31 de março de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 32

Adeus Selecções, olá Premier League. A última paragem para compromissos internacionais (amigáveis para as selecções europeias, jogos a doer nos restantes casos) já passou e agora, de 2 de Abril a 15 de Maio, seguem-se sete fins-de-semana repletos de emoções fortes e que irão ditar a classificação final.
    Com 31 jornadas disputadas em termos de Fantasy, há ainda muita coisa para acontecer: várias equipas têm jornadas duplas (Liverpool e Everton, com 29 jogos, são quem tem mais jogos para repor) e a sábia estratégia na utilização do bench boost, triple captain (e segundo Wildcard, para quem o preservou) acabará por fazer muita diferença.
    Chegamos a esta jornada 32 com Leicester e Tottenham separados por 5 pontos, e é muito difícil imaginar um cenário em que o título fuja a foxes e spurs, indo parar à galeria de troféus de outro emblema inglês. Arsenal, Manchester City, West Ham e Manchester United têm todos um jogo a menos em relação aos dois primeiros classificados, mas - embora o Arsenal tenha um final de época bastante favorável em teoria - devem disputar entre si as vagas europeias, sem esquecer na equação o Liverpool e, no limite, o Southampton. Na zona de descida, Bournemouth e Swansea parecem estar livres de perigo, ao contrário do Crystal Palace que, mantendo o péssimo momento, pode ver-se numa situação que há uns meses seria impensável; o Aston Villa (miserável contributo de Remi Garde enquanto esteve no clube) está condenado com apenas 16 pts (3 vitórias, 7 empates e 21 derrotas em 31 jogos), mas entre Sunderland, Newcastle e Norwich as coisas estão animadas. Nesse sentido há 2 jogos determinantes nesta ronda: Norwich-Newcastle, um daqueles jogos em que os nervos estarão à flor da pele, e o Sunderland-West Brom.
    O grande jogo da jornada acontece às 17h30 de Sábado, com o Liverpool a receber o Tottenham em Anfield. Um encontro entre duas equipas que têm energia para dar e vender, embora o Tottenham de Pochettino apresente neste momento maior maturidade e esteja na corrida ao título (um deslize pode ser aproveitado pelo Leicester no dia seguinte). O Liverpool de Klopp tem-se transcendido nos jogos grandes, e se olharmos para o calendário dos spurs esta visita a Anfield emerge como o jogo mais difícil até final da época. O Leicester recebe um Southampton que ainda guarda ambições de se qualificar para a Liga Europa, o Manchester United-Everton é um jogo que pode valer a pena se os ataques estiverem em dia sim, e nos restantes jogos dos "grandes", o Chelsea deve ter tarefa fácil, mas o Arsenal e principalmente o Manchester City terão muito trabalho contra Watford e Bournemouth. O factor casa dos gunners e a luz do título bem ao fundo faz do Arsenal favorito, mesmo tendo perdido no seu estádio com o Watford recentemente para a FA Cup; enquanto que o City derrotou o Bournemouth por 5-1 na primeira volta mas fora do Etihad a história é sempre outra, a não ser que Agüero e Silva estejam endiabrados. Não esquecer que enquanto Leicester, Tottenham, Stoke, Chelsea e West Ham são as equipas que mais pontuaram nos últimos tempos, o City perdeu por 4 vezes nos últimos seis jogos, vencendo apenas um jogo nesse período.
    Olhando para a ronda 31, Harry Kane (16 pts) foi quem mais pontuou - 2 golos e uma assistência contra o Bournemouth. Pellè, Fàbregas, Federico Fernández, Bellerín e Walters realizaram também uma jornada para recordar.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 32.ª jornada, sugerimos:

Jermain Defoe - Sunderland - 5.1
     A diferença na luta entre Sunderland, Newcastle e Norwich pode acabar por ser um veterano de 33 anos. Com a mesma eficácia e matreirice de sempre, o avançado inglês que já passou por variadíssimos clubes em Inglaterra, mesmo que de forma tímida já leva 12 golos esta temporada.
    No Fantasy, vem de uma sequência de 5-8-8 e, visto que o Sunderland tem uma recta final problemática (curiosamente, nas últimas épocas os black cats têm-se safado sempre à tangente amealhando pontos que pareciam impossíveis nas últimas jornadas), esta jornada (Sunderland-West Brom) ganha importância capital. Tanto esta jornada 32 como a 34 prometem ser decisivas para o percurso da equipa de Allardyce, treinador que tem sido capaz de contagiar os seus jogadores, incutindo-lhes espírito guerreiro e a crença de que podem garantir a manutenção. 
    Voltando a Defoe, que por vezes até parece ter mais anos do que realmente tem, marcou 1/3 dos golos do Sunderland neste campeonato (12 em 36). E acreditamos que continue a fazer a diferença com a sua astúcia de movimentos e remates rasteiros que os guarda-redes não são capazes de ir buscar.


Danny Welbeck - Arsenal - 7.3
    Três golos e uma assistência nos últimos 5 jogos fazem de Danny Welbeck um dos jogadores a ter em conta nestes últimos jogos. Com Kane num momento incrível, Pellè e Defoe em crescendo, Vardy e Agüero intermitentes e Lukaku com um calendário apetecível, sem esquecer os avançados do Watford, é difícil abrir espaço no plantel para Welbeck, mas o avançado inglês pode eventualmente servir como um diferencial interessante.
    O Arsenal tem 5 jogos em casa nos últimos 8 e por isso, para além de elementos defensivos, há que ponderar Özil, Sánchez e... Welbeck. O jogo deste Sábado contra o Watford servirá para perceber quanta fome têm os gunners de conseguirem intrometer-se ligeiramente na luta do título, segurando pelo menos o 3.º lugar.
    Welbeck é, de resto, apenas um de vários exemplos de um jogador que está longe de ter o seu lugar garantido nos 23 da sua Selecção para o Euro-2016. Com Kane e Vardy cada vez mais indiscutíveis, e Rooney a ter o estatuto de capitão do seu país, Welbeck - tal como Sturridge - terá que provar nestes últimos jogos que merece a chamada de Hodgson. E o facto de poder actuar no flanco pode inclusive colocá-lo a ombrear com os colegas de equipa Walcott e Chamberlain.    
   

Philippe Coutinho - Liverpool - 8.1
    Não é 100% garantido que Coutinho esteja pronto para ir a jogo depois de uma longa viagem de regresso a Inglaterra, mas o facto de ter actuado poucos minutos pelo Brasil deve colocar o 10 do Liverpool apto e no onze inicial no jogo grande deste fim-de-semana.
    Klopp tem Coutinho e Firmino em dúvida, mas o mais provável é que acabem ambos por ir a jogo. Nesta fase importa ter em conta que os reds estão presentes na Liga Europa, e têm a curto-prazo dois jogos de grau máximo de dificuldade com o Borussia Dortmund (7 e 14 de Abril). O técnico alemão tem por isso mesmo uma gestão para fazer, mas saberá certamente que partir para o embate com o Tottenham sem Coutinho e/ ou Firmino pode significar uma derrota caseira diante de uma equipa que está em forma e sempre com alta rotação.
    Caso jogue, como acreditamos, o Liverpool-Tottenham pode ser o tipo de jogo de Coutinho. O craque brasileiro tem perdido vários jogos por lesão mas nos jogos grandes costuma aparecer. Há um certo padrão de rendimento superior, esta época, nos jogos fora, mas seja como for, e com a excelente sequência de jogos do Liverpool a aproximar-se, é importante que comecem a apetrechar as vossas equipas de vermelho.


Cesc Fàbregas - Chelsea - 8.4
    Honestamente, não recomendamos a compra de Fàbregas havendo tantas e tão melhores opções em termos de meio-campo. Mas para quem esteja quase a usar o seu segundo Wildcard e possa fazer uma aposta de uma jornada só, o médio espanhol apresenta um potencial de retorno promissor.
    Falar do Chelsea esta época é, normalmente, falar de fracasso; ainda assim, os blues com Hiddink ainda não perderam no campeonato, e nesta jornada jogam com o deprimido Aston Villa.
    Willian tem sido o jogador mais consistente do Chelsea esta temporada mas Fàbregas - bisou na última jornada - é claramente um elemento a considerar. Depois de 3 golos e 19 assistências em 2014/ 15, o espanhol contabiliza apenas 4 golos e 4 assistências, tendo chegado na última jornada aos 100 pontos. É certo que não grande gozo apostar em jogadores do Chelsea, mas o Aston Villa-Chelsea pode ser um jogo bastante feliz para os campeões em título.
       

Aaron Cresswell - West Ham - 5.7
    O lateral-esquerdo do West Ham é um dos defesas com maior potencial de pontos extra (assistência, clean sheet e bónus) desta jornada 32. O West Ham está de boa saúde e os hammers tudo farão para assegurar um lugar no Top-4, isto numa época especial, a última em que o Boleyn Ground serve de casa para a equipa londrina.
    O adversário desta jornada dá pelo nome de Crystal Palace, equipa com apenas 2 pontos conquistados nos últimos 18 possíveis; e cujo registo é apenas superior ao do Aston Villa no conjunto dessas seis jornadas. Com Dimitri Payet e Michail Antonio num grande momento, e Lanzini radiante depois de ter sido comprado a título definitivo pelo clube, tudo aponta para um grande jogo. Na defesa, Ogbonna e Cresswell têm sido as figuras principais nos últimos jogos. E um dia Hodgson há-de nos explicar o porquê de nunca ter dado uma oportunidade ao ex-Ipswich no corredor esquerdo da Inglaterra.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza e visto que defronta o Aston Villa, apostamos em Thibaut Courtois (5.3) como o número 1 desta jornada. No Arsenal persiste a dúvida entre qual dos dois guardiões (Cech ou Ospina) jogará nesta jornada, a boa defesa do Tottenham enfrenta um teste muito complicado em Anfield, e por tudo isto Adrián (5.0) parece-nos uma boa alternativa ao belga do Chelsea. O Southampton está em forma, mas Kasper Schmeichel e a defesa do líder da Premier League também, e por fim veremos se é Haugaard ou Given a substituir o lesionado Butland. Pede-se a John Ruddy um grande jogo para travar o Newcastle no jogo de aflitos.

- Defesas: Na defesa, já referimos o esquerdino Cresswell, mas fazemos questão de eleger Héctor Bellerín (6.3), um dos defesas em melhor forma nas últimas semanas, e o melhor lateral direito até ver desta edição. Ivanovic, Timm Klose, Patrick van Aanholt (4.7) e Christian Fuchs (5.0) são opções bastante interessantes. É bastante provável que o Bournemouth marque ao Manchester City, mas atenção ao impacto de Otamendi nas bolas paradas ofensivas contra os cherries.

- Médios: Entre médios, palavras para quê? Dimitri Payet (8.3). O craque francês atravessa um momento brutal, marcou pela Selecção, é capaz de ser neste momento o melhor marcador de livres directos no panorama europeu, e defronta um Crystal Palace vulnerável e fora de forma. Ter Payet é obrigatório.
    Riyad Mahrez (7.4) já vai em 216 pontos, e por isso é jornada após jornada titular indiscutível, embora os melhores jogos do argelino, ao contrário de Vardy, sejam fora; Mesut Özil (9.7) perdeu fulgor mas está quase a chegar às 20 assistências, e é importante tê-lo a ele ou ao colega de equipa Alexis Sánchez (10.8). Marko Arnautovic (6.6), Willian (7.1) e Michail Antonio (5.4) são outros dos jogadores que poderão marcar a jornada 32.

- Avançados: Na frente, o excelente momento de Harry Kane (10.4) é impossível de ignorar, mesmo defrontando o Liverpool fora, e Kun Agüero (13.6) pode decidir o Bournemouth-M. City. Jamie Vardy (7.9), Romelu Lukaku (8.9), o jovem Marcus Rashford (4.5) e Graziano Pellè (7.8) são os outros goleadores que devem ponderar ter.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Courtois; Bellerín, Fuchs, Cresswell; Mahrez, Sánchez, Antonio, Payet, Arnautovic; Agüero, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Aston Villa v Chelsea - Willian; Cesc Fàbregas
Arsenal v Watford - Mesut Özil; Danny Welbeck
Bournemouth v Manchester City - Kun Agüero; Nicolás Otamendi
Norwich v Newcastle - Georginio Wijnaldum; Timm Klose
Stoke v Swansea - Marko Arnautovic; Joselu
Sunderland v West Brom - Jermain Defoe; Patrick van Aanholt
West Ham v Crystal Palace - Dimitri Payet; Michail Antonio
Liverpool v Tottenham - Harry Kane; Philippe Coutinho
Leicester City v Southampton - Jamie Vardy; Graziano Pellè
Manchester United v Everton - Romelu Lukaku; Marcus Rashford

0 comentários:

Enviar um comentário