que o Manchester City terá vida difícil contra Ighalo e Deeney. O Arsenal recebe o Newcastle, consciente de que uma vitória o fará manter a liderança, o Sunderland-Aston Villa é claramente um duelo de aflitos (Allardyce não costuma perder estes jogos) e o West Brom-Stoke, que no papel parece um nulo, pode ser perfeitamente agitado pelo bom momento do trio Arnautovic, Bojan e Shaqiri.
    Antes de entrarmos em previsões para esta jornada, importa olhar para o rendimento dos craques na ronda anterior. A dupla do Arsenal Mesut Özil e Gabriel Paulista foram reis da jornada com 14 pontos, mais do que o trio Lukaku, Shaqiri e Michail Antonio (que bom vê-lo a provar que pode ter um papel a desempenhar nos hammers). Arnautovic deu sequência ao seu bom momento, Darren Fletcher deu a vitória ao WBA e, no capítulo defensivo, Schmeichel (segurou a forte investida do Manchester City na 1.ª parte do jogo grande), Azpilicueta e Ashley Williams (3.ª jornada consecutiva com clean sheet e Bónus 3) destacaram-se.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 20.ª jornada, atenção a:

Mesut Özil - Arsenal - 10.0
    É como Wenger disse: Özil está no melhor momento de forma da sua vida. O alemão, um dos jogadores que tem marcado esta Premier, não pára de espalhar magia nos relvados ingleses, e contra o Bournemouth voltou a ser um recital. Terminou com 1 golo (grande jogada com Giroud!) e uma assistência, tendo mais uma vez coleccionado oportunidades criadas, e cobrado inúmeros cantos com qualidade. Um deles deu o golo de Gabriel.
    A percepção que hoje Özil tem do ritmo de jogo em Inglaterra, e o facto de estar completamente adaptado - à liga e ao Arsenal - tornam-no um jogador especial, peça-chave na caminhada do Arsenal rumo ao título que há tanto tempo foge. Tem 3 golos e 16 assistências, aproxima-se gradualmente do recorde de Henry, e contra o Newcastle não deve ser poupado uma vez que não apresenta visível desgaste, podendo inclusive ser gerida a sua condição física nos dias seguintes na eliminatória da FA Cup.
    Özil, Mahrez, Vardy e Lukaku, principalmente os três primeiros, parecem ser boas opções para capitão de equipa nesta jornada. Vê-se em campo a confiança de Özil, e um jogador que se sente capaz de tudo, com o virtuosismo técnico do camisola 11 do Arsenal, torna-se capaz de tudo.    
     

Marko Arnautovic - Stoke City - 6.5
      Desde que chegou a Inglaterra, Marko Arnautovic nunca rimou com regularidade. O extremo individualista, menino para abrir os braços à Ibrahimovic a festejar um golo de encostar depois de um incrível trabalho de um companheiro seu, foi sempre um cometa ao serviço do Stoke. Mas num 2015/16 atípico, até já dá para confiar no austríaco (atenção à sua Selecção, adversária de Portugal no Euro-2016).
A empatia e o entrosamento crescentes entre o trio Arnautovic, Bojan e Shaqiri tem tornado o Stoke, sempre estável defensivamente, uma equipa interessante de acompanhar. O 4.º médio com mais pontos no Fantasy, que nas duas últimas jornadas marcou um golaço do meio da rua e deu a vitória frente ao Everton de grande penalidade, seguindo com 4 golos em 5 jogos, parece mais maduro e não tem problemas em trabalhar com/ para os seus actuais colegas de ataque. Acreditamos que possa dar sequência ao bom momento, tendo agora pela frente WBA antes de jogar duas jornadas consecutivas em casa. Remata mais, cria mais oportunidades, e é a segunda opção para penalties só depois de Bojan. Veremos se consegue ser consistente e manter o nível recente.


Chris Smalling - Manchester United - 6.8
    Na pobre época do United em termos de futebol praticado, a consistência defensiva tem ajudado a mascarar o défice criativo, mantendo os red devils nos lugares cimeiros (6.º lugar, em igualdade pontual com o Liverpool, equipa com perspectivas nítidas de crescimento na segunda volta). Se a defesa apresenta qualidade, deve-o essencialmente a dois jogadores: De Gea e Smalling. O guardião espanhol, porventura o GR de um grande europeu mais preponderante nos resultados da sua equipa, dá pontos e começa a ameaçar o estatuto de Neuer como melhor do mundo na posição. Mas, se De Gea já era incrível em 2014/15, Smalling cresceu a olhos vistos. O central inglês tem-se assumido como o patrão da defesa de van Gaal e as comparações com Rio Ferdinand (nos seus bons tempos) começam a fazer sentido. É um defesa caro (6.8) mas quem o tem saberá que é o único defesa do MU certo na ficha de jogo, e que tem sido um dos melhores centrais do campeonato (o 4.º é discutível, embora para nós seja Scott Dann, mas o Top-3 tem certamente Smalling, Koscielny e Alderweireld). Contra o Swansea, há boas perspectivas de clean sheet, e veremos quem ganha o duelo nas alturas entre ele e Ashley Williams nas bolas paradas.    


Jamie Vardy - Leicester City - 7.6
    Teríamos todo o gosto em conhecer um dos milhares de utilizadores que nesta ronda estão a vender Vardy, porque não se justifica. É certo que o avançado inglês não marca há 3 jornadas e ficou em branco nas últimas duas, mas não deixa de ser o melhor marcador da Premier League em igualdade com Lukaku (15 golos), e de receber o Bournemouth num jogo que se espera aberto. A sequência horribilis do Leicester já terminou, e o facto de Vardy ter estado em campo com febre tem que ser tido em conta quando analisado o seu baixo rendimento. Janeiro prevê-se um mês agitado pelas bandas do King Power Stadium, o que pode mexer emocionalmente com Vardy e Mahrez. A 2.ª volta espera-se bem diferente para a equipa de Ranieri porque, mesmo que mantenham os seus 2 craques, toda a gente olhará para o clube de forma diferente. Para já, seguem-se os cherries e esperamos o regresso aos golos ao som de Jamie Vardy is having a party.


Patrick van Aanholt - Sunderland - 4.6
    O Sunderland-Aston Villa tem ganho nos últimos anos o estatuto crónico de jogo de aflitos. Tanto o maior rival do Newcastle como o clube da cidade de Birmingham têm escapado, época após época, a uma despromoção anunciada. Em nome da qualidade da Premier League, se nos obrigassem a escolher 3 equipas para descer esta temporada, ambos seriam seleccionados pelo pouco futebol produzido.
    Embora tenham começado as suas épocas com Advocaat e Sherwood como treinadores, o Sunderland optou entretanto por Allardyce (treinador experimentado, conservador mas conhecedor do futebol inglês), um ex-West Ham, enquanto que a onda de contratações-Ligue 1 do Villa acabou por contagiar a escolha do francês Remi Garde.
    Os jogos de "aflitos" tendem a ser interessantes, mas neste caso as expectativas são baixas. Um 0-0 é um cenário possível, mas achamos o Sunderland capaz de conquistar 3 pontos, distanciando-se do último lugar. O holandês van Aanholt é assim uma opção a ter em conta - são raras as ocasiões em que podemos sugerir elementos do Sunderland mas esta é uma delas. Tem potencial de clean sheet, e pela profundidade que oferece ao longo do corredor esquerdo pode sempre fazer uma assistência ou ter Bónus.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: O melhor guarda-redes do Fantasy, Jack Butland (5.2), pode conseguir neste começo de 2016 a sua 9.ª clean sheet da época, embora seja para nós a segunda melhor opção da jornada entre os postes, somente atrás de David De Gea (5.6). O espanhol recebe o Swansea, cuja defesa anda afinada mas o ataque anda pouco fértil (até parece que estamos a falar da equipa de van Gaal), e o WBA-Stoke deve ser um jogo de poucos golos, e até pode dar mesmo nulo, mas achamos que o momento de Arnautovic, Bojan e Shaqiri tombará o jogo a favor dos visitantes.
    Petr Cech (5.7) procura o seu segundo jogo consecutivo sem sofrer golos contra um Newcastle que tem aparecido mais forte nos grandes embates - embora já tenha sido goleado no Etihad ou em casa do Crystal Palace - e, por fim, Kasper Schmeichel (4.5) encerra o lote de recomendações para a posição.

- Defesas: Na defesa, já falámos de Smalling e van Aanholt mas, se o central inglês é efectivamente uma das picks da jornada, há melhores escolhas do que o lateral holandês. Curiosamente, outro lateral do país da Laranja Mecânica - Erik Pieters (5.0) - pode ser um jogador interessante, bem como o francês Laurent Koscielny (6.1), que depois de ser poupado contra o Bournemouth, deve voltar ao onze e pode ser uma ameaça nos cantos cobrados por Özil.
    Christian Fuchs (4.7) e John Terry (6.6) podem também entrar bem novo ano.

- Médios: Acima apresentámos Özil e Arnautovic, e escusado será dizer que quem tem Riyad Mahrez (7.1) tem que o colocar e equacioná-lo inclusive como possível capitão. O West Ham-Liverpool é um jogo difícil de prever, Aaron Ramsey (8.2) pode acrescentar números à sua época se o Arsenal tiver capacidade para atropelar o Newcastle, e Sadio Mané (7.7) pode ser um diabo à solta no terreno do Norwich.
    Embora a nossa escolha tenha recaído sobre o austríaco Arnautovic, pode ser Xherdan Shaqiri (6.6) a decidir o confronto deste Sábado, e na visita do Manchester City ao Watford, que não se prevê fácil, o trio composto por Kevin De Bruyne (10.9), David Silva (10.0) e Raheem Sterling será chamado à acção. Não acreditamos que o City consiga manter Ighalo e Deeney em silêncio, mas a defesa do Watford pode ter dificuldade em que segurar um ataque que não ganha fora desde 12 de Setembro.

- Avançados: Quem acompanha Vardy? Simples, os oponentes directos Romelu Lukaku (9.3) e Harry Kane (9.8). Para quem queira diferenciar-se da média, Olivier Giroud (9.2) terá provavelmente várias oportunidades de golo, Odion Ighalo (6.2) está em busca do sétimo jogo consecutivo a marcar, Shane Long (5.7) está num bom momento, e o regresso de Diego Costa (10.7) pode ser positivo para o Chelsea de Hiddink.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Smalling, Koscielny, Pieters; Ramsey, Arnautovic, Özil, Mahrez; Lukaku, Vardy, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
West Ham v Liverpool - Christian Benteke; Alberto Moreno
Arsenal v Newcastle - Mesut Özil; Laurent Koscielny
Leicester City v Bournemouth - Riyad Mahrez; Shinji Okazaki
Manchester United v Swansea - Chris Smalling; Anthony Martial
Norwich v Southampton - Sadio Mané; Shane Long
Sunderland v Aston Villa - Patrick van Aanholt; Jordan Ayew
West Brom v Stoke City - Marko Arnautovic; Xherdan Shaqiri
Watford v Manchester City - Odion Ighalo; Yaya Touré
Crystal Palace v Chelsea - Willian; John Terry
Everton v Tottenham - Romelu Lukaku; Christian Eriksen

0 comentários:

Enviar um comentário