21 de novembro de 2011

A Caminho dos Óscares 2012

                 Na antevisão dos Óscares 2012, será difícil prever o número de filmes nomeados para melhor filme. Enquanto que no último ano, a Academia optou por nomear 10 filmes, neste ano o método de nomeação será diferente. Haverá um mínimo de 5 filmes nomeados e um máximo de 10. Cada um dos membros votantes irá compor uma lista classificada de 1 a 10 pela sua ordem de preferência. Para que um filme integre a lista de filmes nomeados, terá que reunir pelo menos 5%.
Depois de se especular que seria Eddie Murphy o apresentador da cerimónia de 26 de Fevereiro, acabou por ser Billy Crystal o escolhido. Será a 9ª vez que apresenta os Óscares.

The Help

Realizador: Tate Taylor
Argumento: Tate Taylor, Kathryn Stockett
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Bryce Dallas Howard
Classificação IMDb: 8.1

“The Help”, realizado por Tate Taylor, aborda a vida e as dificuldades das criadas afro-americanas no Mississipi durante os anos 60. Em tempos de desigualdades sociais bastante vincadas e inquestionáveis para muitos, a aspirante a jornalista/ escritora Skeeter (Emma Stone) decide levar por diante um projecto secreto e publicar as histórias e testemunhos de várias criadas afro-americanas. A coragem de Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer) associada à iniciativa de Skeeter acabam por originar mudanças e quebrar paradigmas. No Mississipi dos anos 60 as mulheres brancas enquanto adultas encaravam a vida apenas na procura de um homem para casar (Skeeter era diferente) e as criadas afro-americanas eram a grande base da educação, funcionando como verdadeiras mães, daí a sua (não reconhecida) importância. “The Help” é visto neste momento como um dos filmes que será certamente nomeado para melhor filme (embora não deva ganhar). No entanto será nomeado para categorias onde aspira a levantar a Óscar: melhor canção “The Living Proof”, por Mary J. Blidge; melhor actriz secundária (Octavia Spencer) e melhor actriz principal (Viola Davis, que se deverá bater com Meryl Streep, Glenn Close, Michelle Williams e mais alguém). Não é de afastar ainda a hipótese de Jessica Chastain (que integrou, para além do elenco de “The Help”, “The Tree of Life” e “Take Shelter”) ser nomeada também para melhor actriz secundária. Um filme com cheiro a Óscares e recheado de boas interpretações femininas.


Beginners

Realizador: Mike Mills
Argumento: Mike Mills
Elenco: Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent
Classificação IMDb: 7.3

A referência a “Beginners” ganha sentido por se tratar do filme que pode fazer, aos 83 anos, Christopher Plummer ganhar o seu primeiro Óscar. Poderão surgir surpresas mas, neste momento, Plummer parece ser o mais provável sucessor de Christian Bale (a melhor interpretação do ano passado) como melhor actor secundário. O actor que em mais novo fez de capitão von Trapp no filme “Música no Coração” interpreta um senhor, pai de Oliver (Ewan McGregor), que comunica ao filho, aos 75 anos, que tem cancro em fase terminal e que é homossexual. Honestamente, “Beginners” ganha volume com a boa interpretação de Plummer mas vale como filme no seu todo, tendo sido um dos filmes que mais me surpreendeu pela positiva recentemente. “Beginners” resulta enquanto filme pelas personagens socialmente pouco comuns, aplicando-se o nome do filme ao facto de acompanhar o início e a evolução das relações e a capacidade de reaprender a amar. Ewan McGregor tem um dos papéis mais profundos da carreira, aligeirado pela irreverência e imprevisibilidade da sua relação com Anna (Mélanie Laurent) e os seus monólogos com o seu cão. Sem ainda ter visto todos os possíveis candidatos para melhor actor secundário, Christopher Plummer parece-me que reunirá os ingredientes suficientes para, não só ver toda a sua longa carreira reconhecida, como também ver “Beginners”, um(a) drama/ comédia irreverente e imprevisível, como Anna. MP

0 comentários:

Enviar um comentário