27 de novembro de 2011

Benfica x Sporting: Suplemento National Geographic

Por não querer misturar coisas, decidi lançar este suplemento National Geographic em separado da crónica do jogo, dirigindo a crónica a toda as pessoas que queiram ler, e este suplemento dando destaque ao Reino Animal ("Ah mas o homo sapiens também faz parte do reino Animalia", faz, mas vocês percebem o objectivo da mensagem).

Suplemento National Geographic:

              O Benfica decidiu estrear no derby uma caixa de segurança. Uma estrutura que existe nos estádios de Ajax, Barcelona, AC Milan e Inter, etc. Se foi provocação? Poderá ser assim entendida, mas também se pode considerar que foi um bom teste para a mesma. Pobre caixa de segurança e pobres cadeiras, que não sabiam o que as esperava. Eduardo Barroso, conhecido cirurgião e comentador sportinguista, presidente da Assembleia leonina, intitulou a caixa de segurança de “jaula”, queixando-se na altura de que os adeptos do Sporting estavam a ser tratados como animais. Sem pretender generalizar as acções de alguns para a massa associativa total, como tantas pessoas gostam de fazer, quem esteve dentro da caixa de segurança foram de facto animais. 
               Godinho Lopes veio, em comunicado, queixar-se das condições da caixa de segurança, etc. Ora, eu não sei se Godinho Lopes é burro, mas inteligente e informado não o é certamente. Já estou cansado de apresentar sempre argumentos contra pessoas que acham que têm razão mas têm os telhados das suas casas com os vidros completamente partidos (e neste caso vão também a casa dos outros partir os vidros delas). No ano de 2010, fui ao Estádio Alvalade XXI com TM ver um jogo da taça da liga, que acabou com a vitória do Benfica por expressivos 4-1. Na altura, comprámos bilhete para uma fracção do estádio, mas a segurança do Sporting confinou os adeptos do Benfica a outra área. Uma área da qual não podíamos sair para realizar necessidades fisiológicas ou beber água. Uma área onde, após o término do jogo, tivemos que estar ainda 1h30min à espera de poder ir embora. Os adeptos do Benfica, entre os quais nós, passaram esse tempo em cânticos e alegres, e não desataram a partir vidros e queimar cadeiras. Godinho Lopes, devia conhecer melhor os seus filhos. Antes de falar dos outros. É que os adeptos do Sporting, não todos naturalmente, acabaram por salvar o seu dia com o incêndio provocado por alguns dos seus na bancada do Estádio da Luz. Enquanto que a Sporttv captou alguns adeptos a filmarem o incêndio muito felizes da vida, nas redes sociais uma imensidão aderia ao grupo “Eu vi o Estádio da Luz a arder”, contemplando esse grupo com imensos “Gosto”. Como TM me disse, e bem, “para eles o incêndio valeu-lhes o dia. Para nós a vitória, que nos dá a liderança”. Sei que um animal quando enjaulado pode reagir mal. Mas ao menos, enquanto enjaulado, os danos por ele provocados são apenas restritos àquela área. Neste sentido, ainda bem que foi criada a caixa de segurança para este jogo. Queixaram-se da revista ter sido demorada, mas devia ter demorado mais tendo em conta que entrou um very-light para dentro da caixa de segurança. E o vidro terá que ser reforçado, pelo menos quando dentro da casota estiverem animais que ainda não foram educados pelos seus donos.

           Tal com o incêndio foi extinto, espero que se siga em frente (pagando pelos danos causados quem tiver que pagar) e que deixe de existir este anti-clubismo que só corrói mentes e não abona em nada a favor do futebol português e da nossa sociedade. E ainda por cima, caros adeptos do Sporting e do meu clube, infelizmente quase todos os anos enquanto andamos aqui a picarmo-nos, o Porto foge e festeja o título outra vez. Porém, não me parece que este ano será assim. MP

11 comentários:

  1. Mais Nada Carrega Benfica........Que Lição.....Abraço........MP.....

    ResponderEliminar
  2. Mania de generalizar para todos os sportinguistas. Pessoas inteligentes.

    ResponderEliminar
  3. "Sem pretender generalizar as acções de alguns para a massa associativa total, como tantas pessoas gostam de fazer..." - julgo que fica expresso como a generalização não era pretendida.
    De qualquer modo, muito obrigado pelo feedback e participação activa no post.

    ResponderEliminar
  4. "(...)quem esteve dentro da caixa de segurança foram de facto animais. ". Isso é generalizar. Como é óbvio, não foram todos os adeptos a agir mal, ainda que estivessem dentro dessa "Caixa de Segurança".

    ResponderEliminar
  5. Concordo convosco, infelizmente o espectáculo deixou de ser o jogo para ser a selvajaria antes e depois do jogo! Quanto mais noticiam sobre os confrontos com a polícia mais promovem/incentivam esses comportamentos. E por que não usar jaulas, câmaras, etc, sem fazer alarido sobre isso e depois punir (e noticiar) quem não cumpriu as regras de uma sociedade civilizada? E, se são os adeptos a fazer estragos, porquê responsabilizar os clubes?
    JV

    ResponderEliminar
  6. Caro/a leitor(a) M, nós escrevemos o seguinte: "Sem pretender generalizar as acções de alguns para a massa associativa total, como tantas pessoas gostam de fazer, quem esteve dentro da caixa de segurança foram de facto animais." - Com isto pretendemos dizer que não queremos generalizar o comportamento de grande parte dos adeptos do Sporting que estavam dentro da caixa de segurança. Nós não afirmamos que todos os presentes agiram mal. Nós pretendemos afirmar que grande parte dos adeptos presente, agiram como tal. Novamente obrigado pelo seu feedback.

    ResponderEliminar
  7. Como é que sabem que é grande parte? E não precisa agradecer tanto, lol.

    ResponderEliminar
  8. Estivemos presentes no Estádio da Luz. Contudo, existem imagens da Sporttv que mostram grande parte dos adeptos sportinguistas a filmar e tirar fotos rindo-se. Em forma de regozijo.

    ResponderEliminar
  9. Estiveram presentes no Estádio da Luz dentro dessa "Caixa de Segurança", presumo eu, para que possam estar tão certos do que falam. Continuo sem perceber o que representa essa "grande parte" mas tudo bem.

    ResponderEliminar
  10. Não estivemos na Caixa de Segurança (não são necessárias as aspas). Do Piso 3 da Bancada oposta vislumbrámos uma "fogueirinha", que depois viemos a constatar pelos media que teria alastrado para proporções muito superiores. Aceitamos que a expressão "grande parte" possa ter sido mal colocada na frase acima escrita. Agora é deixar tudo acalmar, ainda há 19 jornadas para jogar e esperam-se mais alegrias e muitos golos. Sempre que quiser, senhor ou senhora M, visite o nosso espaço e diga de sua justiça. É saudável não sermos todos iguais.

    JV, levantou de facto questões pertinentes relativamente às claques e às penalizações a que o clube é sujeito pelas acções das mesmas. Questões essas que esperemos que Fernando Gomes, ao ser eleito como novo homem forte do futebol português, tenha em consideração.

    ResponderEliminar
  11. Realmente, a expressão foi mal colocada. E está tudo calmo, à espera das alegrias e da felicidade. É, de facto é muito saudável. Voltarei, assim que se justificar, muito obrigado pelo convite.

    ResponderEliminar