23 de junho de 2011

Garganta Cinéfila

Cinderella Man (2005)

Realizador: Ron Howard
Elenco: Russell Crowe, Renée Zellweger, Paul Giamatti
Classificação IMDb: 8.0 
             
            Hoje deixo-vos um dos vários filmes com intensa carga dramática e que nos fazem ver o que é lutar por algo, com Russell Crowe como protagonista. O filme é de 2005, poucos anos depois do auge da carreira do actor, durante o qual ganhou um óscar como actor principal em 2001, pelo filme “Gladiator”, e foi nomeado no ano seguinte pela brilhante performance em “Uma Mente Brilhante”. Foi precisamente em “Uma Mente Brilhante” que a dupla de sucesso deste filme se conheceu – o talento de actuar de Russell Crowe associado à boa capacidade de realização de Ron Howard.
O filme aborda o lendário Jim Braddock, um lutador de boxe com a alcunha de “Cinderella Man”, que se vê forçado a abandonar os rings após variás derrotas. A fase de pobreza e luta da sua família (tendo como mulher Renée Zellweger) ocorre durante a “Grande Depressão” nos EUA, e Braddock vai aceitando vários terríveis e custosos trabalhos para garantir o sustento da mulher e dos filhos, que passam dificuldades, sem nunca esquecer o seu grande sonho de ser pugilista. Após uma desistência dum pugilista no campeonato de pesos pesados, Braddock decide agarrar a oportunidade e, contra a vontade de todos, regressa aos rings para lutar por um lugar no topo do ranking mundial, lutando por uma boa vida para a sua família, pelo seu próprio orgulho e mostrando a todos que as grandes vitórias começam dentro de nós.
Um filme que nos mostra como devemos ser persistentes quando queremos algo, que nunca devemos deixar que nos mandem abaixo e que a vida é feita de sonhos e responsabilidades, devendo nós zelar sempre pelo nosso bem estar individual mas, muitas vezes acima disso, pelo bem estar dos que nos são mais próximos.
Há quem acredite que na pior crise, nascem as melhores oportunidades. E vai haver sempre uma pessoa, pelo menos, algures, a torcer por nós. MP


Citações do filme:
“Maybe I understand, some, about having to fight. So you just remember who you are... you're the Bulldog of Bergen, and the Pride of New Jersey, you're everybody's hope, and the kids' hero, and you are the champion of my heart, James J. Braddock.”

“It's no joke, pal. People die in fairy tales all the time.”

““I have to believe that when things are bad I can change them.”


Trailer Aqui

True Grit (2010)

Realizador: Ethan & Joel Coen
Elenco: Jeff Bridges; Matt Damon; Hailee Steinfeld.
Classificação IMDb: 7.9

                Hoje trago-vos um filme que, embora recente, ficou na sombra de outros grandes filmes nomeados nos últimos Oscars. True Grit é um regresso de filmes Western que contou com a magnífica interpretação de Jeff Bridges e da pequena Hailee Steinfeld que fez questão de mostrar o que vale não se deixando ficar na sombra do veterano Jeff.
                Apesar de ser classificada como Actriz Secundária, a história centra-se na pequena Hailee que encarna a personagem de Mattie Ross. Mattie é uma jovem de 14 anos cujo pai foi assassinado por Tom Chaney a sangue frio. Como a justiça não resolveu o caso, a jovem contratou um U.S. Marshal, de seu nome Rooster Cogburn, para “caçar” o assassino. Mas para isso têm que chegar primeiro a Chaney do que um Texas Ranger, LaBoeuf, que tem como missão capturar o fora-da-lei e trazê-lo de volta a Texas para ser julgado pela morte de um outro homem.
                Moral? Não existe grande moral neste filme. Destaca-se sobretudo pelas grandes interpretações de Jeff Bridges, Hailee Steinfeld e até mesmo de Matt Damon e também pelo enredo que não adormece o público. Uma grande realização dos irmãos Coen que merecia alguns Oscars. Principalmente Hailee Steinfeld, mas a sua tenra idade certamente lhe possibilitará ganhar um (ou mais) mais tarde, pois é uma jovem actriz bastante promissora. Tal como Christian Bale em The Fighter, a menina de 14 anos faz com que a película valha a pena ver pela sua brilhante interpretação. TM

Citações:
Rooster Cogburn: You go for a man hard enough and fast enough, he don't have time to think about how many's with him; he thinks about himself, and how he might get clear of that wrath that's about to set down on him.

Trailer Aqui


0 comentários:

Enviar um comentário