13 de janeiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 73



Série: Skins
Actriz: Hannah Murray

por Miguel Pontares

      Wow.
    Um pequeno devaneio sobre Cassie não poderia começar doutra maneira que não a sua interjeição preferida, que na prática é mais um uau.

    Hoje vemos Hannah Murray como Gilly, a predilecta (sim, um pouco de Dartacão) do gordinho Samwell Tarly em 'Game of Thrones'. Mas a carreira da actriz nascida em 1989 começou em 'Skins', como uma das personagens principais da primeira geração da série britânica, depois de ter sido descoberta numas audições em Bristol.
    Cassie é verdadeiramente especial. É excêntrica e aluada (um adjectivo que em poucas personagens assenta tão bem como nesta), é meiga e inocente. E é trágica. 
    Atrás dos incisivos proeminentes, do seu sorriso de orelha a orelha e de muitos sonhos, está uma rapariga com muitos problemas - a sua baixa auto-estima e a sua anorexia nervosa chegam a levá-la a uma tentativa de suicídio, e compõem o seu percurso na primeira temporada, quando deseja que alguém repare nela.

    Pureza é um dos conceitos que melhor ajuda a definir uma personagem tão delicada, bela de uma forma desigual e invulgar, distinta na sua visão do mundo, na forma como o observa e no vestuário, uma espécie de Diane Keaton em 'Annie Hall'. Não foi por isso inocente a atribuição do nome Pure aos seus 2 episódios na sétima e última temporada em 2013, dedicada a Cassie, a Effy (Fire) e a Cook (Rise).
    Nesse adeus a uma das personagens emblemáticas do universo criado por Bryan Elsley e Jamie Brittain, Cassie já não tem Sid (ele e Chris são determinantes no seu trajecto), e perdeu o lado naive, trocando o sorriso e aquele lado desprendido de tudo por uma certa solidão, por maior responsabilidade, já não querendo cinquenta coisas ao mesmo tempo (ref. a 'Lisbon Revisited' de 1926, pelo heterónimo de Pessoa, Álvaro de Campos). Desse adeus, guarda-se aquele comentário simples mas tão poderoso na descrição de Cassie, dito pelo vocalista dos Years & Years: You're beautiful, and you don't even know.                                                 


← Anterior (74)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário