14 de junho de 2011

Do Céu ao Inferno (5 a 12 de Junho)

             Na semana que encerrou no último domingo tivemos alguns destaques positivos. Damos destaque ao papel do Presidente da República Cavaco Silva, que promoveu a máxima celeridade na construção do novo governo e no alcance de acordos, acelerando a tomada de posse pois quer que Pedro Passos Coelho esteja presente no Conselho Europeu de 23 de Junho, já na condição de primeiro-ministro lusitano. 
            No desporto damos destaque a 2 equipas, uma nacional e uma estrangeira, em duas diferentes modalidades. O Sporting venceu no fim-de-semana os 2 primeiros jogos da final (à melhor de 5) do Futsal português, contra o rival Benfica. Dois jogos em que o Sporting esteve mais concentrado e eficaz que o Benfica, em que contou com a habitual "estrelinha da sorte" dos campeões e nos quais contou ainda com João Benedito na sua melhor forma, a recordar a todos que é o melhor guarda-redes português de Futsal. Nos EUA, foi encontrado o vencedor da NBA. Pela 1ª vez na História, os Dallas Mavericks venceram a competição, derrotando na final os "supostos favoritos" Miami Heat, no 6º jogo (105-95 no jogo decisivo em Miami, e 4-2 no total da série). O MVP das finais foi o experiente alemão Dirk Nowitzki, mas o destaque nos Dallas Mavericks vai mesmo para a equipa no seu conjunto - um plantel equilibrado, disciplinado, unido, que foi construído com tempo. Jogadores como Nowitzki, Jason Kidd, Peja Stojakovic, Jason Terry ou Shawn Marion já mereciam um anel de campeões da NBA, devendo-se ainda dar destaque a nomes como JJ Barea ou Tyson Chandler. Os Miami Heat foram assim derrotados em casa, num ano em que apostaram forte, mas que acabou sem sorrisos nas caras de Lebron James, Dwayne Wade e Chris Bosh. 
              Por fim, damos destaque ao novo livro de Henrique Medina Carreira, advogado e ex-ministro das finanças. Medina Carreira lançou o livro "O Fim da Ilusão", que aqui no Garganta Funda  recomendamos fortemente. Abaixo colocamos a entrevista de Medina Carreira na Sic Notícias, na qual falou sobre o seu livro e sobre o estado do país e da crise (questões principais do livro). A entrevista (disponibilizada a partir do Youtube em duas partes) foi no dia 13 de Junho, mas pela pertinência da mesma, parece-nos por bem que seja colocada neste "Do Céu ao Inferno".




           Um dos destaques negativos da semana vai para a Escherichia coli (E. coli para os amigos). A bactéria já foi responsável por 37 mortes e, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), já foram afectadas pela bactéria mais de 3200 pessoas em 14 países europeus, nos Estados Unidos da América e no Canadá. As autoridades sanitárias alemãs apontam os rebentos vegetais de uma exploração agrícola de Binenbuettel, na Baixa Saxónica, como a fonte da contaminação.
           O destaque negativo no desporto vai, por contraponto com o destaque positivo desportivo nacional, para a equipa de futsal do Benfica. O Benfica que, nesta modalidade, se sagrou campeão europeu o ano passado, perdera já este ano a Taça de Portugal para o Sporting e deixou o Sporting já a apenas uma vitória de renovar o título de campeão nacional. Para que isso não aconteça, os comandados de Paulo Fernandes terão que vencer os restantes 3 jogos da final do playoff.

0 comentários:

Enviar um comentário