29 de novembro de 2011

3 Dias para o Sorteio do Euro-2012


Para os mais esquecidos, ou apenas para quem ainda não sabia quando iria acontecer, o sorteio da fase final do Euro 2012 acontecerá no próximo dia 2 de Dezembro (Sexta-feira), em Kiev, às 17h em Portugal.
Os potes foram constituídos da seguinte forma:

Pote 1 – Ucrânia, Polónia, Espanha, Holanda

Pote 2 – Alemanha, Itália, Inglaterra, Rússia
Pote 3 – Croácia, Grécia, Portugal, Suécia
Pote 4 – Dinamarca, França, República Checa, Irlanda

Quando fases finais de competições internacionais são organizadas por 2 países em conjunto, geralmente uma das consequências é a existência dum “grupo da morte”. A presença de Ucrânia e Polónia (países organizadores) no pote 1, onde supostamente deveriam estar as 4 selecções com melhor coeficiente, gera a possibilidade de existência dum grupo: Espanha, Alemanha, Portugal, França. Naturalmente, os jogadores de Paulo Bento construirão a sua própria sorte em campo, entre 8 de Junho e 1 de Julho, mas a verdade é que a sorte pode ser nossa amiga e ditar um grupo: Ucrânia/ Polónia, Rússia, Portugal, Irlanda.
De uma forma geral, a meu ver a grande prioridade será escapar à Alemanha (neste momento a selecção mais forte); a Holanda, apesar de ter sido finalista do mundial 2010 e de apresentar uma geração madura e com o futebol ofensivo que caracteriza o país, geralmente encaixa bem com a nossa selecção, tal como a Inglaterra (desfalcada à priori de Wayne Rooney na fase de grupos). Ainda para mais, a Inglaterra é uma equipa que tem mais lógica que nos calhe já na fase a eliminar, para nos divertirmos e sofrermos em mais uma série de penalties. No pote 4, a instável França é um adversário a evitar, pela História que temos, e que não nos é favorável, com os gauleses. Um duelo ibérico (o último terminou com a nossa vitória 4-0 na Luz) não me parece tão assustador assim, visto que são nossos vizinhos e, apesar de campeões da Europa e do Mundo, talvez não tenham as mesmas “ganas” de continuar a ganhar. Assim sendo, tudo o que seja Ucrânia, Polónia, Grécia, Suécia, Dinamarca (numa fase final Portugal não vacilaria com estas 2 selecções) e República Checa será bom. A Itália é uma incógnita, a Irlanda está “italianizada” por Trapattoni e a Croácia e Rússia parecem-me equipas que, com alguma sorte, podem surpreender.
A verdade é uma, Cristiano Ronaldo está mais maduro e poderá ser esta a sua primeira grande competição a nível de selecções (depois do Euro-2004) e quem tem Ronaldo, Nani, Pepe e Coentrão “arrisca-se” a chegar muito longe. Boa sorte Portugal e, venha quem vier, é uma questão de “contra os canhões, marchar, marchar!”. MP

1 comentários:

  1. Mas antes dos grupos, há um aspecto logístico muito importante: as cidades em que jogamos. Se calharmos na Polónia (grupos A e C), o mais que a equipa fará entre jogos é cerca de 300kms (um Lisboa-Porto). Mas se calhamos na Ucrânia, teremos de fazer 1.000kms entre duas cidades. Por incrível que pareça, os grupos da Ucrânia jogam a Norte e Sul (um grupo) e a Leste e Oeste do país (o outro grupo).
    Por isso, esperemos que o sorteio nos seja favorável, pelo menos neste aspecto!

    ResponderEliminar