9 de janeiro de 2016

20 Novas Séries a Não Perder em 2016

O realizador mexicano Alejandro González Iñárritu, numa das sempre interessantes roundtables promovidas pelo Hollywood Reporter, disse recentemente que a televisão é o cinema independente da actualidade. As séries ou mini-séries ganham, ano após ano, o seu espaço, atraindo grandes nomes (actores, realizadores, argumentistas, etc.) num período em que o consumidor é cada vez mais exigente e tem cada vez mais pratos no menu. Ver um filme custa-nos 2 horas sensivelmente, mas acreditar ou confiar numa série pede-nos mais: donos do nosso tempo, desistimos de algumas séries depois de ver o episódio-piloto, mas é tão bom, por outro lado, aquela sensação acolhedora e excitante quando detectamos potencial bem cedo numa série, quando sabemos que aquelas personagens vão-nos acompanhar nos próximos anos. As Netflix's e as Amazon's desta vida têm feito muito pelas séries, obrigando canais como a HBO ou AMC a manterem a fasquia alta, sem tiros ao lado, porque se no segundo caso há um espaço a preencher numa grelha, para os primeiros uma nova série entra para a biblioteca de opções ao dispor do público.
    Há alguns dias olhámos para o futuro do Cinema em 2016. Hoje fazemos o mesmo, mas para as séries. O último ano deu-nos grandes novidades: 'Mr. Robot' principalmente, mas também 'Narcos', os super heróis 'Daredevil' e 'Jessica Jones', a spin-off 'Better Call Saul' e comédias como 'Master of None' e 'Catastrophe'.
    Os 20 nomes que apresentamos abaixo poderão não corresponder às expectativas, mas por diferentes razões parecem-nos, de acordo com o vosso gosto pessoal, mais ou menos merecedores no mínimo de uma oportunidade, da visualização do piloto.  


1. Vinyl (HBO) (Trailer)
Criado por: Terrence Winter (The Sopranos, Boardwalk Empire, The Wolf of Wall Street)
Elenco: Bobby Cannavale, Olivia Wilde, Ray Romano, Max Casella, Ato Essandoh, James Jagger, Paul Ben-Victor, Andrew Dice Clay, P. J. Byrne, Juno Temple
10 Episódios - Estreia: 14 de Fevereiro

    Martin Scorsese e Mick Jagger juntos a produzirem uma série criada pelo homem que escreveu alguns episódios de 'The Sopranos', que criou 'Boardwalk Empire' e que adaptou 'The Wolf of Wall Street'... Assinamos de olhos fechados.
    A série da HBO estreia no Dia dos Namorados e segue o protagonista Richie Finestra (Bobby Cannavale), o fundador de uma editora discográfica à beira da falência no final dos anos 70. As expectativas estão bem altas: para além dos nomes de bastidores atrás deste projecto, o mote sex, drugs and rock ´n' roll é sempre apelativo, e Cannavale merece mais do que ninguém a oportunidade de ser ele o elemento central de um projecto desta dimensão. Depois, há um elenco curioso - alguns actores menos conhecidos, o filho de Mick Jagger, Ray Romano ('Everybody Loves Raymond') e Olivia Wilde, que apresenta hoje uma maior maturidade artística.
    Scorsese, Cannavale, Winter, Jagger, isto não pode falhar. São 10 episódios, Scorsese trata do baptismo, e realizará o primeiro. 


2. Westworld (HBO) (Trailer)
Criado por: Jonathan Nolan (Memento, The Prestige, The Dark Knight, InterstellarPerson of Interest), Lisa Joy
Elenco: Anthony Hopkins, Ed Harris, Evan Rachel Wood, James Marsden, Jeffrey Wright, Jimmi Simpson
10 Episódios

    Sim, outra vez a HBO. Embora 2015 tenha sido um ano Netflix (no nosso Facebook quando elegemos as 10 melhores novas séries do ano, cinco delas eram Netflix), apimentado pelo rebranding do USA com a aposta em Mr. Robot, em 2016 a HBO - que tem sempre audiências garantidas com 'Game of Thrones' - parece estar forte. A futurista 'Westworld', inspirada num filme de 1973, foi criada por Jonathan Nolan, o irmão de Christopher Nolan, peça-chave nos argumentos de um dos realizadores da moda. Se isso não for suficiente para alguém, que tal o facto de entrarem Anthony Hopkins e Ed Harris? 

3. Preacher (AMC) (Trailer)
Criado por: Evan Goldberg, Seth Rogen, Sam Catlin
Elenco: Dominic Cooper, Ruth Negga, Joe Gilgun, W. Earl Brown
10 Episódios

    A Netflix tem sido a casa dos heróis Marvel, alguns heróis DC tinham encontrado antes abrigo no CW, mas Preacher, o padre texano possuído acidentalmente, é uma aposta da AMC, numa fase em que esta já não tem 'Breaking Bad' ou 'Mad Men'. A dupla Seth Rogen-Evan Goldberg não dá muita segurança, porque 'Preacher' terá que ser algo mais do que apenas cómico, mas o trailer revela potencial e Dominic Cooper parece uma escolha interessante para assumir o papel principal. 

4. The Deuce (HBO)
Criado por: David Simon (The Wire), George Pelecanos
Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Margarita Levieva, Lawrence Gilliard Jr., Zoe Kazan, Dominique Fishback

    Depois de criar e desenvolver 'The Wire', David Simon ganhou créditos infinitos para com o público e para com a HBO.
    Em 2015 'Show Me A Hero' foi relativamente satisfatório, mas 'The Deuce', que será em princípio um Filme de TV (ou algo dividido em poucos episódios, 'Show Me A Hero' teve 4 partes), tem tudo para ser mais marcante: aborda a pornografia e prostituição em Nova Iorque nos anos 70, já tem Michelle MacLaren (que realizou/ produziu 11 episódios de 'Breaking Bad) ao leme na realização, e o elenco oferece garantias - James Franco faz de gémeos, e o casting de Gyllenhaal e Levieva ajuda a imaginar que vem aí algo bom.
5. Taboo (BBC One, FX)
Criado por: Steven Knight (Peaky Blinders, Locke)
Elenco: Tom Hardy, Michael Kelly, Jonathan Pryce, Oona Chaplin, David Hayman, Leo Bill
8 Episódios

    Tem Tom Hardy. Só isso é, honestamente, suficiente. Extras: criado por Steven Knight ('Peaky Blinders'), e com boas escolhas em termos de actores secundários.

6. 3% (Netflix)
Criado por: César Charlone (Cidade de Deus, The Constant Gardener)
Elenco: Bianca Comparato, João Miguel

    A primeira série brasileira Netflix, criada pelo director de Fotografia que trabalhou em vários filmes com Fernando Meirelles. O conceito é atractivo: numa sociedade dividida entre progresso e devastação, é dada a hipótese aos cidadãos de passar para o lado positivo, mas só 3% é que o conseguem.

7. The Path (Hulu) (Trailer)
Criado por: Jessica Goldberg
Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Hugh Dancy, Sarah Jones, Rockmond Dunbar
10 Episódios - Estreia: 30 de Março

    O menos mediático Hulu quer crescer como a Netflix e 'The Path' pode ajudar nesse sentido. Aaron Paul arrasta consigo uma legião de fãs, e nós somos dois deles, aguardando expectantes aquilo que fará juntamente com nomes fortes como Michelle Monaghan e Hugh Dancy, numa série com seitas e essencialmente sobre relações, sobre o casamento e sobre o poder que temos realmente nas nossas vidas.

8. Billions (Showtime) (Trailer)
Criado por: Brian Koppelman, David Levien, Andrew Ross Sorkin
Elenco: Paul Giamatti, Damian Lewis, Maggie Siff, Malin Akerman, David Costabile
12 Episódios - Estreia: 17 de Janeiro

    Se há algo que filmes como 'The Wolf of Wall Street' ou 'The Big Short' provaram é que o mundo gosta de conhecer os meandros de Wall Street. 'Billions' prevê um confronto de titãs entre o advogado Paul Giamatti e o criminoso-carismático-e-esquivo Damian Lewis.

9. The Get Down (Netflix) (Trailer)
Criado por: Baz Luhrmann (Romeo + JulietMoulin Rouge!), Shawn Ryan (The Shield)
Elenco: Jimmy Smits, Justice Smith, Shameik Moore, Skylan Brooks, Herizen Guardiola, T. J. Brown Jr., Giancarlo Esposito, Jaden Smith

    Só ao vermos o piloto poderemos ter a certeza acerca do verdadeiro valor de 'The Get Down'. Algumas séries com música tornam-se por vezes aborrecidas quando entram em modo musical, algo que não ocorrerá com 'Vinyl' mas pode acontecer aqui, especialmente por ser Baz Luhrmann o capitão do navio. A presença de Jaden Smith no elenco também não é um ponto a favor mas, em sentido inverso, os actores Jimmy Smits e Giancarlo Esposito são reforços de peso, e o conjunto de actores rookie deixa-nos com curiosidade.

10. Marseille (Netflix)
Criado por: Dan Franck
Elenco: Gérard Depardieu, Benoit Magimel, Géraldine Pailhas
8 Episódios

    Um drama político, primeira série Netflix produzida em França, no qual Depardieu desempenhará o papel de mayor de uma cidade francesa há 25 anos e que enfrenta um adversário a sério nas próximas eleições. Poder, corrupção, enfim, que seja algo como 'House of Cards'.

11. Baskets (FX) (Trailer)
Criado por: Zach Galifianakis, Louis C. K., Jonathan Krisel
Elenco: Zach Galifianakis, Malia Pyles, Tom Proctor
11 Episódios - Estreia: 21 de Janeiro

    Chip Baskets (Zach Galifianakis) vai seguir o seu sonho de ser palhaço. Criada por Galifianakis e Louis C. K., promete ser a série mais cómica do ano.

12. Marvel's Luke Cage (Netflix)
Criado por: Cheo Hodari Coker
Elenco: Mike Colter, Mahershala Ali, Alfre Woodard, Theo Rossi, Frankie Faison, Frank Whaley
13 Episódios

    Temos maior curiosidade em relação a 'Iron Fist', mas 'Luke Cage' tem tudo para resultar, vindo na sequência dos excelentes trabalhos ('Daredevil' e 'Jessica Jones') da parceria Marvel-Netflix. Ainda assim, e não sendo uma série nova, o grande acontecimento será a segunda temporada de 'Daredevil', com Jon Bernthal como The Punisher.

13. Sneaky Pete (Amazon) (Trailer)
Criado por: David Shore (House), Seth Gordon
Elenco: Giovanni Ribisi, Marin Ireland, Margo Martindale, Shane McRae, Bryan Cranston

    O episódio-piloto já está a circular, e revelou algum potencial, embora ainda incerto. 'Sneaky Pete' tem Marius (Giovanni Ribisi) como um presidiário que, ao ser liberto, assume a identidade do seu colega de cela Pete. Ah sim, um "pormenor", entra Bryan Cranston (pelo menos entrou no primeiro episódio).

14. American Crime Story: The People v O. J. Simpson (FX) (Trailer)
Criado por: Scott Alexander, Larry Karaszewski
Elenco: Cuba Gooding Jr., Sarah Paulson, John Travolta, David Schwimmer, Courtney B. Vance, Nathan Lane, Jordana Brewster, Selma Blair, Connie Britton
10 Episódios - Estreia: 2 de Fevereiro

Depois de 'American Horror Story', aproxima-se a chegada de 'American Crime Story'. A primeira versão desta antologia foca-se no caso de O. J. Simpson, e é impossível ignorar o elenco: Cuba Gooding Jr., Travolta e Sarah Paulson nos papéis principais. Ryan Murphy está ligado ao projecto como produtor, e será o realizador de alguns dos episódios.

15. Codes of Conduct (HBO)
Criado por: Steve McQueen (12 Years a Slave, Shame, Hunger), Matthew Michael Carnahan
Elenco: Devon Terrell, Paul Dano, Helena Bonham Carter, Rebecca Hall
6 Episódios

    Uma mini-série criada por Steve McQueen. Com Paul Dano, Helena Bonham Carter e Rebecca Hall. You had my curiosity, but now you have my attention.

16. Love (Netflix)
Criado por: Judd Apatow, Paul Rust, Lesley Arfin
Elenco: Gillian Jacobs, Paul Rust
10 Episódios - Estreia: 19 de Fevereiro

    "Criada por Judd Apatow", basta isto para uma comédia ter selo de qualidade. E ainda por cima Paul Rust até parece um jovem Woody Allen.

17. The Crown (Netflix) (Trailer)
Criado por: Peter Morgan (The QueenLast King of ScotlandRushFrost/Nixon)
Elenco: Claire Foy, Matt Smith, John Lithgow, Jared Harris
10 Episódios
    
    Peter Morgan, argumentista cujo valor é mais do que incontestável, volta a dedicar-se à família real britânica e à rainha Isabel II. O drama histórico e biográfico promete fazer de Claire Foy uma das estrelas emergentes de 2016, acompanhada por John Lithgow como Wiston Churchill e tendo o 11.º Doctor Matt Smith ao seu lado.

18. 11.22.63 (Hulu) (Trailer)
Elenco: James Franco, Chris Cooper, Cherry Jones, Sarah Gadon, Lucy Fry, Daniel Webber, Josh Duhamel
8 Episódios - Estreia: 15 de Fevereiro

    Baseia-se num livro de Stephen King, tem J. J. Abrams como produtor executivo, e James Franco será um professor que, acidentalmente, viaja no tempo até 1958 e tenta evitar o assassinato de John F. Kennedy.

19. The Shannara Chronicles (MTV) (Trailer)
Criado por: Alfred Gough, Miles Millar
Elenco: Poppy Drayton, Ivana Baquero, Austin Butler, Manu Bennett, John Rhys-Davies
10 Episódios - Estreia: 5 de Janeiro

    A nova série da MTV, fora do registo de grávidas adolescentes e afins, já estreou e procura ser um novo tesourinho para os fãs do fantástico. Não se espera nem de perto o nível 'GoT' mas, tal como 'Shadowhunters', é algo novo dentro do género.

20. Hap and Leonard (SundanceTV) (Trailer)
Criado por: Nick Damici, Jim Mickle
Elenco: James Purefoy, Michael K. Williams, Christina Hendricks
6 Episódios

    A dupla James Purefoy e Michael K. Williams é estilo por todos os lados. Criados por Joe R. Lansdale, Hap (Purefoy) é um homem que esteve preso por recusar servir o país no Vietname, e Leonard (Michael K. Williams) é um veterano de guerra gay com problemas de temperamento. E ainda há Christina Hendricks, a ex-mulher de Hap.


Para além destas 20 novidades, temos grande curiosidade para ver A Series of Unfortunate Events, da Netflix, embora a série possa só estar pronta em 2017, e também The OA - igualmente da Netflix, reforçada pelo facto de ser produzida em conjunto com a Plan B de Brad Pitt e com a Anonymous Content (a série que acreditou em 'Mr. Robot' e 'True Detective').
    The Family (ABC) e Stranger Things (Netflix), a última por ter Winona Ryder como lead também têm algum potencial, embora não tenhamos tanta confiança; Legends of Tomorrow vai ser uma série com muitos fãs, mas não é certo que seja algo realmente bom, um pouco como Cleverman, The Magicians e Outcast.
    Se 'A Series of Unfortunate Events' não consta nas nossas apostas apenas porque não é certo quando estreará, outro nome que poderia perfeitamente constar é The Young Pope - uma mini-série criada e realizada pelo italiano Paolo Sorrentino, com Jude Law e Diane Keaton.

0 comentários:

Enviar um comentário